Porque o vaso passa pelo fogo?

Perguntado por: levangelista . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

O vaso de barro e o ouro passam pelo fogo para serem purificados, ambos em seu estado bruto, pode não ter valor algum para a maioria das pessoas. Contudo, a aparência não invalida sua essência. O especialista (oleiro e garimpeiro) reconhece e valoriza seu potencial.

Na época bíblica, os vasos de argila eram utilizados pelas pessoas em geral para trabalhos cotidianos. Uma das suas funções atribuídas aos vasos eram de enterrá-los no chão das casas, como uma espécie de silo, onde poderiam estocar o trigo, os grãos, o vinho e o óleo com a segurança de não estragá-los.

Os vasos de barro, diferente dos de plástico, por exemplo, possuem minúsculos poros em sua estrutura, permitindo que pequenas quantidades de água saiam. Assim, se você deixar sua planta no sol por muito tempo o substrato vai secar rapidamente.

4-4- SE QUEBROU NA MÃO DO OLEIRO: (Jr 18.4) Não resistiu o processo de moldagem, para que o vaso seja moldado o barro precisa ser amassado.

Para se tornar um vaso, o barro passa por sete processos: A extração do barro. Peneirar o barro: é tirar do barro as pedras, as raízes de árvores podres, os galhos secos, a areia grossa e todo lixo que não pertence ao barro.

O vaso precisa se encher de todo o precioso conteúdo determinado pelo Senhor. Precisamos que Deus ocupe todos os espaços da nossa vida. Assim, não seremos vazios nem cheios de coisas ruins.
...
Vejamos agora as 5 condições básicas para se encher um vaso:

  1. Estar vazio. ...
  2. Estar desemborcado. ...
  3. Sem rachaduras. ...
  4. Estar limpo. ...
  5. Estar puro.

Deus se importa com você. Essa verdade precisa ser parte de sua vida. Em Jeremias, capítulo 18,1-6, está escrito: “Palavra do Senhor que veio a Jeremias, dizendo: “Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras. Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas.

1- Curtimento ou descanso da argila: meio pelo qual o oleiro tendo tirado todas as impurezas da argila ele irá fazer o processo do curtimento que nada mais é do que descansar a argila para que ela esteja preparada para a próxima etapa.

– Somos vasos de barro, escolhidos, comprados, selados e preparados para toda a boa obra. Temos que honrar ao nosso Deus e nos purificar de toda malícia e obras que desagradam ao Senhor. Portanto, devemos procurar com zelo os melhores dons e ficar atentos para a necessidade da obra de Deus.

Os vasos eram usados para guardar alimentos e outros itens valiosos. Também havia um uso metafórico da palavra, conforme se vê por exemplo Paulo em 2 Coríntios 4:7 “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nó”.

Sobre o Congresso - Que tipo de vaso tú és? As mulheres são como vasos nas mãos do Senhor as quais Ele quer encher cada dia mais, até que o vaso venha a transbordar. O congresso de mulheres "Que tipo de vaso tú és?" tem como objetivo ser instrumento de Deus para que esses vasos sejam cheios, de uma forma sobrenatural.

O vaso de honra é todo aquele preparado para toda boa obra, é aquele vaso que esta a disposição do oleiro para cumprir a sua vontade, é o vaso que se dobra as circunstâncias quando necessário.

As primeiras cerâmicas que se tem notícia são da Pré-História: vasos de barro, sem asa, que tinham cor de argila natural ou eram enegrecidas por óxidos de ferro. Nesse estágio de evolução ficou a maioria dos índios brasileiros.

Segundo os geólogos, existem cerca de 200 tipos de barros no planeta, mas apenas oito deles servem para fazer um vaso. O oleiro conhece cada barro minuciosamente.

Nossa vida também pode tornar-se um vaso de honra, uma obra de beleza nas mãos do oleiro-mestre, se atendermos ao Seu chamado, formos flexíveis em suas mãos, e aprendermos com as experiências por que passamos.

Talvez, neste momento da sua vida, você esteja como um vaso quebrado, se sentindo um lixo, inútil, imprestável. A expressão vaso quebrado é encontrada no Salmo 31, especificamente no verso 12. Veja: “Estou esquecido no coração deles, como morto; sou um vaso quebrado.”

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
1 Aquele que produz e/ou vende objetos de cerâmica; ceramista. 2 Indivíduo que trabalha em olaria. 3 Reg ( S. ) V joão-de-barro , acepção 2.

No Salmo 31 o salmista David manifesta um quadro depressivo: “Estou esquecido no coração deles, como um morto; sou como um vaso quebrado.” A sensação de se sentir como um vaso quebrado, corresponde a um sentimento de inutilidade, incapacidade e impotência.

O oleiro pega o barro e o molda a seu gosto, para formar um vaso. Se o barro ficar deformado, oleiro desfaz o vaso e começa outra vez. Da mesma forma, Deus trabalha em nossas vidas nos moldando e corrigindo.

Os vasos sem furos podem reter mais água e com isso acabar prejudicando as raízes das plantas, que podem acabar encharcadas e apodrecendo. No entanto, se você achou um vaso maravilhoso e não sabe como colocar a plantinha nele sem que ela acabe estragando, pode ficar despreocupado, é possível plantar em vasos sem furos.

Como montar vasos para plantio: passo a passo

  1. 1 – Escolha um vaso com furos. É imprescindível que o vaso tenha furos. ...
  2. 2 – Pesquise sobre o porte da planta. ...
  3. 3 – Faça a camada de drenagem. ...
  4. 4 – Prepare a terra ou substrato. ...
  5. 5 – Coloque a muda. ...
  6. 6 – Faça o acabamento. ...
  7. 7 – Atenção aos cuidados.