Quais as gírias de cadeia?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

5 Macaca (ou submetralhadora macaquinha) Mãe / Mãezona Homem que faz o papel de mulher (parceiro passivo) Malocar Esconder , camuflar Mamãozinho droga Mancoso Pessoa que não age certo / alcagüete Manjatempo Pessoa que se preocupa com a vida dos outros Maria doida (ou aguardente produzido clandestinamente pelos próprios ...

“Jack” é gíria para estuprador, usada por detentos dentro de presídios. De acordo com a Polícia Civil, o homem ferido não possui antecedentes criminais.

São Paulo - O crime organizado criou um sistema de comunicação alternativo ao telefone celular para manter os negócios em funcionamento sem a interferência da polícia e do Ministério Público Estadual (MPE). É o chamado "bate-bola" - envio de mensagens de dentro do presídio para as ruas.

Penitenciária privada é um local no qual os indivíduos são fisicamente confinados ou encarcerados por uma empresa privada contratada pelo estado.

O coquetel da morte, mais conhecido no sistema prisional paulista como "gatorade", é uma mistura de cocaína, viagra e água e, quando ingerido, causa overdose. A fórmula foi criada pelo PCC (Primeiro Comando da Capital) em meados dos anos 2000 para matar os inimigos.

Significado de marroco: Como os presidiários chamam o pão.

Maria louca é uma aguardente fabricada em Casas de Detenções. Foi citada pela primeira vez no livro Estação Carandiru. É produzida secretamente pelos presidiários. A fabricação envolve elaborados processos de fermentação e destilação.

Observei quando das contagens nos barracos (celas) que os presos punham os braços para fora do “come-quieto” (cortina que preserva a intimidade do preso, utilizado também para não verem quando das relações sexuais).

É uma onomatopeia para risada, usada em chats e fóruns da internet.

pé-de-breque: motorista que usa o freio em todas as curvas e a todo momento; poldar: ultrapassar.

Que ou o que cometeu estupro.

Segundo o livro bíblico do Apocalipse, 666 é o número do demônio.

Cada presídio federal tem 12 celas desse tipo e elas são parecidas com as da ala comum dos presos. No espaço há cama, sanitário, pia, chuveiro, mesa e assento.

No Código Penal, o crime de utilizar ou manter aparelhos de comunicação quando cumprir pena em regime fechado sujeitará o preso a pena de detenção de 2 a 4 anos.

O “jumbo” são os itens que os presos podem receber de seus familiares, como por exemplo alimentos, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, roupas e cigarros. É chamado de “jumbo” por conta do tamanho das sacolas em que é carregado, que geralmente são muito grandes.

Grosso modo, cadeia seria o local dentro da própria delegacia, em que ficaria o acusado logo após o cometimento do crime, até que este fosse apurado. Hoje nossa legislação não permite que pessoas fiquem presas dentro de delegacias, devendo os presos ser encaminhados diretamente aos “presídios”.

Agência Penitenciária é o que se define:
a) para o público feminino: vestido, saia e bermuda na altura do joelho (ou abaixo), camiseta, blusa com manga e calça comprida; b) para o público masculino: calça comprida, camiseta com manga ou camisa.

Significado de subir 70: Gíria utilizada quando alguém faz uso de substâncias ilícitas.