Porque se fala Enchente de São José?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 17 de maio de 2023
3.9 / 5 5 votos

Além de padroeiro dos trabalhadores e protetor da família, o Santo São José é associado a algo um tanto quanto inusitado: uma enchente. Segundo a lenda, a popular “Enchente de São José” acontece no dia 19 de março.

Não tem aquecimento global, não tem mudança climática: o fato é que dia 19 de março é dia do Santo que dá o nome a enchente: São José. E a enchente, é só esperar, que vem.

Quando chegava o meio do mês de março, por volta do dia 19, o solo já estava totalmente encharcado. A água que caía em forma de temporais, com ventania, derrubava as frutas. As inundações repentinas acabavam levando as goiabas para os rios.

É “aquele que acrescenta”, “acréscimo do Senhor” ou ”Deus multiplica”. O nome José tem origem no nome hebraico, Yosef, que significa “Ele acrescentará”, referindo-se a Deus.

A solenidade de São José é celebrada neste domingo, 19 de março. A tradição católica considera o santo um patrono da Igreja, cujo reconhecimento e devoção são associados pelos fieis à proteção oferecida por São José a Maria e a Jesus.

Comemoração de todos os fiéis defuntos [entre outros]. A Igreja prevê duas datas no calendário litúrgico para que o glorioso São José seja honrado: da Solenidade de São José, esposo da Virgem Maria, no dia 19 de março (transferida para o dia 18 em 2023) e da Memória Facultativa de São José operário, em 1° de maio.

A data é uma solenidade da Igreja Católica, uma vez que comemora o santo São José, esposo da Virgem Maria e pai de Jesus Cristo, também conhecido pelos fiéis e religiosos como o grande padroeiro dos trabalhadores e das famílias em todo o mundo.

Havia uma festa dedicada a ele no Egito do século IV. A data em que os fiéis costumavam homenagear o santo era, a princípio, 20 de julho. No entanto, uma comemoração a São José foi logo acrescentada ao calendário bizantino em 26 de dezembro. Muitas Igrejas Orientais continuam com esta celebração nesta data.

O santo, pai de Jesus Cristo na tradição católica, é considerado padroeiro dos trabalhadores e das famílias.

Ó glorioso São José, a quem foi dado o poder de tornar possíveis as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos. Tomai sob a vossa proteção a causa que vos confiamos, para que tenha uma solução favorável. Ó São José muito amado, em vós depositamos toda nossa confiança.

São Pedro

É bem verdade que, no Brasil em geral, o principal Santo relacionado às chuvas é São Pedro. Na Igreja Católica, inclusive, ele é reconhecido como o guardião das “portas do céu”. Ou seja: cabe a ele controlar as águas que caem sobre a terra.

Do Latim inundare, “encher de água”, formado por in-, “em”, mais unda, “onda”. Um sinônimo é enchente, de encher, que veio do Latim implere, “completar, encher muito”, formado por in, “em”, mais plenus, “cheio”, do Grego pléos, “cheio”. Enfim, trata-se de encher demais de água uma região.

Usando relatos da mídia contemporânea, historiadores chineses liderados por Li Wenhai calcularam o número de mortos em 422.420. Algumas fontes ocidentais alegam que o número de mortos foi entre 3,7 e 4 milhões de pessoas com base em suas próprias alegações de fome e doença.

A catástrofe atual ocorre 56 anos após a maior tragédia ligada às chuvas na história de São Paulo, que ocorreu em 18 de março de 1967 no município de Caraguatatuba, quando as águas causaram o desmoronamento de encostas e centenas de casas foram soterradas.

20 d.C., Nazaré, Israel

As portas da paróquia abriram-se, São José me acolheu e eu caí diante de Jesus sacramentado pedindo para que não levasse nosso filho embora. Quando retornamos no dia seguinte ao hospital, sentimos uma pequena melhora e depois de oito dias, o Rafael teve alta. Então, de fato, foi um milagre.

49 anos (30 a.C.–20 d.C.)

A imagem de São José dormindo é a representação do momento em que aconteceu a revelação da vinda de Jesus para acalmar José, principalmente porque ele ainda não compreendia os planos de Deus para Maria.

Xangô

No sincretismo religioso, alguns o relacionam a Xangô, São José, o amado esposo da Virgem Maria e tutor amoroso do Mestre Jesus, foi um carpinteiro descendente de Davi.

1823 — Término do Primeiro Império Mexicano. Durou apenas oito meses. 1853 — O movimento de reforma Taiping ocupa e faz de Nanquim a sua capital até 1864. 1870 — Estreia mundial no Teatro alla Scala de Milão, Itália, do “O Guarani”, ópera do compositor brasileiro Carlos Gomes.