Qual o nome do rei que mandou cortar a cabeça de João Batista?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Herodes

Vieram os dicípulos e foram contar tudo a Jesus. 1Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes.

Herodes I o Grande (73-04 a.C.) foi rei da Judéia (localizada onde hoje é o sul de Israel) entre 40 e 4 a.C. Durante seu reinado impulsionou o desenvolvimento da região, construiu diversas obras públicas e reconstruiu o templo de Jerusalém.

Tendo repreendido o rei Herodes por sua conduta pecadora, ao se casar com a esposa de seu irmão, João foi preso. Porém, o rei tinha medo dele e o protegia.

Ela o detestava, e numa festa de aniversário, sua filha, Salomé, protagonizou uma insinuante dança. Deslumbrado, Herodes, então, prometeu-lhe o que desejasse. Após consultar a mãe, Salomé solicitou a cabeça de João.

No caso de João, não foi seu irmão quem profanou o lar do seu melhor amigo, mas o “rei” da Galileia que tomou a mulher de seu irmão Felipe e a desposou. Pois bem, João não sentiu vergonha ao fazê-lo ver o mal que estava fazendo ao roubar a esposa do seu irmão e que consequências isso teria.

Depois de ouvir zombarias por ainda tentar salvar a menina, Jesus seguiu ao quarto onde ela estava e lhe disse: “Talita cumi!”, que, o evangelho explica, na língua aramaica, quer dizer: “levanta-te, menina!” Segundo o relato, logo a menina se levantou e andou; ela tinha 12 anos.

O poder do amor é maior e mais misterioso que o da morte, diz, mas ela só sabe do segundo. A luz da lua pousa sobre Salomé e Herodes, ainda horrorizado, ordena que seus soldados a matem. Eles se lançam sobre ela e a matam sob seus escudos.

Folha de S. Paulo - Panorâmica - Patologia: Rei Herodes morreu com doença renal crônica e infecção no pênis, diz estudo. O maior vilão do Novo Testamento teve um fim melancólico, acossado por uma doença crônica nos rins e uma infecção incomum no pênis chamada de gangrena de Fournier.

O capítulo 21 é para Zedequias, o último rei de Judá antes de a Babilônia destruir Jerusalém e o templo e levar o povo cativo.

Melquior era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos Caldeus. Gaspar era moço, de vinte anos, robusto e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio. E Baltasar era mouro, de barba cerrada e com quarenta anos, partira do Golfo Pérsico, na Arábia Feliz1.

Herodes matou o Apóstolo Tiago e, depois, aprisionou Pedro. Uma noite antes da execução de Pedro, um anjo o ajudou a fugir da prisão. Herodes foi ferido por um anjo de Deus e o evangelho continuou a ser pregado.

Olá Nilza do Rio de Janeiro - RJ! Pelos conhecimentos que a Bíblia nos fornece, os gafanhotos não eram insetos estranhos as populações de Israel. A Bíblia cita ele, até mesmo como pragas as plantações inúmeras vezes. Assim podemos dizer que João Batista no deserto, para sobreviver se alimentou com eles.

Ele pregava que era necessário se arrepender e viver de maneira que agrada a Deus (Lucas 3:7-9). Suas pregações atraíram muitas pessoas que eram batizadas por imersão, como um sinal de sua purificação, pois agora eram novas criaturas. João dizia às multidões que saíam para serem batizadas por ele: “Raça de víboras!

Prisão e morte de João Batista
A prisão de João Batista ocorreu na Galileia a mando do governador Herodes, que disse a seus oficiais: “Ele é João Batista, que ressuscitou dos mortos. É por isso que os poderes agem nesse homem”.

Então, Salomé, sob a influência de sua mãe, reivindicou "em um prato, a cabeça de João Batista". O tetrarca não se atreveu a recusar, para não ficar mal diante de seus convidados. Ele imediatamente enviou um guarda para decapitar João Batista em sua cela. E Salomé recebeu a cabeça, que deu à sua mãe.

Então, concluímos que quando Jesus nasceu, João Batista tinha aproximadamente 6 meses de idade.

São João Batista, voz que clama no deserto, profeta da esperança e da justiça, rogai por nós!

Seus amigos foram procurar Pedro e, quando ele chegou lá, pediu que os amigos de Tabita saíssem do quarto. Pedro ajoelhou-se e orou, depois disse a Tabita que se levantasse. Ela abriu os olhos e sentou-se. Pedro ajudou-a a levantar-se.

Talitha Kum é uma expressão que se encontra no Evangelho de Marcos, capítulo 5, versículo 41. A palavra traduzida do aramaico significa: "Menina, eu te digo, levanta-te" Estas palavras são dirigidas por Jesus à filha de Jairo, de 12 anos, que aparentemente estava sem vida.

Quando Herodes morreu, de acordo com o Testamento de Herodes, Filipe recebeu a Traconítida e regiões vizinhas, Herodes Antipas seria tetrarca da Galileia e Arquelau se tornaria rei.