Porque o rei Henrique mandou matar a sua esposa Ana Bolena?

Perguntado por: apacheco5 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Enfim, Ana Bolena foi acusada de incesto, adultério e traição, o que levou a sua execução em 19 de maio de 1536. O Rei Henrique VII ainda se casaria mais quatro vezes[10], mas apenas uma mulher lhe daria o filho tão cobiçado, Jane Seymour, a dama de companhia de Ana Bolena.

Ana Bolena (1501-1533) foi a segunda esposa de Henrique VIII, rei da Inglaterra. Foi rainha consorte por apenas três anos, quando acabou decapitada. Sua filha Elizabeth tornou-se uma das mais importantes rainhas da Inglaterra. Ana Bolena nasceu no palácio de Blickling, Norfolk, Inglaterra, por volta de 1501.

A rainha Elizabeth II descende dos Bolena através de sua mãe, Elizabeth Bowes-Lyon. Dessa forma, podemos dizer que a segunda esposa de Henrique VIII, Ana Bolena, pode ser considerada a tia-avó da monarquia britânica. A linhagem passou através de Catherine Carey, casada com Sir Francis Knollys.

Casamento com Ana Bolena
No dia 25 de janeiro de 1533, Henrique VIII casa-se secretamente com Ana Bolena. O casal teve apenas uma filha, Elizabeth, que mais tarde se tornaria Elizabeth I.

Elizabeth Alexandra Mary

Isabel II, em inglês: Elizabeth II (nascida Isabel Alexandra Maria, em inglês Elizabeth Alexandra Mary; Londres, 21 de abril de 1926 – Castelo de Balmoral, Aberdeenshire, 8 de setembro de 2022), foi rainha do Reino Unido e dos Reinos da Comunidade de Nações de 1952 até sua morte em 2022.

Henrique VIII – 6 casamentos, 2 esposas executadas. Esta é a faceta mais conhecida na vida do rei Henrique VIII: foram 6 casamentos e algumas amantes. Ele foi casado com as seguintes mulheres: Catarina de Aragão, Ana Bolena, Joana Seymour, Ana de Cleves, Catarina Howard e Catarina Parr, nesta ordem.

1509-1547) casou-se por inacreditáveis seis vezes. Alguns casamentos foram resultado de paixão, enquanto outros tiveram motivação política. Um divórcio causou a separação da Igreja da Inglaterra de Roma, duas esposas acabaram presas e executadas na Torre de Londres e somente duas delas sobreviveram a Henrique.

- Henrique VIII teve três filhos: Maria I de Inglaterra (com Catarina de Aragão), Isabel I de Inglaterra (com Ana Bolena) e Eduardo VI de Inglaterra (com Joana Seymour). Henrique VIII com o filho Eduardo (Eduardo VI) e a esposa Joana Seymour.

A rainha Elizabeth I (Queen Elizabeth I, em inglês) nasceu em 7 de setembro de 1533 e faleceu em 24 de março de 1603. Foi a última rainha da dinastia Tudor a ocupar o trono inglês. Seu pai era o rei Henrique VIII e sua mãe, Ana Bolena, a segunda esposa do monarca inglês e a primeira a ser condenada à morte por ele.

De acordo com a imagem acima, a atual rainha Elizabeth II pode retroceder sua ascendência até o rei James I da Inglaterra e, através deste, até o rei Henrique VII, o que a torna uma prima distante de Elizabeth I, com 14 gerações de diferença.

- Famoso por ter sido casado seis vezes e por tratar as esposas com uma crueldade sanguinária, o rei Henrique VIII da Inglaterra também tinha seu lado romântico, segundo uma inusitada e apaixonada carta de amor escrita à segunda mulher, Ana Bolena.

As luvas da Rainha
Para se proteger, a Rainha jamais tira as luvas quando cumprimenta as pessoas. A empresa Cornelia James Ltd. é fornecedora de luvas para a Rainha desde 1947. Em uma entrevista, a diretora da empresa explica que a rainha gosta de luvas clássicas, somente em branco ou preto.

Quando Elizabeth I morreu sem deixar descendentes diretos, herdou o trono da Inglaterra o rei da Escócia, Jaime VI Stuart, que tomou o nome de Jaime I da Inglaterra (1603-1625).

Fruto de um segundo casamento, que não fora reconhecido pela Igreja Católica, ela era considerada filha ilegítima. Também tinha um irmão e uma irmã à frente na linha sucessória. Ou seja: ninguém esperava que um dia se tornasse rainha.