Porque Oxalá veste branco?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Chamado de Senhor da criação, tudo de Oxalá é branco, representando assim a pureza e a ética moral da qual Oxalá é revestido. Desta forma, além de representar a pureza, o branco também é usado em sinal de respeito à importância hierárquica de Oxalá no principio criador.

No candomblé, Oxalá é representado pela cor branca, tem como dia da semana a sexta-feira e é considerado o criador dos seres vivos.

Com o passar dos anos, o significado por trás da utilização de branco também acabou mudando para alguns brasileiros. Parte da população não usa a cor com fins religiosos, mas sim por acreditarem na representação de prosperidade, paz e boas energias para o novo ciclo que está prestes a se iniciar.

Já a guia de proteção é uma guia para uso diário, geralmente usa-se a branca de Oxalá, ou a do Guia de cabeça do filho de fé. Essa guia pode ser adquirida nos templos, onde são feitas dentro de preceitos ritualísticos para lhes conferir força espiritual.

Oxalá é Orixá maior da Umbanda, Ele é a própria Umbanda em sua magnitude, sua cor é o branco, representando a paz, o amor, a bondade, a limpeza, a pureza espiritual, enfim, tudo aquilo que possa indicar positividade. Os domínios de Oxalá são todas as pessoas e todos os lugares.

Sua saudação é èpao, èpa bàbá! Oxalá é considerado e cultuado como o maior e mais respeitado de todos os orixás do panteão africano.

Rege a harmonia da família. Para ter sua proteção, use aos sábados roupas ou peças brancas, azuis e verde-claras e ofereça-lhe arroz com peixe. Seus números para sorte: 3, 4 e 9.

Tentava agradar sua companheira com oferendas para convencê-la a revelar seu conhecimento.

Oxalá é também o nome de um dos orixás mais importantes de cultos afro-brasileiros, como o candomblé. Se trata de uma entidade divina andrógina, que representa as energias da criação da Natureza e personifica o céu.

Existem mais de 400 orixás na mitologia iorubá, mas alguns deles se tornaram mais famosos no Brasil, como é o caso de Exú, Oxalá, Ogum, Oxóssi, Iemanjá, Xangô e Iansã.

A cor referente a Oxalá é o branco, justamente por fazer referência ao seu espírito puro, positivo e bondoso, que transborda amor e carinho. Sempre em busca da justiça, Xangô é um orixá muito sábio, que representa a lei de causa e efeito.

Em homenagem a Oxalá, sexta é dia de branco, dia de reverenciar o Grande Pai, de se vestir de altivez. A roupa branca é uma insígnia, traduz a honra de pertencer ao candomblé e o orgulho de celebrar o maior entre todos os orixás.

O branco é símbolo da paz, da espiritualidade, da inocência e da virgindade. Na cultura ocidental a cor branca está associada à alegria, enquanto no oriente está associada à morte, ao luto e à tristeza. A cor branca também simboliza a virtude e o amor a Deus.

Características principais

MarcaMacumbis
ModeloGuia de Oxala Porcelana 147 contas 8 mm Umbanda Candomble

Portanto, as guias e os fios de contas são emblemas importantes das religiões afro-brasileiras, usados como instrumentos religiosos, que fazem elo entre a matéria e o divino, permitindo assim uma maior comunicação espiritual com o Orixá ou Entidade.

Ficha Técnica

Código3575416841
Código de barras7893844102176
Cest2805800
FabricanteGuias Luz Divina
CorVermelho