Quais brasileiros já ganharam NBA?

Perguntado por: rsoares . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Em 16 de junho de 2014, Tiago Splitter se tornou o primeiro brasileiro a conquistar um título da NBA. Nesta temporada, ele jogava pelo San Antonio Spurs. Em 2015, Leandrinho seria o segundo brasileiro a participar de uma conquista de NBA.

Rolando Ferreira Júnior foi o primeiro brasileiro a atuar na NBA. Com 2,14 metros de altura, ele se destacou no basquete ao longo da carreira, mas o caminho até lá passou por vergonha e bullying por sua estatura.

Mesmo aos 20 anos, o brasiliense Gui Santos já coleciona reconhecimento e pode se tornar mais um da lista de brasileiros a jogar na principal liga do basquete mundial. Campeão da Copa Super 8 com o time mineiro em 2021, ele é o único brasileiro nesta edição do Draft da NBA, que acontece nesta quinta-feira.

LeBron James se tornou na noite da última terça-feira o maior pontuador da história da NBA (em temporadas regulares). Foram 20 anos como protagonista da liga americana de basquete para chegar à marca de 38.390 pontos e ultrapassar por 3 pontos o antigo recorde de Kareem Abdul-Jabbar.

Os Warriors venceram por incríveis 162 a 158, com placar combinado de 320 pontos. Nunca dois times fizeram tantos pontos em um jogo sem prorrogação na história da NBA. Nunca dois times conseguiram repetir o feito.

Se no Brasil, Vini Jr é o melhor na atualidade, segundo Ronaldo, no mundo, é outro craque merengue: o francês Benzema. Para ele, o atacante do Real é quem deve ganhar o Fifa The Best, o prêmio de melhor do mundo, nesta temporada.

Com isso, o armador Raulzinho será o único jogador brasileiro na temporada 2022-2023 da NBA.

Gui Santos é o 16º brasileiro a ser selecionado para franquias da NBA, sendo que dois deles jogaram na última temporada (2021/22): Raul Neto (Washington Wizards) e Didi Louzada (New Orleans Pelicans e que depois foi trocado pelo Portland Trail Blazers).

Os valores são divididos levando em conta alguns fatores, como a própria venda de merchandising, mas uma parte fixa é dividida igualmente, também equilibrando o resultado esportivo. A Nike assim produz todos os uniformes das equipes e comissão técnica, tendo um retorno incrível de exposição e produtos para suas lojas.

LeBron James adotou a camisa 6 na NBA depois que o proibiram de utilizar a 23 no Heat. A razão é que a franquia aposentou o número por causa de Jordan, que nunca jogou pela equipe. No entanto, essa camisa seguia sendo utilizada por James nos treinos.

O Basquete no Brasil
Os primeiros torneios de basquete aconteceram em 1912 e o primeiro clube a adotar a modalidade foi o América do Rio de Janeiro, no ano seguinte.

Corinthians e LA Lakers
As duas equipes voltaram a brilhar novamente com a proximidade do novo século e costumam ter celebridades na plateia de seus jogos.

O jogador mais baixo da NBA foi Tyrone Curtis Muggsy Bogues, mais conhecido por Muggsy. Este atleta teve uma história bem diferente nessa liga devido a sua baixa estatura. Tyrone Curtis possuía apenas 1,6 metro de altura. Por isso, chamava atenção ele jogando contra gigantes dentro das quadras da NBA.

Corinthians = Golden State Warriors
É a segunda franquia mais valiosa da NBA de acordo com a Forbes, mas passa por um momento de 'rebuild' [reconstrução] após um período de grandes conquistas e domínio na liga.

O recorde dele só foi quebrado em 2011 por Ray Allen, lenda do Boston Celtics. Allen está acima dele e de Miller com 2.973 cestas e, no lugar mais alto, está Stephen Curry, do Golden State Warriors, que antes da partida contra o Denver Nuggets desta quinta-feira, tem acumulado 3.102 bolas de três pontos.

Sempre no ápice. Jordan o maior jogador da história, LeBron o maior atleta da história da liga.