Porque o zumbido no ouvido aumenta a noite?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Zumbido no ouvido ao deitar: entenda por que o sintoma parece piorar durante a noite. Na maioria dos casos, o zumbido no ouvido ao deitar aparece devido à ausência de outros estímulos sonoros que, durante o dia, tiram a atenção do paciente sobre o sintoma.

Desvios de coluna, alterações cardiovasculares, diabetes, disfunções da articulação da mandíbula e consumo excessivo de cafeína, álcool e tabaco são alguns deles. A impressão de que o zumbido atinge mais os idosos é falsa, mas tem uma explicação: cerca de 90% dos casos têm como causa principal a perda auditiva.

Contra o zumbido no ouvido, os suplementos mais indicados são a base de zinco e de vitamina B12. Eles funcionam muito bem se o barulho for uma consequência do envelhecimento natural. Fora isso, a própria carência de vitamina B12 no organismo também é capaz de provocar esse desconforto.

Como dito, ainda não existem medicamentos eficazes com ação direta no zumbido, ou seja, no sintoma, tendo em vista que a maioria dos diagnósticos aponta algum grau de lesão ou perda auditiva permanente. Entretanto, a depender das causas do zumbido e de fatores relacionados, medicamentos podem ser indicados.

5 – Má alimentação – Estudos mostram que uma maior ingestão de vitamina B12, presente no leite, ovos, peixe ou carne pode estar associada à redução do aparecimento do zumbido.

Vitamina B12: Protege contra perda auditiva induzida por ruído. Pacientes com baixos níveis de folato no sangue são mais propensos a desenvolver perda auditiva e que os baixos níveis de vitamina B12 estão associados à perda auditiva e zumbido.

Mas, afinal, quais são as principais causas do Zumbido? Causas metabólicas: - Alterações de níveis de triglicérides; - Taxas altas de colesterol; - Distúrbios hormonais; - Diabetes; - Hipertensão; - Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs); - etc.

Exercícios para zumbido
Inspire e aperte apenas os músculos em que você está se concentrando por 8 segundos. Solte-os repentinamente relaxando. Deixe a tensão e a dor fluírem para fora dos músculos enquanto você expira lentamente. Continue essa progressão sistematicamente da cabeça aos pés.

Quanto tempo dura o zumbido? O zumbido pode ocorrer muito rapidamente e desaparecer quase imediatamente. Porém, pode igualmente permanecer por vários meses – ou durante toda a vida.

Pressão na cabeça e zumbido são sintomas associados a diversos tipos de disfunções e patologias, como Enxaqueca Vestibular, infecções (como a Labirintite), alterações cardiovasculares, desordens funcionais (como a Disfunção Temporomandibular), alterações na coluna cervical, entre outras causas.

Doenças neurológicas como a esclerose múltipla também podem ser a causa. Além disso, tumores no nervo auditivo ou vestibular podem ser responsáveis pelo surgimento da sensação auditiva. Os tumores do ouvido também podem, além do zumbido, causar surdez, paralisia facial e perda de equilíbrio.

A perda de audição é uma das principais causas do zumbido no ouvido. Cerca de 90% dos casos que envolvem esse sintoma, tem como diagnóstico a perda auditiva. Ficar exposto a sons altos e constantes, pode alterar o bom funcionamento de partes do ouvido interno responsáveis pela audição, e assim resultar no zumbido.

Acúmulo de cera
Quando ela está em excesso, no entanto, pode ser uma das causas do zumbido no ouvido. Caso o canal auditivo seja obstruído pelo acúmulo de cera, toda a função da audição pode estar prejudicada. Daí surge o zumbido.

Chamado acúfeno ou tinido (tinnitus, em inglês), é a percepção de um som que não pode ser atribuído a uma fonte sonora externa. Ou seja, é a percepção de um som que não está sendo gerado no ambiente. Ele pode se assemelhar a sons de apito, chiado, sinos, grilos e outros.