Quem eram os helenos é porque eram chamados assim?

Perguntado por: sgoulart . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Os gregos da Antigüidade chamavam a si próprios de helenos (todos que falavam grego, mesmo que não vivessem na Grécia), e davam o nome de Hélade a sua terra. Os que não falavam grego eram chamados de bárbaros.

Resposta: A origem do nome Hélade para o país é o personagem lendário HELLEN (um homem), filho de Deucalion, que por sua vez era filho de Prometeu.

Para tanto, faz-se necessário saber que os gregos não viviam em um país, em um Estado-Nação, tal como hoje, mas em cidades-estados independentes. O conjunto dessas cidades-estado formava a Hélade, e os gregos eram conhecidos como helenos.

Heleno: Significa “grego”, “portador do dom da profecia” ou “o reluzente”. Heleno é um nome masculino de origem grega, provavelmente a partir da palavra heláne, que significa “tocha”. O termo hélê quer dizer “raio de sol”, fazendo com que este nome ganhe um significado relativo a “o reluzente” ou “o resplandecente.

1. Natural da Hélade ou Grécia antiga.

Os gregos também são chamados de Helenos pelo fato de, na Antiguidade, a Grécia ser conhecida como Hélade. Com a nova divisão da sociedade, qualquer cidadão poderia participar das decisões do poder.

O povo grego foi formado da mescla de povos indo-europeus que começaram a estabelecer-se na Grécia Continental a partir de 2000 a.C. Os povos que formaram o povo grego foram os jônios, aqueus, eólios e dórios, cada qual chegando à Grécia em um período distinto.

Os politeístas helénicos adoram os antigos deuses gregos, inclusive os olímpicos, divindades da natureza, deuses do submundo e heróis. Tanto antepassados físicos e espirituais são adorados. É principalmente uma religião votiva ou devocional baseada na troca de oferendas a fim de obter a bênção dos deuses.

"Hélade" era o nome pelo qual os territórios atualmente pertencentes à moderna Grécia eram denominados durante a Antiguidade Clássica, principalmente antes da conquista romana da região.

Os gregos da Antigüidade chamavam a si próprios de helenos (todos que falavam grego, mesmo que não vivessem na Grécia), e davam o nome de Hélade a sua terra. Os que não falavam grego eram chamados de bárbaros. Nunca chegaram a formar um governo nacional, porém estavam unidos pela mesma cultura, religião e língua.

Originários dos povos aqueus, jônicos, eólios e dóricos que migraram para a península Balcânica, os povos gregos ficaram conhecidos como helênicos, pois sua organização de clãs se baseava na crença de que descendiam do herói Heleno.

Características do Helenismo
Uma das principais características da cultura helenística foi a fusão entre a tradição grega e a cultura oriental que se expandiu e dominou várias regiões ao redor do mundo, sendo bastante influente na arte, na filosofia, nas ciências e na astronomia.

Significado de Elano
Qual o significado do nome Elano: “OCULTO”, “MOÇO”, “INSPIRAÇÃO”. - Sua Numerologia da Sorte é 283.

Brasil seria derivado do vocábulo hebraico barzel (= ferro, remetendo à cor do pau-brasil), sendo o hebraico não vocalizado e as duas palavras possuindo as mesmas consoantes. O nome Brasil é anterior ao país.

Os termos “helenismo” e “helenístico” foram criados pelo historiador alemão, especialista em cultura clássica, Johann Gustav Droysen. O objetivo de Droysen era estabelecer um quadro compreensivo sobre a interação da cultura helênica com a cultura asiática – isto é, desde a Pérsia até a Índia.

A polis grega eram as cidades estados da Grécia Antiga, as quais foram fundamentais para o desenvolvimento da cultura grega no final do período homérico, período arcaico e período clássico.

A Guerra de Troia foi vencida pelo lado grego que, após anos de cerco à cidade, conseguiu executar um dos planos de guerra mais famosos da História: o Cavalo de Troia.

Filosofia helenística
Estoicismo: essa corrente pregava a felicidade como equilíbrio, na qual o homem deveria aceitar todas as situações postas pela vida. Como foi uma escola que se adaptava aos contextos, acabou sendo a visão filosófica do helenismo que mais durou.

A polis ou cidade-Estado constituía a base da organização política no Mundo Grego, isto é, as cidades distinguiam-se umas das outras por sua soberania política.

São eles: Zeus, Hera, Poseidon, Atena, Ares, Deméter, Apolo, Ártemis, Hefesto, Afrodite, Hermes e Dionísio. Em algumas versões, os nomes desses deuses podem variar, mas geralmente são esses que compõem o panteão.