Quais são as desvantagens da estrutura matricial?

Perguntado por: iqueiroz . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Quais as desvantagens das estruturas organizacionais matriciais?

  • Potencial conflito entre gerentes e projetos.
  • Confusão de autoridade.
  • Eficácia reduzida dos funcionários.
  • Aumento dos custos indiretos de gerenciamento.

A estrutura matricial permite maior flexibilidade para os funcionários. Os colaboradores podem ser mais bem capitalizados quando se concentram em seus talentos, em vez de uma simples divisão de departamentos.

A estrutura funcional é um tipo de estrutura organizacional que ajuda as empresas a gerenciar funcionários e atingir suas metas de negócios.
...
Algumas das desvantagens da estrutura funcional incluem:

  • Dificuldade com tomada de decisão;
  • Concorrência entre departamentos;
  • Escopo estreito.

Desvantagens da estrutura funcional
demasiada especialização dificulta a interdisciplinaridade das funções; diminui a visão global da empresa; dificulta a tomada de decisão; líderes têm menos poder hierárquico, o que leva a perda de autoridade (e dificulta a aceitação de mudanças pelos empregados).

Linear

  • Vantagens: Estrutura simples, comumente aceita na maioria das organizações, gera clareza para todos os níveis hierárquicos.
  • Desvantagens: Estrutura engessada, tomada de decisão centralizada e lenta, pouquíssima independência nos diferentes níveis.

Já pela ótica das desvantagens apresentadas pela estruturação linear, têm-se a rigidez das relações, comando único, favorecimento da burocracia, possibilidade de sobrecarga nos dirigentes e demais cargos superiores e, por fim, o desincentivo à cooperação interna.

A estrutura matricial se trata de um modelo organizacional que tem como característica a sua flexibilidade em relação a outras estruturas. Essa organização oferece elementos da estrutura funcional, com a existência dos departamentos, e também da divisional, já que tem a ideia da divisão por projetos.

Existem três tipos de organizações matriciais caracterizadas pela distribuição de influência e autoridade entre o gerente funcional e o gerente de projeto. As três estruturas listadas em ordem de crescente influência e autoridade são a matriz fraca, a matriz equilibrada e a matriz forte.

A Estrutura Organizacional Funcional minimiza os conflitos sobre quem deveria fazer o que, pois cada atividade é pensada e distribuída inicialmente. Dessa forma, ela permite que a empresa funcione como uma máquina, com cada peça cumprindo a sua função, aumentando a produtividade e eficiência das equipes.

Também permite verificar, de forma clara e objetiva, como cada cargo interage com os demais na execução das diferentes atividades. Em contrapartida, o organograma linear não valoriza o trabalho em equipe e nem a visão sistêmica que se deseja dos colaboradores.

A organização matricial é uma forma híbrida de organização em que as formas funcional e por produto se sobrepõem. Essa estrutura apresenta muitas vantagens EXCETO: O processo de decisão é descentralizado.

1. Relativo a matriz. 2. Que tem função de matriz ou de órgão de geração (ex.: células matriciais).

DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL OU POR FUNÇÕES
Já como desvantagens podem ser citadas a falta de sinergia entre os diferentes departamentos e uma visão limitada do ambiente organizacional como um todo, com cada departamento estando focado apenas nos seus próprios objetivos e problemas.

Em uma matriz forte, o gestor de projetos tem o maior poder de decisão sobre o projeto, enquanto que o líder do departamento tem uma autoridade mais limitada. Isso cria uma estrutura organizacional forte, porque o gestor de projetos tem total propriedade sobre o projeto.

Matricial Balanceada
Essa estrutura é o meio termo entre a estrutura funcional e a projetizada. Nela há um gerente de projetos que não é um gerente funcional e esses gerente passa a trabalhar no projeto em tempo integral, porém a equipe continua abaixo dos seus respectivos gerentes funcionais PMI (2017).