Porque o rei Davi se fez de louco?

Perguntado por: sdrumond . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Davi se fingiu de doido para não morrer nas mãos dos inimigos.

A gravidade dos pecados de Davi foi aumentada porque ele era muito amado pelo Senhor e tinha sido muito abençoado. Ele era “um homem segundo o coração [do Senhor]” (ver I Samuel 13:14), e receberia qualquer pedido justo que fizesse ao Senhor (ver II Samuel 12:8).

Após ouvir do Senhor, através do profeta Natã, os pecados que tinha cometido e as consequências que sofreria por isso, o coração de Davi foi quebrantado e ele confessou arrependido: “Pequei contra o Senhor”. Ele reconheceu que havia pecado no que fizera, e que contra o Senhor havia pecado.

Introdução. Saul nomeou Davi líder de seus exércitos, mas ficou com inveja do sucesso de Davi e tentou matá-lo.

Ele percebeu, corretamente, que escapou dos filisteus pela graça de Deus. Escreveu o Salmo 34 para adorar ao Senhor em gratidão pelo livramento. Esse Salmo é um poema acróstico, um estilo usado várias vezes nos Salmos e outros livros.

Um dia, enquanto Davi tocava harpa para acalmar o temperamento do rei, Saul arremessou sua lança contra Davi na tentativa de matá-lo.

Profeta Natã diz que Davi será punido por Deus com a morte de seu filho - RecordTV - R7 Rei Davi.

25 E edificou ali Davi ao Senhor um altar, e ofereceu holocaustos, e aofertas pacíficas. Assim, o Senhor se aplacou com a terra e cessou aquele castigo de sobre Israel.

Davi sofria com a doença da criança; em desespero ele implorou a Deus que salvasse o seu filho. Ele ficou sem comer e passou a noite prostrado diante do SENHOR, em oração.

Davi sempre honrou o rei e mesmo tendo oportunidade de vingar-se, jamais o fez. A perseguição atroz durou mais de dez anos. Houve momentos em que Davi chegou a refugiar-se entre os filisteus, os arqui-inimigos de Israel.

Ele cometeu adultério, assassinato, abusou de seu poder e agiu de forma corrupta. Davi confessou o seu pecado e se arrependeu profundamente. Então em Sua infinita graça e misericórdia, Deus o perdoou.

Davi teve sete mulheres e dez concubinas. Teve muitos filhos (1Crônicas 3:1 a 9). Um dos filhos, Amnon, forçou a própria irmã Tamar a praticar incesto com ele (2 Samuel 13:12). Absalão, outro filho de Davi, para vingar o que tinha acontecido com a irmã, mandou matar Amnon (2 Samuel 13:28).

Davi foi cobiçoso, adúltero, homicida e mentiroso, falso. Cobiçoso, por cobiçar a mulher alheia, embora já possuísse as suas. Adúltero, por relacionar-se com uma mulher que pertencia a outro homem. Homicida, por matar o esposo de tal mulher, sendo ele o seu próprio soldado que o defendia nos campos de batalhas.

A primeira delas é o sentimento terrível de inveja que toma conta do coração de Saul, que começa a invejar Davi porque o povo estava muito satisfeito com ele e começou a referenciá-lo mais do que a Saul. Em vez de rever sua própria vida, Saul deixou a inveja tomar conta de seu coração.

Se, por um lado, Davi era obediente ao Senhor, Saul era persistente na desobediência. Israel estava em guerra e a ordem era esperar o profeta Samuel para oferecer um sacrifício. No entanto, Saul tomou a direção e ele mesmo apresentou o sacrifício, usurpando a autoridade do profeta e desobedecendo as ordens de Deus.

As mulheres cantavam e dançavam dizendo que Saul era poderoso para vencer milhares, mas Davi era muito mais! Davi poderia vencer dezenas de milhares! Saul começou a ter inveja e ciúmes de Davi. Estava indignado e só tinha em mente arranjar um jeito de eliminar o seu concorrente.

Origens. A autoria da maioria dos salmos é atribuída ao rei Davi, o qual teria escrito pelo menos 74 poemas. Asafe é considerado o autor de 12 salmos. Os filhos de Corá escreveram em torno de nove salmos e o rei Salomão ao menos dois.

Salmos 34:19", esse pequeno trecho extraído do livro de Salmos, mostra que devemos permanecer justos, ou pelo menos lutando pela justiça, devemos permanecer fortes, honestos, dignos, porque, uma vez que demonstramos justiça, o Senhor nos livra de todas as aflições.

Davi foi pastor de ovelhas, soldado, guerreiro, músico, poeta, compositor, autor, rei e construtor de um império. Quando em pecado foi confrontado por Deus.