Tem que raspar o cabelo para servir no Exército?

Perguntado por: imoraes . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

Padrão é tudo. Por que temos de raspar o cabelo para entrar no Exército? Questão de padronização da tropa. Esse corte, usado não só no Exército como também na Marinha e na Aeronáutica, é chamado de “meia cabeleira curta”.

- é vedado o uso de corte de cabelo tpo “moicano” ou “topete”, além do penteado com o cabelo levantado na parte anterior da cabeça, com ou sem gel fixador.

O corte militar é um modelo simples e rápido de corte. Porque ele consiste em manter o cabelo baixo nas laterais, e os fios mais altos na parte superior da cabeça. Com as novas tendências aparecendo, agora é possível deixar um efeito degradê na lateral do cabelo. Isso traz ainda mais estilo e atitude ao corte.

Sobre os acessórios, o regulamento reforça a proibição de piercing nasal, de língua, labial, de face, na sobrancelha e na orelha. Há ainda limitação de um cordão no pescoço, desde que seja metálico ou em tecido.

É permitido aos oficiais, Subtenentes e Sargentos o uso de bigode, desde que discreto, aparado, não ultrapassando as comissuras labiais, devendo constar da Carteira de Identidade do militar.

Assim, durante a Segunda Guerra Mundial, se impôs definitivamente o barbear e o corte de cabelos, considerando a padronização da tropa, a higiene dos militares e, também, em razão da segurança destes, que podiam prender os cabelos em armas, causando acidentes até mesmo fatais.

#ConheçaSeuExército - quando estão utilizando uniforme, os militares não podem usar barba. A única exceção é quando, por motivo de saúde, o militar é autorizado a usar barba temporariamente. Nesse caso, o uso do uniforme é restrito ao interior dos quartéis. Bertrand Lima e outras 6.900 pessoas curtiram isso.

Os motivos são higiene e uniformização. Assim como o uso de fardas iguais, a estética do rosto também é uma forma de uniformização. Porém, em situações específicas a regra admite exceção.

#ConheçaSeuExército - quando estão utilizando uniforme, os militares não podem usar barba. A única exceção é quando, por motivo de saúde, o militar é autorizado a usar barba temporariamente. Nesse caso, o uso do uniforme é restrito ao interior dos quartéis.

Apesar da rotina pesada, as mulheres do Exército brasileiro são vaidosas. Unhas pintadas com esmaltes claros, brincos pequenos, uma pulseira e um anel em cada mão. Isso é o máximo permitido, segundo as regras. A invasão feminina aos quartéis começou em 1992.

Militar: Os cortes militares costumam ser para tamanho de cabelo curtos, assim como no exército, em algumas exceções com pequenos topetes. Para ter estilo, uma boa dica de corte de cabelo masculino militar é deixar as laterais menores e focar o volume no topo.

O Exército tem um programa de instrução bem detalhado, tudo é previsto com muita antecedência. Em tempos de paz, oficiais e praças dão tudo de si para bem formar os reservistas. Todo dia tem treinamento físico. Só exercitando os músculos os soldados conseguem resistência para suportar os rigores da vida militar.

O corte militar com buzz cut é aquele em que a cabeça é toda raspada com um pente de máquina 1 ou 2 para que os fios fiquem bem curtinhos. Quem quiser pode raspar o topo com um pente que deixe o cabelo mais alto e raspar as nucas e laterais para criar uma diferença entre as duas partes.

Cárie não é motivo para reprovar candidato em concurso público. Um excesso de zelo da Brigada Militar quase impediu um candidato de prosseguir nas provas para ingressar na corporação como soldado.