Porque tem fogo na plataforma de petróleo?

Perguntado por: ahipolito . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Se ter refere ao fogo que sai em algumas plataformas ou refinarias petrolíferas, ele serve para que o gás residual seja consumido em vez de sair diretamente para a atmosfera. Tecnicamente, se chama "flaring" ou "flare stack".

Plataforma fixa: funciona como uma estrutura rígida, fixada no fundo do mar por um sistema de estacas cravadas. É usada na perfuração de poços e na produção de petróleo em lâminas d'água de até 300 metros. Entre as vantagens, a instalação é mais simples e permite que o controle dos poços seja feito na superfície.

As fixas são instaladas em águas rasas (até 180 metros) e ficam ligadas ao subsolo oceânico por uma espécie de grande “pilar”. Já as flutuantes possuem cascos como os de um navio e servem para explorar poços que se localizam em lugares muito profundos.

O que é, o que é? Na água não molha e no fogo não queima. Resposta: A sombra.

O fogo é constituído de uma mistura de gases em alta temperatura. A luminosidade vista e o calor são provenientes da reação entre o combustível (madeira, papel, plástico, gasolina) e o comburente (oxigênio), uma reação de oxidação desencadeada por uma energia inicial, chamada temperatura, calor ou ponto de ignição.

Isso acontece porque o processamento dos combustíveis é uma atividade de menor risco que a exploração de petróleo. Uma refinaria é uma operação industrial, planejada a partir de uma demanda de mercado que é conhecida. A produção de petróleo é mais incerta e arriscada, por isso a margem de lucro é maior.

O Brasil não investe em refinarias devido à estratégia escolhida pela Petrobras em focar na extração e produção do petróleo e desta forma, sem investir nas refinarias, elas ficaram ultrapassadas e sendo assim, não conseguem refinar todo o petróleo que produzimos aqui, nos obrigando a pagar pelo refino no exterior.

A Petrobras já foi, oficialmente, a única empresa permitida a atuar na indústria de petróleo e derivados no Brasil, o que lhe dava o monopólio de fato do mercado e, por extensão, ao governo, que tinha controle pleno dos preços por meio de sua estatal.

Salários do cargo de Petroleiro De Base – Brasil
Relatórios insuficientes para mostrar a distribuição salarial. Nenhuma remuneração adicional foi relatada para esta função. Qual é o salário de Petroleiro De Base? O salário médio nacional de Petroleiro De Base é de R$4.405 em Brasil.

Nada de lanternas, computadores, celulares, câmeras fotográficas ou filmadoras na plataforma! A utilização de qualquer um desses materiais só será permitida com autorização específica. Telefones internos e rádios serão os equipamentos utilizados para comunicação.

Os riscos para quem trabalha embarcado são os mais variados, mas um deles é o mais evidente: incêndio. Afinal de contas, o trabalho na indústria petroquímica envolve materiais altamente inflamáveis. O agravante é que os incêndios ou explosões que vamos tratar não acontecerão em terra firme, mas sim em alto mar.

O padrão de trabalho padrão é duas semanas ligado, duas semanas desligado ou, para alguns cargos de alto nível, duas semanas ligado, três semanas desligado. Os turnos são geralmente de 12 horas ativados e 12 horas desativados.

São cerca de 280 poços produtores em operação, aproximadamente 7 mil colaboradores trabalhando nas mais diversas frentes de atuação e 25 plataformas marítimas em operação – que produzem tanto no pós-sal quanto no pré-sal.

As reações incompletas produzem menor energia que a combustão completa. Isso explica a diferença entre as cores das chamas, pois a chama amarela, característica da combustão incompleta, é de menor energia. Já a chama azul é característica de uma combustão completa, com maior energia.

O fogo grego, também conhecido como fogo à prova d'água, é uma mistura viscosa inflamável, que flutua e queima até mesmo em contato com água, sendo muito difícil de apagar.

Nosso corpo é um holocausto vivo, devemos colocá-lo no altar; Para queimar noite inteira até o dia clarear. E colocar a lenha novamente, porque o fogo não pode apagar.

O fogo, assim denominado, é chamado de combustão e para que ele aconteça são necessários três fatores, que são o calor, o ar e o combustível.

O que é o fogo? É o elemento que ativa e da vida a combustão. Há outros gases que podem comportar-se como comburentes para determinados combustíveis, no entanto, na maioria do casos, o mais comum é o oxigênio. É toda a substância capaz de queimar e alimentar a combustão.

Consiste na combinação de um agente químico específico (extintores especiais) com a mistura inflamável (vapores liberados do combustível e comburente), a fim de tornar essa mistura não inflamável. Esse método não atua diretamente num elemento do fogo e, sim, na reação em cadeia como um todo.

Isso é por conta da quantidade de adição de etanol, um combustível mais limpo, que tem poder antidetonante, que aumenta a octanagem nos veículos.