Quais são as 3 fases do processo de dependência?

Perguntado por: arocha . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Quais são as fases da adicção em drogas?

  • Compulsão. A compulsão, geralmente, vem acompanhada de sintomas como o estresse e a ansiedade pelo uso de determinada substância, em busca da sensação de alívio momentâneo que ela proporciona. ...
  • Abstinência. ...
  • Preocupação. ...
  • Negação. ...
  • Aceitação.

A crise de abstinência de cocaína é identificada em três fases.

  • Fase 1 – Crash : Redução intensa e imediata da energia e do humor, o dependente químico chega a ficar com lentificação e fadiga. ...
  • Fase 2 – Abstinência: Esta fase começa de 12 a 96 horas após o crash e pode durar de 2 até 12 semanas. ...
  • Fase 3 – Extinção:

Saiba quais os sintomas de uma pessoa com dependência química

  • Descontrole na vontade de usar a substância. ...
  • Aumento da tolerância. ...
  • Crises de abstinência. ...
  • Alterações comportamentais. ...
  • Isolamento social e abandono de atividades cotidianas. ...
  • Descontrole financeiro. ...
  • Negligência consigo mesmo.

Dependência é o impulso que leva a pessoa a usar uma droga de forma contínua (sempre) ou periódica (freqüentemente) para obter prazer. Alguns indivíduos podem também fazer uso constante de uma droga para aliviar tensões, ansiedades, medos, sensações físicas desagradáveis, etc.

O diagnóstico da dependência só pode ser feito com a presença de pelo menos três ou mais dos sintomas, sendo eles exibidos em um período de um ano, os critérios incluem a compulsão, ou seja, desejo intenso de se consumir a droga; dificuldade de se controlar o uso; a abstinência física, quando o indivíduo parou ou ...

Estresse. A volta para a vida normal após o tratamento da dependência química pode ser muito estressante para o paciente. No entanto, alguns podem ter reações exageradas a essas situações. Tais mudanças no humor podem indicar o risco de recaídas, tanto as positivas como as negativas.

Pensamentos pessimistas, falta de motivação para executar atividades que antes tinha interesse, não vê sentido na vida, falta de energia e tristeza, e em seus níveis mais avançados, ideação suicida e angústia profunda podem tomar a mente do dependente químico o fazendo ficar deprimido.

Um dependente só começa a pensar em abandoná-las quando os prejuízos pelo uso forem maiores que os prazeres. Não existe possibilidade de sucesso enquanto eles continuarem usufruindo dos prazeres, enquanto os pais arcam com os prejuízos.

heroína

Embora existam várias drogas altamente viciantes, quando a pergunta é sobre qual a droga mais difícil de largar, a resposta é a heroína. Um estudo mostrou que a heroína é a droga mais viciante de todas, ficando na frente da cocaína, nicotina, barbitúricos e álcool.

É uma droga consumida de forma a ser inalada (cheirada) ou injetada, e seus derivados por forma de fumo, todos esses podem viciar a partir do primeiro uso e gerar o efeito de “fissura” nas pessoas.

É claro que beber muita água é recomendado, já que ajuda a eliminar a substância do seu organismo mais rapidamente, assim como praticar uma atividade física e manter uma alimentação saudável.

Como deixar de depender emocionalmente de outras pessoas

  1. Reconheça os sintomas da dependência. ...
  2. Mantenha ou recupere seu espaço individual. ...
  3. Valorize outras pessoas sem as idolatrar. ...
  4. Tenha autonomia para tomar decisões. ...
  5. Procure ajuda profissional.

A Teoria da dependência, numa síntese apertada, afirma que a unidade nacional ou regional somente pode ser entendida em conexão com sua inserção no sistema político-econômico mundial.

Principais consequências da dependência de drogas
As drogas facilitam o desenvolvimento de transtornos mentais, desenvolvimento de outras doenças crônicas e de comorbidades, assim como doenças transmissíveis como AIDS e hepatite. Algumas drogas podem gerar danos cognitivos e perdas neurais com o seu uso prolongado.

A teoria da dependência é uma abordagem teórica que explica de maneira crítica o desenvolvimento econômico e social entre as diferentes nações ao partir da ideia de que há uma relação de dependência entre os países do centro e da periferia global.

Dura de 3 a 6 meses e compreende o período em que o dependente químico inicia um plano de ação voltado ao tratamento, com o intuito de evitar recaídas, mudar seu ambiente social e afastar-se de pessoas que também usam drogas e podem contribuir para que ele volte ao vício.

Já o Transtorno de Personalidade Dependente é uma doença caracterizada pela necessidade exacerbada de ser cuidado (CID 10 – F60. 7). Por não terem muita autoconfiança, são pacientes que se julgam incapazes, gerando submissão e dependência.

CID F19 é o código para Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de múltiplas drogas e ao uso de outras substâncias psicoativas, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

* Brindes, mesmo que com bebidas sem álcool; * Energéticos são estimulantes e portanto devem ser evitados; * Comidas e sobremesas que contenham álcool; * Sair de casa sem se alimentar, mesmo que seja para comer na festa.

Por ser crônica e progressiva, a dependência química não tem cura, porém é passível de tratamento. Atualmente não existe uma única alternativa de tratamento, podendo variar de paciente para paciente.

Por se tratar de uma droga psicoativa, ela atinge diretamente o cérebro, mas esse não é o único problema e estrago causado por essa droga. Ela também atinge outros órgãos no corpo, e é isso que faz da cocaína uma das drogas mais perigosas e também uma das mais atuantes no sistema nervoso.