Quais alimentos não são ácidos?

Perguntado por: acordoba3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Os vegetais frescos, como aspargos, alface, tomate, alho, couve-flor, pepino, cenoura, espinafre, brócolis e batata, são alimentos alcalinizantes pois a digestão destes contribui para diminuir os resíduos ácidos no organismo, evitando o surgimento doenças como diabetes ou aterosclerose.

Nível de acidez dos alimentos
Ácidos (pH entre 4 e 4,5): beterraba, tomate, pimentão vermelho, cerveja, uva verde e uva roxa. Muito ácidos (pH menor que 4): pepino, limão, laranja, azeitona verde, vinagre, refrigerante de cola, suco de maracujá, picles e pimenta.

Frutas cítricas ou ácidas: por exemplo, abacaxi, acerola, ameixa, amora, caju, cupuaçu, framboesa, groselha, jabuticaba, laranja, lima, limão, morango, nêspera, pêssego, romã, tamarindo, tangerina e uva. Frutas semi-ácidas: caqui, maçã verde, maracujá, goiaba, pera, carambola.

Vegetais
Os vegetais frescos, como aspargos, alface, tomate, alho, couve-flor, pepino, cenoura, espinafre, brócolis e batata, são alimentos alcalinizantes pois a digestão destes contribui para diminuir os resíduos ácidos no organismo, evitando o surgimento doenças como diabetes ou aterosclerose.

Sucos de maçã, pera, melão, melancia e uva são mais alcalinos e muito benéficos à saúde — exemplifica.

Aqui, veja cinco ingredientes para aliviar o mal-estar e a sensação de queimação.

  • MAÇÃ A fruta é rica em fibras, o que ajuda a regularizar o intestino, e considerada um antiácido natural, além de possuir uma ação cicatrizante, que alivia a queimação.
  • AVEIA. ...
  • COUVE. ...
  • BANANA. ...
  • MANJERICÃO.

Antiácidos. Antiácidos são substâncias químicas que neutralizam o ácido gástrico que já foi secretado elevando, assim, o nível de pH no estômago (tornando-o menos acídico). Antiácidos podem ser usados isoladamente para sintomas leves causados pelo ácido gástrico.

Alimentos gordurosos ou fritos, alimentos muito temperados, cebola e alho, tomate e produtos à base de tomate, frutas cítricas e chocolate podem causar problemas de acidez ou piorá-los. Assim como qualquer outro alimento, é importante escolher bem as bebidas, especialmente após uma refeição.

Laranja lima, banana, maçã, pêra, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo.

bacon, frios, embutidos em geral; peixes e frutos do mar: arenque, anchovas, bacalhau, sardinha, salmão, mexilhão, camarão, ostras, lagosta, caranguejo, ovas de peixe; aves: galeto, peru, perdiz, pombo, ganso; bebidas alcoólicas.

O ácido málico possui diversos benefícios. As maçãs por exemplo, são as frutas com maior quantidade desse ácido orgânico em sua composição. Este é um componente bem natural de legumes e de frutas, na qual o organismo produz diariamente a quantidade necessária.

Maçã é bom para gastrite? Como dito acima, a maçã pode amenizar a azia, que é um dos sintomas da gastrite. Por isso, a longo prazo ela pode ser benéfica para quem tem gastrite, se combinada a uma dieta de PH equilibrado. Mas é importante lembrar que nenhum alimento, isoladamente, resolve problemas de saúde.

Sendo assim, os melhores alimentos para quem tem gastrite são frutas, legumes, verduras, feijões, cereais, ovos, carnes magras grelhadas, iogurte, queijos magros, purês, sopas, e, com moderação, azeite e castanhas, além de mastigar bem esses alimentos e procurar se alimentar em um lugar tranquilo.

Lista de frutas não ácidas

  • Banana.
  • Figo.
  • Mamão.
  • Tâmara.
  • Cana-de-açúcar.

Suco de beterraba com cenoura
Um excelente remédio caseiro para o ácido úrico é o suco combinado de beterraba, cenoura, pepino e agrião. Os ingredientes destes suco possuem propriedades que ajudam a eliminar o excesso de ácido úrico do organismo, podendo ser um ótimo complemento terapêutico para gota e artrite.