Quais são as letras do exame de vista?

Perguntado por: efelix . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

A letra “B” central da primeira linha corresponde a uma visão de 20/200. Uma pessoa que não consegue enxergá-la mesmo usando óculos, legalmente é considerada “cega”. As letras “Y” e “T” da também da primeira linha corresponde a uma visão de 20/100. A segunda linha 20/50.

AD (Adição) – Conhecido como vista cansada, a presbiopia significa que você precisa de graus diferentes para enxergar corretamente. Por isso, na sua receita aparece uma adição, quer dizer que você precisa de lentes multifocais. Essas lentes permitem a visão tanto de perto quanto de longe em um único óculos.

Verifiquem especialmente na visão 20/20 (que é considerada normal) na distância de 6,10 metros, se sua tabela está com os tamanhos dos optotipos corretos. Vejam que a medida dos optotipos equivalentes a visão normal devem ter 8,87 mm. de tamanho, tanto na posição vertical como na horizontal.

A letra A, por exemplo, corresponde a condutores que necessitam de uso de óculos ou lentes para dirigir. O uso de lentes corretivas é de uso obrigatório para motoristas com problemas de visão.

Para ser aprovado, o candidato precisa apresentar visão boa com pouca luminosidade e ter boa recuperação após ofuscamento direto. Nesse teste avalia-se como o reflexo e o ofuscamento afetam a capacidade de enxergar em situações com baixa luminosidade, como dirigir à noite.

O termo cilíndrico -0,50 indica o menor grau possível de astigmatismo, que muitas vezes não precisa ser corrigido com óculos de grau ou lentes de contato, mas é importante acompanhar a evolução da saúde da visão, uma vez que o formato do olho pode sofrer alterações com o tempo e aumentar essa dioptria.

Por exemplo, as letras da fileira “100” podem ser lidas por um vidente total à distância de 100 metros.

O mais realizado pelos oftalmologistas, o exame de refração determina a capacidade de enxergar e define o grau dos óculos. Ele verifica os erros de refração no olho e que geram problemas como miopia, hipermetropia, astigmatismo e a presbiopia. O exame de refração é o mais conhecido de todos.

É uma tabela, desenvolvida em 1862 por um holandês chamado Snellen, que leva em consideração uma distância de 20 pés ou 6 metros entre o paciente e o objeto que ele terá que visualizar.”. Além disso, o teste de Snellen também é conhecido como teste de acuidade visual, medida do grau ou refração.

Qual o tamanho das letras do exame de vista do DETRAN? Para realizar o exame, o aspirante a motorista ou o condutor que está renovando deve ficar a seis (6) metros de distância da tabela de avaliação.

Basta seguir o passo a passo abaixo: Coloque seus óculos de leitura, se usar, e fique à uma distância de 30-45 centímetros do monitor. Cubra um olho. Olhe para o ponto no centro com o olho descoberto. Enquanto olha, repare se todas as linhas da grade estão retas ou se alguma área parece torta, escura ou embaçada.

Algumas têm graus mais altos, outras mais baixos.
Considera-se baixo aquele que está entre 0 e 3 graus. Quando varia entre 3 e 6 graus, pode-se dizer que ele é moderado. Já quando o grau é maior que 6, é considerado alto.

Uma pessoa com visão 20/40 tem 85% de acuidade visual e precisa de seis metros de distância para enxergar o que uma pessoa de visão normal enxergaria a 12 metros.

O Conselho Nacional de Trânsito exige uma acuidade visual de 50% e um campo visual de 120 graus para motoristas ou pilotos de categoria A e B (não profissionais). Graus baixos de miopia ou astigmatismo, quando não corrigidos, impedem que o candidato à CNH atinja estes parâmetros.

Outra novidade é que serão inclusas letras que identificarão o estágio da CNH. Ou seja, se o condutor está apenas com permissão para dirigir, haverá a letra “P”. Se o condutor já tem a carteira definitiva, haverá a letra “D”. Além disso, no documento também vai constar as restrições de cada condutor, como deficiência.

Nos casos de membros superiores, é bem mais provável que na carteira de habilitação especial esteja constando as letras D e F, que correspondem a uso obrigatório de veículo com transmissão elétrica e uso obrigatório de veículo com direção hidráulica, respectivamente.

O artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro estabelece a obrigatoriedade de usar lentes corretoras ao dirigir, infração de quem não respeita a lei é gravíssima e a penalidade é de 7 pontos na carteira, além de multa de R$293,47.

O especialista afirma que resolução 80/98 do Código de Transito Brasileiro prevê que o candidato à CNH deve distinguir as cores do semáforo - verde, amarelo e vermelho - mas não especifica o tipo de teste de visão de cores a ser aplicado, nem exige o diagnóstico negativo de daltonismo.

Não é legal reprovar no exame de vista do Detran e isso você já sabe. É importante não negligenciar sua saúde ocular, pois, como dito anteriormente, um probleminha acaba se tornando um problema e um descuido pode te levar a reprovar em exames que, querendo ou não, são importantes na vida.