Precisa-se ou precisasse Qual o certo?

Perguntado por: ealmeida . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

É sempre escrito com ss nas suas terminações. Exemplos: Se eu precisasse de você, você saberia! Quem me dera que ele precisasse de mim...

A forma correta é: PRECISA-SE.

Não errem mais. Precisa-se de empregados: Frase correta, pois neste caso o sujeito é indeterminado e o verbo ficará na terceira pessoa do singular. Exemplo: Precisa-se de ajudantes. Precisam-se de ajudantes: É erro.

17- “Precisa-se” / “Precisam-se”
Certo: Precisa-se de estagiários. Por quê? Nesse caso, a partícula “se” tem a função de tornar o sujeito indeterminado. Quando isso ocorre, o verbo permanece no singular.

- E pelo fato de o verbo “precisar” se classificar como transitivo indireto, pois “quem precisa, precisa de algo”. Assim sendo, temos que o objeto indireto é representado pelo termo “de funcionários”. Tais pressupostos fazem com que o pronome “se” se caracterize como índice de indeterminação do sujeito.

O certo é "PRECISA-SE de operários". Neste caso, a partícula "SE" tem a função de tornar o sujeito indeterminado. Quando isso ocorre, o verbo permanece obrigatoriamente no singular: "Necessita-se de profissionais competentes"; "Acredita-se em discos voadores"; "Aspira-se a grandes vitórias".

Indicativo

  1. Presente. eupreciso-o. tuprecisa-lo. eleprecisa-o. ...
  2. Pretérito Imperfeito. euprecisava-o. tuprecisava-lo. ...
  3. Pretérito Perfeito. euprecisei-o. tuprecisaste-o. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. euprecisara-o. tuprecisara-lo. ...
  5. Futuro do Presente. euprecisá-lo-ei. tuprecisá-lo-ás. ...
  6. Futuro do Pretérito. euprecisá-lo-ia. tuprecisá-lo-ias.

Indica uma recomendação ou obrigatoriedade: 1 deve-se, tem que se, tem de se, é obrigatório, é recomendado, é preciso, é necessário, recomenda-se, aconselha-se.

a) Aluga-se casas = Casas é alugada. b) Alugam-se casas = Casas são alugadas.

Como sujeito é singular, o verbo com ele deve concordar ficando no singular. Se o sujeito, no entanto, fosse plural, o verbo obrigatoriamente deveria ir para plural, porque o verbo deve estar sempre concordando com o seu sujeito. Assim, deveríamos dizer: Alugam-se casas, porque o sujeito é casas (plural).

Esta é uma dúvida muito recorrente, mas a concordância correta está na identificação do sujeito que sofre ação expressa pelo verbo. Portanto, a norma gramatical determina que o correto é “Vendem-se imóveis” e não “Vende-se imóveis”.

O erro de concordância verbal existe quando não há harmonia entre o sujeito gramatical e o verbo, em pessoa e número. Portanto, é correto dizer ou escrever “ele estuda”. Ao contrário, se torna um erro afirmar “Ele estudam” ou “Eles estuda”.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Nesses casos, o verbo ficará sempre invariável, pois ele esconde o sujeito da frase, o chamado sujeito indeterminado, que corresponde à terceira pessoa do singular. Veja exemplos corretos: Precisa-se de balconistas com experiência. Pede-se a todos os presentes.

Precisasse é a forma do verbo precisar conjugado na 1. ª ou 3. ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo. Precisa-se é a forma do verbo precisar conjugado na 3.

ATENÇÃO: Nesse caso, o verbo, acompanhado da partícula SE, nunca vai para o plural, já que não se identifica o sujeito da oração. E essa é uma das pegadinhas do uso da partícula, que discutiremos a seguir. Veja os exemplos: Precisa-se de auxiliar de enfermagem que possa dormir no trabalho.

Sujeito indeterminado
Esse tipo de sujeito geralmente é acompanhado de verbos flexionados na terceira pessoa do plural, ou de verbos flexionados na terceira pessoa do singular, acompanhados da partícula -se. Exemplos de sujeito indeterminado: Esqueceram de trancar a porta. Precisa-se de vendedores.