Quantos dias o filé de frango pode ficar na geladeira?

Perguntado por: ibarbosa . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Os frangos podem ser guardados na geladeira de 3 a 5 dias - diz Márcia Madeira.

Armazene o frango corretamente
Não importa se você já preparou ou se ele está cru, deve ser sempre armazenado na geladeira ou congelado. Congelar o frango também previne a proliferação de bactéria, mas também não as eliminam.

A carne de frango em perfeitas condições deve ser firme, sem ser pegajosa ou desagradável ao tato. Em alguns casos, o único sintoma de que o frango está estragado é seu sabor, por isso se ao experimentar, notar um gosto estranho ou peculiar, não coma.

O frango descongelado pode ser armazenado na geladeira de 1 a 2 dias. Assim que o frango for descongelado, ele não pode ser congelado novamente. Guarde o frango descongelado na parte mais fria da geladeira para mantê-lo livre de bactérias por um bom tempo.

Segundo o site do Food and Drug Administration, do Departamento de Saúde dos Estados Unidos, o frango cru pode fica em temperatura ambiente por até duas horas em dias com a temperatura mais amena. Para dias muito quentes, o intervalo de tempo diminui para apenas uma hora.

A nutricionista Alessandra Veggi, pesquisadora da Fiocruz e integrante do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição, ressalta que os sintomas mais comuns após a ingestão de um alimento contaminado são diarreia, vômitos, dores abdominais, mal-estar e febre. "Há casos que podem levar à morte", adverte.

Alimentos como frangos não devem ser lavados quando estão crus, pois os microorganismos presentes podem se espalhar pela pia, contaminando utensílios e outros alimentos que estiverem por perto; Ao final do preparo, sempre lave e desinfete todos os utensílios e equipamentos de cozinha utilizados.

Quando a carne passou do prazo de validade, ou está estragada devido ao mau condicionamento do produto, ela tende a ter um cheiro mais forte do que o normal, no caso das aves, esse cheiro pode ser mais ácido.

Aves inteira – Pode permanecer em congelamento por 6 a 8 meses. Codornas – Pode ficar armazenado por até 6 meses. Frango em pedaços – Mantenha congelado de 9 a 12 meses. Frango inteiro – Armazene por até 12 meses.

É bom lembrar: nunca se deve congelar o frango novamente, uma vez que ele já tenha sido descongelado, para não correr risco algum de perda de qualidade.

Frango: Quando crua, é possível ser congelada por 12 meses; Peixe: Dura até 3 meses se for um peixe gordo, caso seja magro terá um prazo menor e é preciso ficar de olho.

Essa espuma não é prejudicial à saúde, pois se forma graças à coagulação das proteínas que o frango contém. Essa espuma deve ser sempre retirada, pois não dá um aspecto apetitoso ao caldo de galinha, pois essas proteínas solidificam quando resfriadas.

FRANGO-Para tirar a gosma, lave o frango, corte os pedaços e cubra-os com água fria e quatro colheres de sopa de vinagre de alcool Heinig. Depois é só lavá-los com água corrente.

"Isso se deve a dois motivos. O primeiro é que o alimento perde nutrientes nesse processo, já que nosso freezer não congela ultra rápido. Além disso, há o problema com contaminação microbiológica.

Como descongelar o frango com rapidez e segurança

  1. Coloque os pedaços a serem descongelados em um saco plástico, feche e mantenha o saco submerso em uma tigela com água fria ou em temperatura ambiente.
  2. Não use água quente para não correr o risco de esquentar a carne e favorecer o desenvolvimento de bactérias.

Recomenda-se não descongelar e congelar novamente, embora seja possível com as peças descongeladas lentamente na geladeira. Inclusive, quando completamente descongeladas, as carnes podem ficar sob refrigeração por até 24 horas.

Não precisa se preocupar, o congelamento não vai tirar a saudabilidade da ave. Sabe por quê? O processo é feito em temperaturas extremamente baixas! E, por conta disso, a carne não perde seus nutrientes e que são fundamentais para a saúde dos seres humanos, muito menos o sabor e a cor.