Quais animais que entram em estado de torpor?

Perguntado por: emeireles . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

Pequenos mamíferos e aves de metabolismo extremamente alto, como morcegos, camundongos e beija-flores, diariamente entram em torpor para evitar o desperdício energético. Os insetos e os embriões dos peixes anuais entram em diapausa durante períodos de seca intensa.

Durante esse período, os animais hibernantes entram em um sono profundo, seu metabolismo torna-se mais lento e seus batimentos cardíacos reduzem-se, assim como a temperatura, que pode chegar a incríveis 5°C.

Pode apresentar-se em tumores, infecções e infartos do sistema nervoso central, assim como também em intoxicações por substâncias endógenas ou exógenas.

Designa-se por torpor um estado mental natural, causado por alguma doença ou induzido, que pode durar de poucas horas até meses. Torpor e hibernação são coisas diferentes. Algumas espécies de animais utilizam para poupar energia, mas é diferente do sono normal.

Foi registrado ainda que a duração do torpor variou entre cinco e dez horas. Segundo os pesquisadores, quanto maior o tempo de torpor, menor a perda de massa corporal. As aves consumiram a gordura armazenada, com objetivo de se manterem aquecidos durante a noite e continuarem vivos.

Humanos hibernam? O ser humano não precisa hibernar por dois motivos: Evolução: nossos ancestrais são animais tropicais sem um histórico de hibernação, apenas migrando para áreas com temperaturas extremas nos últimos cem mil anos ou mais — quando já haviam passado por adaptações metabólicas.

Esquilos, morcegos, marmotas, ratos-silvestres, hamsters e ouriços são alguns dos animais que hibernam.

Estupor ou torpor, que é um estado em que a pessoa não responde a nenhum estímulo, com exceção da dor. Coma, que é quando a pessoa não responde a nenhum estímulo, nem mesmo a dor, e não pode ser acordada.

O torpor é o estado pré-coma. Ainda é possível acordar o indivíduo, mas por meio de um estímulo mais impactante, como provocar uma sensação dolorosa ou uma situação estressante. Coma é uma disfunção do cérebro.

É caracterizado por uma incapacidade de prestar atenção, desorientação, incapacidade de pensar com clareza... leia mais é um distúrbio da consciência e da função mental que ocorre de maneira súbita, tipicamente oscilante e pode na maior parte das vezes ser revertido.

A redução no metabolismo faz com que os gastos energéticos sejam reduzidos e, consequentemente, esses seres poupem nutrientes. O período de hibernação pode durar semanas e até mesmo meses. Durante esse processo, o animal pode despertar por um período curto de tempo para realizar algumas atividades, como urinar.

Método do urso
O corpo do urso trabalha para acumular gordura no verão, como fazem os animais que hibernam, mas os ursos permanecem responsivos no inverno. Seu metabolismo está diminuído, mas eles não entram no "coma" da hibernação, podendo reagir e se defender caso necessário.

8 meses

Lucas conta que as pesquisas mais atuais revelam que existem algumas espécies de ursos que, realmente, hibernam, que são o urso-negro e o urso-pardo. "Essas espécies, de fato, dormem de 6 a 8 meses.

Significado de Torporoso
[Medicina] Cujo estado demonstra torpor; sem reação aos estímulos. Que apresenta prostração, desânimo, indolência, apatia. Etimologia (origem da palavra torporoso). Torpor + oso.

O paciente sonolento responde a estímulos verbais ou ao toque; já o obnubilado só responde a estímulos mais vigorosos; o torporoso, somente a estímulos dolorosos; e, por fim, o comatoso que não responde a nenhum tipo de estímulo.

Apatia e desânimo: 1 apatia, desânimo, inércia, inação, entorpecimento, indiferença, insensibilidade, abatimento, indolência, depressão, marasmo, melancolia, morrinha, letargia, letargo, desalento, alquebramento, acabrunhamento.

O TORPOR diferencia-se da HIBERNAÇÃO principalmente pela frequência que ocorre: a hibernação pode durar meses, já o torpor, é uma capacidade de diminuir o funcionamento do metabolismo por um curto período de tempo para que o animal se adapte às condições de um certo ambiente.

É a diminuição da sensibilidade, apatia, indolência, preguiça. Trata-se de uma insensibilidade à oração.