Precisa de advogado para assinar estatuto?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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Primeiramente, o advogado é indispensável no momento de registrar a organização no cartório de pessoas jurídicas, pois o Estatuto da Advocacia (lei 8.906/94, art. 1º, §2º) exige que o estatuto de constituição da ONG seja “visado” por um advogado.

Valor cobrado pelo advogado: R$ 1.200,00.

Desde o inicio de sua vontade em constituir uma associação sem fins lucrativos, ou um empreendimento solidário e até mesmo uma empresa social, você deve procurar orientação de uma advogado com registro na OAB – Ordem dos Advogados do Brasil.

A presença de um advogado não é obrigatória em três casos específicos: para pedir habeas corpus, em processos trabalhistas que corram em primeira e segunda instância e em juizados especiais.

Inicialmente você deve prever um investimento de aproximadamente R$600,00 (seiscentos reais) com despesas cartoriais e copias necessárias dos documentos pós registro.

É indispensável a qualificação completa dos associados presentes às assembleias bem como dos membros eleitos, devendo constar:

  1. Nome completo sem abreviações;
  2. Nacionalidade;
  3. Estado civil;
  4. Profissão;
  5. Endereço residencial;
  6. RG e CPF;

Qualquer instituição do terceiro setor precisa criar um estatuto social e na prática ele pode ser entendido como o conjunto de princípios e regras vitais que regulamentam o funcionamento e a organização de uma associação.

O registro da Associação é feito no Cartório do RCPJ do local da sede. Em alguns municípios existem diversos Cartórios que fazem este tipo de registro. No Estado do Rio é recomendável consultar o link do Tribunal para se orientar sobre o endereço do Cartório desejado.

O custo para elaboração do contrato social e obtenção de todos registros cobrados por escritórios de advocacia ou de contadores varia muito, pois depende da complexidade de seu contrato e de outros fatores. Uma sociedade simples pode lhe custar de R$ 3.000 a R$ 5.00.

O valor da taxa deve ser pago na própria OAB e tem o custo de R$ 1.146,90, segundo a OAB de São Paulo. Após o pagamento, o prazo para registro da sociedade é de 15 dias.

A lei atual estabelece que os honorários serão entre 10% e 20% do valor da condenação, do proveito econômico ou da causa.

A associação é uma pessoa jurídica de direito privado, com personalidade legal própria. Os diretores são aqueles que possuem competência e autorização para representar a pessoa jurídica. A regra é para que a responsabilidade pelos atos praticados em nome da pessoa jurídica seja suportada por essa.

O anteriormente mencionado, representante legal, no caso de uma associação, é o responsável por praticar os atos da vida civil, tratando de questões em matéria burocrática, bancária e jurídica, como resoluções junto a Receita Federal.

e R$ 140,00 a taxa de registro.

Se você não quiser a defensoria pública ou por qualquer motivo não for atendido, pode ir até o fórum (o endereço vai estar no mandado de citação e é bom que você leve ele junto) e pedir que lhe seja nomeado um defensor, pois você não tem condições de arcar com os custos de um.

O cidadão deve procurar uma Defensoria Pública do seu estado, agendar um horário e sair em busca de uma solução jurídica para o problema que o atormenta.

Perceba, portanto, que um advogado é necessário quando estamos tratando de questões que envolvem o conhecimento técnico da área, em que se necessita de um perito no assunto, que possa prestar algum tipo de auxílio; ou, ainda, quando a lei só confere poderes a esse profissional para realizar determinadas ações, por ...

Considerando que ONG é uma nomenclatura que não tem natureza jurídica, ela serve para identificar também associações e fundações. Associações são organizações criadas por pessoas físicas com base em um interesse social comum.

A associação tem uma grande desvantagem em relação à Cooperativa, ela engessa o capital e o patrimônio, em compensação tem algumas vantagens que compensam grupos que querem se organizar, mesmo para comercializar seus produtos: o gerenciamento é mais simples e o custo de registro é menor.

Uma associação requer ao menos dez membros na sua formação inicial.

Documentos para o Registro de Associação
Deve ser entregue em duas vias, digitadas, rubricadas e assinadas pelo presidente e secretário. Necessário o visto do advogado, contendo seu número de inscrição na OAB.