Quais as 5 fases do processo de consolidação de uma fratura?

Perguntado por: ogalvao6 . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

O tempo de consolidação das fraturas consiste no período em que a estrutura óssea leva para formação do calo duro, estando envolvidos processos biológicos que levarão à reparação óssea. Apresenta as seguintes fases: hematoma, fase inflamatória, calo mole (fibrosa), calo duro (ossificação) e remodelação óssea (2).

O organismo passa a produzir um tecido cartilaginoso no ponto da fratura para cicatrizá-la – é o calo mole. O tecido cartilaginoso é preenchido por cálcio e fosfato e endurece. Eis a fase do calo duro. Embora ele já proporcione estabilidade, não tem a mesma resistência do osso íntegro.

Temos vários fatores importantes: uma boa alimentação rica em proteínas, sol para produzir vitamina D. Uma boa ingesta de leite e derivados que são as principais fontes de cálcio. O cálcio é o principal mineral do osso, sem cálcio a fratura não consolida adequadamente.

Apresenta as seguintes fases: hematoma, fase inflamatória, calo mole (fibrosa), calo duro (ossificação) e remodelação óssea (2).

A consolidação do osso pode ocorrer de uma forma direta ou indireta, que consiste tanto na formação óssea intramembranosa ou endocondral.

Após uma fratura, o osso leva, em geral, entre quatro e seis meses para cicatrizar e se consolidar, independentemente do tipo de tratamento aplicado – com ou sem cirurgia.

Além de imobilizar o local fraturado e realizar o repouso indicado, existem algumas formas de acelerar o processo de recuperação da fratura. Assim, conheça algumas delas.
...
Tomar bastante sol

  1. Peixes e frutos do mar;
  2. Gema de ovo;
  3. Leite e derivados;
  4. Fígado.

Os ossos geralmente levam de seis a 12 semanas para se regenerarem em um grau significativo. Já, os ossos das crianças se regeneram mais rapidamente que os dos adultos.

Saiba agora quais são os tipos de fraturas mais comuns, que podem ocorrer!

  • Traumáticas e patológicas. Geralmente, esses tipos de fratura ocorrem quando se tem um problema de saúde subjacente, como osteoporose. ...
  • Estresse ou fadiga. ...
  • Simples. ...
  • Expostas. ...
  • Complicadas. ...
  • Completas. ...
  • Incompletas. ...
  • Fratura por compressão.

O processo inflamatório alcança seu ponto máximo em alguns dias, mas demora semanas para desaparecer. Este processo causa a maior parte da dor que as pessoas sentem logo depois de uma fratura.

O paciente pode apresentar dor na região, edema (inchaço), dificuldade para movimentar o local e deformidade ou desvio do osso e da articulação.

5) O osso fraturado fica mais forte após cicatrizar
Enquanto está cicatrizando, uma calosidade ou osso novo extra forte se forma ao redor da fratura para protegê-la. Dessa forma, é verdade que algumas semanas após o processo de recuperação, o osso fraturado esteja mais forte que um osso normal.

O processo de formação óssea é chamado ossificação. Os 2 tipos de ossificação são a ossificação intramembranosa, na qual o osso é desenvolvido diretamente a partir das células mesenquimais, e a ossificação endocondral, na qual é criado um modelo de cartilagem hialina primeiro e depois substituído por osso.

O processo de cicatrização é dividido didaticamente em três fases: inflamatória, proliferação ou granulação e remodelamento ou maturação.

A formação óssea em um embrião em desenvolvimento começa no mesênquima e ocorre através de um de dois processos: ossificação endocondral ou ossificação intramembranosa. A ossificação intramembranosa é caracterizada pela formação de tecido ósseo diretamente a partir do mesênquima.