Porque remédio manipulado tem que ficar na geladeira?

Perguntado por: rbarreto . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 11 votos

A necessidade de se conservar alguns medicamentos manipulados na geladeira se deve ao fator de que algumas substâncias são mais sensíveis à temperatura. Por isso mesmo, elas precisam de refrigeração, já que não podem passar dos 25°C para que mantenham as suas propriedades no produto final.

A data de validade é o prazo final que os fabricantes garantem 100% do potencial de um medicamento. A data de validade existe em todos os medicamentos e isso é estipulado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por lei. Ela geralmente é contada de 12 a 60 meses a partir da data de fabricação.

Principais cuidados nos laboratórios de manipulação
Muito menos tossir, espirrar e pentear ou tocar os cabelos. Caso seja inevitável, você deverá sair da área de laboratório, proceder à nova higienização das mãos e troca das luvas, não se esquecendo de trocar a máscara caso tenha tossido ou espirrado.

Um dos principais problemas é o erro de dosagem. Como o controle de qualidade pode deixar a desejar, dependendo da farmácia, o engano na dose do medicamento pode não só atrapalhar o tratamento, como causar danos à saúde do cliente.

O medicamento quando mantido em temperatura ambiente, ainda permanece viável por até 12 dias, devendo ser consumidor neste espaço de tempo.

Variações de temperatura (armazenar em geladeira e depois retirar e manter fora) podem provocar perda da eficácia terapêutica devido à perda da estabilidade do medicamento.

Para medicamentos resfriados, não deixena porta da geladeira, pois há oscilação de temperatura. O ideal é deixar na parte central da geladeira. Sempre observe a data da validade. Não utilize o medicamento se estiver vencido.

Pode guardar comprimidos na geladeira? Não. Na geladeira, só deve ser armazenado remédios líquidos, segundo a orientação do médico encarregado de guiar a terapia.

Em geral, portanto, os medicamentos manipulados são confiáveis e eficazes, mas isso só é garantido se a farmácia seguir as práticas determinadas pelo Ministério da Saúde, utilizar matérias-primas de qualidade e exercer os processos de manipulação de forma rigorosa e controlada.

A principal característica que diferencia o medicamento manipulado de um vendido em farmácias convencionais é a sua posologia personalizada. Ou seja, a fórmula do remédio feito em uma farmácia de manipulação é individualizada para atender à necessidade específica do paciente.

Todo medicamento manipulado deve conter no rótulo toda a composição, incluindo o nome de todos os ativos e suas dosagens, nome do prescritor, paciente, e informações da farmácia que manipulou, como nome, CNPJ, endereço e farmacêutico responsável.

Todo o medicamento manipulado é criado a partir das necessidades de cada organismo e por conta disso, além de ter o mesmo efeito, ainda previne outros problemas e apresenta resultados mais rápidos, diferente dos remédios industrializados que são fabricados apenas para resolver um determinado problema, sem levar em ...

O medicamento manipulado é feito com os mesmos ativos da indústria farmacêutica. Por isso, ele vai ter o mesmo mecanismo de ação de um medicamento industrializado. A diferença é porque ele é mais específico e é de uso exclusivo do próprio paciente.

1 – VERIFIQUE SE A FARMÁCIA É AUTORIZADA PELA ANVISA
Uma farmácia de manipulação de confiança deve ser certificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – a ANVISA, garantindo que os processos sigam as suas rigorosas regras, que os medicamentos sejam produzidos em local adequado e livre de contaminações.

A grande diferença entre eles é que o medicamento genérico geralmente é produzido após a expiração ou renúncia da proteção da patente ou de outros direitos de exclusividade e a aprovação da comercialização é feita pela ANVISA.

Existem os medicamentos que precisam ser refrigerados, ficando entre 2ºC e 8ºC. Enquanto outros devem ser congelados, ficando em equipamentos com temperaturas entre -20ºC e -10ºC. Não importa qual seja o caso, o local em que ocorrer o manuseio das embalagens deve ter, constantemente, temperatura ao redor de 20ºC.