Quais são as gírias do Paraná?

Perguntado por: lnovais . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Dolangue: mentira, conversa fiada. Djanho: utilizado para representar descontentamento com algo ou alguém, como na expressão "aquele piá do djanho". Japona: a peça de roupa que todo curitibano tem em casa para se proteger do frio: uma jaqueta de náilon acolchoada. Palha: Quando algo é ridículo, patético.

De acordo com a pesquisa, os paranaenses são considerados bons amantes. É fácil constatar que as paranaenses estão bem satisfeitas com seus maridos, afinal elas representam apenas 20% do total de cadastrados no site – o índice mais baixo do país, revela Borges.

O Paraná tem o famoso barreado do Litoral. Mas tem mais: o pão no bafo de Palmeira, o carneiro no buraco de Campo Mourão, a quirera da Lapa, a carne de onça de Curitiba, o porco no tacho do Sul do estado, além de uma diversidade de ingredientes locais e chefs de talento.

Daí é uma contração de de+aí, é palavra da língua portuguesa. Talvez seu uso não fosse comum em sua cidade natal. Pode ser: Contração da preposição de com o advérbio aí.

Vina é uma expressão muito utilizada em Curitiba e quer dizer salsicha. Muitos Curitibanos já pediram “Vina” em outras cidades/estados e não foram compreendidos.

BÉRA – Uma das palavras mais importantes do universo: significa cerveja! Exemplo: Piá, vamos tomar uma béra?

Significado de pão doce: Usado para designar jovens bonitos.

Os naturais do estado são denominados paranaenses.

A pesquisa revelou que, apesar de algumas semelhanças com a média nacional de preferências, como a química e o senso de humor, os homens do Paraná se destacam por apontarem que a constância é uma importante virtude que procuram em suas parceiras, eles precisam de companheiras tranquilas e que valorizem momentos a dois.

Significado de Paranaense
adjetivo masculino e feminino Relativo ao Estado do Paraná. Etimologia (origem da palavra paranaense). Do topônimo Paraná + ense. substantivo masculino e feminino Pessoa natural desse Estado.

Recebeu esse nome popular, nessa região, devido suas sementes serem muito apreciadas por macacos.

AdjetivoEditar

SingularPlural
Masculinoesqueiroesqueiros
Femininoesqueiraesqueiras
Comum aos dois géneros/gêneros

Os isqueiros Zippo são normalmente retangulares e têm uma tampa dotada de uma dobradiça que o faz abrir e fechar com uma pequena boca de maçarico dentro onde acende-se a chama.

Segundo os dados, o Corinthians tem 15,77% da preferência dos moradores do Paraná, com população de cerca de 10,5 milhões de pessoas. O Atlético-PR aparece no segundo lugar da preferência, com 7,72%.

Barreado – A Principal Comida Típica do Paraná!
O barreado é um prato preparado com muitas carnes e temperos, cozidos durante horas e horas, até ficar desmanchando no caldo. É servido com arroz, pimenta, banana e farinha de mandioca. Muito gostoso!

As principais festas culturais do Paraná são: cavalhada, congada, dança ou fandango de São Gonçalo, festa da cerejeira, festa do Divino, coroação de Nossa Senhora, festa de São Benedito, entre outras. Um dos pratos típicos do Paraná é o barreado, um cozido de carne, prato caboclo típico do litoral.

A salsicha viena, que foi criada na capital da Áustria e leva o mesmo nome, é considerada uma das melhores por conta do quesito qualidade. Feita com uma mistura de carnes bovina e/ou suína, ela tem um formato mais longo e não tem a adição de carne processada.

Os imigrantes italianos foram os responsáveis por trazer a pizza e a sopa, os alemães trouxeram a cerveja, as carnes salgadas e defumadas, a batatinha, as linguiças e salsichas, os portugueses vieram com o pão, os japoneses nos influenciaram a comer verduras, legumes e peixes (também herança cultural indígena).