Quais as questões que o professor deve considerar?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Coerência: atuar em sintonia com o Projeto Político Pedagógico da escola, compreendendo seu papel e cumprindo suas metas. Integralidade: compreender o estudante de forma integral, buscando identificar suas necessidades de desenvolvimento no nível intelectual, físico, emocional, social, cultural.

Para construir uma boa prova, é preciso garantir uma conexão entre o que é avaliado e as atividades que o aluno costuma fazer em sala de aula. Portanto, as questões devem abordar apenas aquilo que foi trabalhado em sala de aula, além de ser claras e objetivas, para que os estudantes compreendam o que está sendo pedido.

Descubra quais são esses hábitos e cultive-os no seu dia a dia:

  • 1) Organização. Principalmente para professores que lecionam em mais de uma sala, é essencial que eles aprendam a serem organizados. ...
  • 2) Preparação. ...
  • 3) Compromisso. ...
  • 4) Ouvir. ...
  • 5) Adaptação. ...
  • 6) Tecnologias. ...
  • 7) Socializar. ...
  • 8) Tolerância.

Base Nacional para a Formação de Professores
Nesse sentido, a proposta se baseia em três dimensões: Conhecimento: domínio dos conteúdos ensinados. Prática: gestão da aprendizagem. Engajamento: interação e compromisso quanto ao trabalho como educador.

5 Etapas do processo de aprendizagem

  1. 1 - Compreender. É o início, quando a pessoa é exposta ao conhecimento - como fazer um curso, faculdade e outras modalidades de aprendizagem. ...
  2. 2 - Retenção. É quando a informação é fixada na mente da pessoa. ...
  3. 3 - Praticar. ...
  4. 4 - Disseminar. ...
  5. 5 - Criar.

Um bom planejamento deve descrever claramente quais são os propósitos da escola para a formação integral do aluno. Dessa forma, os professores poderão sistematizar suas aulas em consonância com os objetivos a serem atingidos por aquela unidade escolar.

SEGUNDO LIBÂNEO (1993) OS ELEMENTOS DA DIDÁTICA, SÃO: OBJETIVOS E CONTEÚDOS; OS MÉTODOS DE ENSINO; AVALIAÇÃO; A AULA COMO FORMA DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO; PLANEJAMENTO ESCOLAR; RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO.

O professor deve compreender quem são as famílias de seus estudantes e estabelecer diálogo com as mesmas, estreitando relações e criando vínculos que fortaleçam o processo educativo dos estudantes. Ele também deve levar em consideração todo o tempo em que o aluno está na escola, e não só na sua sala de aula.

Em primeiro lugar, o professor deve planejar e executar uma avaliação contínua de seus alunos, e não apenas em períodos de provas. Observar comportamentos, conversar com os alunos, esclarecer possíveis dúvidas… tudo isso contribui para uma avaliação ocorra mais complexa e holisticamente.

Quais os instrumentos de avaliação formativa?

  1. Autoavaliação. A autoavaliação é um dos principais instrumentos de avaliação formativa. ...
  2. Testes tradicionais. Os próprios testes tradicionais também são utilizados como instrumentos de avaliação formativa. ...
  3. Simulados. ...
  4. Seminários. ...
  5. Trabalhos em grupo.

Habilidades de um professor ou professora competente

  1. Pensamento crítico. É bom exercitar o seu pensamento crítico para que ele se torne natural em seu trabalho e acabe estimulando o raciocínio de estudantes através do seu exemplo. ...
  2. Liderança. ...
  3. Empatia. ...
  4. Criatividade. ...
  5. Comunicação. ...
  6. Uso da tecnologia. ...
  7. Mentalidade sistêmica.

É ele que acompanha o aluno, medeia o conhecimento, faz parte do processo pedagógico efetivamente. É ele que enfrenta as dificuldades de aprendizagem do aluno, as carências afetivas destes, e principalmente sabe como adequar os conhecimentos prévios dos educandos aos conteúdos curriculares da escola.

Para se tornar um professor, é necessário ter formação na área de pedagogia ou em licenciaturas diversas. Mas também existem cursos específicos que garantem a profissão.

São eles: a reflexão na ação, a reflexão sobre a ação e a reflexão sobre a reflexão na ação.

Ter domínio do conteúdo da disciplina, paixão por ensinar e capacidade de encontrar diferentes estratégias para promover a aprendizagem são fatores fundamentais para que os professores e professoras consigam despertar a atenção e o interesse dos estudantes e engajá-los no processo de ensino e aprendizagem.

As escolas deverão estabelecer como norteadores de suas ações pedagógicas: Os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum.