Quais eram os principais economistas liberais?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 8 votos

O pensamento liberal foi defendido por Adam Smith, considerado como o pai do liberalismo e fundador da escola clássica. Da mesma forma os filósofos e economistas ingleses Thomas Robert Malthus e David Ricardo expandiram as ideias do liberalismo econômico.

Os liberais defendem uma ampla gama de pontos de vista, dependendo da sua compreensão desses princípios, mas, em geral, apoiam ideias como um governo limitado, quanto aos poderes, direitos individuais (incluindo direitos civis e direitos humanos), livre mercado, democracia, secularismo, igualdade de gênero, igualdade ...

Economista é o profissional que pretende compreender, e estudar os fenómenos e processos históricos acerca do colectivo e dos indivíduos, instituições, e os fenómenos económicos e socioeconómicos.

É o mais importante teórico do liberalismo econômico, rejeitando a interferência do Estado nas atividades do mercado assim como qualquer lei que freasse a produção dos homens. Para ele, cada pessoa deveria ser livre para buscar seus interesses, desde que não infringissem os direitos do outro.

Na Europa, a partir do século XVII, começaram a aparecer teorias econômicas voltadas para os problemas empresarias, mas com bases sem caráter científico. Já no século XVIII, os economistas liberais conseguem aceitação e apoio a suas ideias devido à influência da Revolução Francesa.

Com o tempo, o pensamento liberal foi se espalhando pela Europa, e filósofos como John Locke e Adam Smith, contribuíram para o desenvolvimento das bases do liberalismo econômico e político.

Formação do pensamento liberal no Brasil
Os expoentes mais conhecidos nas primeiras divulgações das ideias liberais no Brasil foram Silvestre Pinheiro Ferreira e Hipólito da Costa.

Os liberais moderados defendiam a conservação da monarquia centralizada, embora entendessem que o Poder Legislativo deveria ter um peso maior na vida política do Império por representar a vontade da "maioria".

A família liberal dividia-se entre os apoiantes da Constituição de 1822, os vintistas, e os defensores da Carta Constitucional de 1826, os cartistas. Os absolutistas pretendiam o regresso puro e duro ao sistema tradicional de governo baseado no poder absoluto do rei e na sociedade de ordens.

Liberalismo Político
John Locke, Montesquieu, Rousseau e Adam Smith foram os precursores mais conhecidos. No liberalismo, o Estado tinha poderes e funções limitados, diferente do absolutismo e socialismo e deveria respeitar tais direitos, ou seja, respeitar a independência do homem.

O liberalismo econômico ou liberalismo económico é uma ideologia baseada na organização da economia em linhas individualistas, rejeitando intervencionismo estatal, o que significa que o maior número possível de decisões econômicas são tomadas pelas empresas e indivíduos e não pelo Estado ou por organizações coletivas.

Páginas na categoria "Economistas do Brasil"

  • Adriano Benayon.
  • Adriano Pires.
  • Alfredo Saad Filho.
  • Aúthos Pagano.

Adam Smith (1723-1790) foi um economista e filósofo social do iluminismo escocês e é considerado o Pai da Economia Moderna.

Adam Smith

Dessa forma, Adam Smith é considerado como o maior economista de todos os tempos, visto que seu trabalho é extremamente influente e permanece entre as obras essenciais do capitalismo e de como o sistema atua.

Como filósofo político, Locke pode ser considerado um precursor da democracia liberal, dada a importância que atribui à liberdade e à tolerância. O que estava em jogo era, obviamente, a tolerância religiosa, contra os abusos do absolutismo.

Ricardo defendia a teoria do valor-trabalho, segundo a qual o valor de todas as mercadorias poderia ser medido pela quantidade de trabalho necessário para que ela fosse produzida. Assim, o custo não deveria se basear apenas na utilidade ou escassez, mas todo o custo envolvido no processo produtivo.