Quais as sensações de gravidez?

Perguntado por: oourique . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

Os principais sinais e sintomas na gravidez são: atraso menstrual, náuseas e vómitos, aumento dos seios e tensão mamária, cólicas abdominais, cansaço e sono excessivo, tonturas, alterações do humor, acne, dores de cabeça, alteração do paladar, entre outros, como veremos de seguida com maior detalhe.

Logo no início da gestação, a mulher pode sentir cólicas muito semelhantes às da TPM e da menstruação. Porém, elas ocorrem mais abaixo do estômago ou próximas da lombar. No caso da gravidez, essas dores podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas, até mesmo depois do atraso menstrual.

Teste do sal: ao diluir sal na urina, a formação de uma “nata” sugere resultado positivo. Para os especialistas, testes de gravidez caseiros, como esse, não têm comprovação alguma de que funcionam, pois não há relação entre uma coisa e outra.

Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.

A ausência da menstruação é o sinal de gravidez mais clássico de que uma gestação pode ter se iniciado. Isso porque a cada mês o útero se prepara para receber um embrião, e o sangramento indica justamente que a fecundação não aconteceu.

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Esse corrimento, geralmente, ocorre minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo.

Assim, algumas mulheres podem referir sintomas como cólica abdominal, aumento da sensibilidade das mamas, cansaço excessivo, variações de humor ou repulsa para cheiros mais fortes, por exemplo.

Sinais e sintomas da gravidez silenciosa
Ausência de menstruação, que pode ser confundido com ciclos menstruais irregulares ou longos períodos entre as menstruações; Ausência de crescimento da barriga, sendo mais comum em mulheres que sofrem de obesidade ou são atletas.

1ª Semana da gravidez
Em mais um ciclo menstrual, o seu corpo prepara-se para uma eventual fecundação: um dos seus óvulos amadurece e é lançado no tubo uterino que liga o ovário ao útero. O óvulo maduro vive entre 12 a 24 horas. Se não for fecundado, morre e é removido na menstruação seguinte.

Sim, dores no pé da barriga podem ser sinal de gravidez. Porém, as famosas dores no “pé” da barriga ou baixo ventre, podem ter outros motivos além de ser um dos indícios de uma gestação inicial1. As dores ou mesmo as cólicas podem aparecer após a ovulação e também em outras situações como a TPM por exemplo.

Logo no início da gravidez, as dores podem se tornar um pouco assombrosas. Cólicas, dores nas costas e até mesmo uma leve dor ovariana durante o período são situações comuns. O útero é um órgão super elástico, na verdade ele é um músculo. A princípio ele tem o tamanho de um punho fechado.

Após cerca de 4 semanas da fecundação, começam a surgir os primeiros sintomas da gravidez, que normalmente são enjoo matinal e atraso da menstruação.

O app funciona como um scanner de impressões digitais, para utiliza-la basta pressionar o dedo no scanner em seguida suas impressões digitais será digitalizada e depois só aguardar o processo de análise que irá calcular se deu positivo ou negativo o resultado.

Segundo Rafaella Torreão, é sim possível que apareçam sintomas da gravidez antes do atraso menstrual, mas é bastante improvável. "É pouco provável que você tenha uma mudança hormonal importante ao ponto de ter sintomas antes de, sequer, ter um atraso menstrual", explicou a obstetra.

O principal sinal da suspeita de gravidez é sempre o atraso menstrual mesmo. Deverá haver a ausência da menstruação após um período de pelo menos 30 dias do inicio da última menstruação quando então um teste de gravidez na urina ou no sangue poderá ser realizado para saber se está grávida ou não.