Porque o ovo não pode ficar na porta da geladeira?

Perguntado por: rrodrigues . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 8 votos

Na lateral ou porta da geladeira, temos variação constante de temperatura e há maior chance de ocorrer trincas, aumentando, assim, os riscos de contaminação”. Não é indicado lavar os ovos antes de guardá-los na geladeira.

Refrigeração
Como estamos sempre abrindo e fechando a geladeira, isso acaba gerando uma grande variação na temperatura, o que pode prejudicar a integridade dos ovos. A oscilação entre o frio e o calor facilita que o alimento seja contaminado, pois fragiliza a película de proteção natural da casca dos ovos.

Os ovos não precisam da refrigeração para se manter bons se a temperatura ambiente for de 25ºC. Na verdade, é conveniente que eles não fiquem refrigerados no supermercado porque a cutícula, ou seja, a camada fina que envolve o ovo por baixo da casca, pode se romper com uma mudança brusca de temperatura.

Porta da geladeira: é a que sofre maior oscilação de temperatura, por isso, o local ideal para armazenar alimentos menos perecíveis como conservas, vinagre, refrigerantes, água, sucos industrializados e molhos.

Transmissão. A Salmonella está dispersa no meio ambiente e pode ser ingerida por meio de alimentos contaminados com fezes de animais, o que acontece, por exemplo, ao se comer carnes e ovos crus ou mal passados ou quando não se lava as mãos antes de cozinhar ou manipular alimentos.

De acordo com a regulamentação da Anvisa, os ovos devem se manter preferencialmente refrigerados. Nas geladeiras domésticas, o indicado é que eles fiquem em uma temperatura média de 10 °C.

30 dias

A data de validade do ovo pode ser estendida sob condições adequadas de refrigeração, sendo que fornecedores apresentam uma validade de até 30 dias da data de fabricação do produto. Não é recomendado guardar os ovos na porta da geladeira.

Como fazer: antes de quebrar a casca, mergulhe o ovo em um copo ou um recipiente fundo com água. O que observar? Se o ovo estiver bom, vai afundar. Se boiar, o alimento possivelmente está estragado.

duas horas

Para quem tem o costume de levar ovos cozidos como lanche no trabalho, saiba que eles só podem permanecer em temperatura ambiente, fora da geladeira, por um período de duas horas. Depois disso, não podem ser consumidor.

A outra maneira de congelar ovos cozidos é, assim como no caso dos ovos crus, separando as gemas das claras e levando ao freezer em saquinhos diferentes. Isso porque a clara tende a ganhar uma textura que não agrada a todos e, caso se perca a vontade de consumir, as gemas não são perdidas.

Primeira prateleira – ovos, manteiga, sobras de comida
Essa prateleira é ideal para armazenar ovos – nunca coloque-os na porta, pois a constante mudança de temperatura pode acabar estragando o produto – sobras de alimentos, essas devem ser sempre armazenadas em potes com tampa e nunca na panela e por último a manteiga.

Pelo movimento natural de abrir e fechar, a porta é o espaço da geladeira mais suscetível à alteração térmica. "Maionese, requeijão, derivados de leite, como manteiga e iogurte, não devem ser mantidos ali, justamente devido ao abre e fecha da porta durante todo o dia.

Sabe-se que os poros da casca dos ovos permitem a penetração de salmonelas e o nível de penetração está relacionado com as condições de tempo e temperatura de armazenagem (Bradshaw et al., 1990; Shah et al., 1991; Silva, 1995).

Basta colocar água fria em um copo e adicionar o ovo. Se ele boiar, é sinal de que não está mais próprio para o consumo e, assim, deve ser descartado.