Quais frutas a vaca pode comer?

Perguntado por: iamorim . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

As vacas gostam de comer fruta-do-lobo, manga, laranja e goiaba e quando pegam do chão não tem problema, mas quando pegam direto das árvores podem se engasgar e morrer. As árvores no posto devem ser manejadas para que a copa fique alta e o gado não pegue frutas diretamente do pé e engasgue.

Cada 100 kg de laranja geram 3,4 kg de polpa cítrica seca e peletizada, que é amplamente procurada e explorada por pecuaristas e nutricionistas para ser fornecida para uma ampla variedade de animais, bezerros, vacas de leite, gado em recria e/ou terminação.

Embora a dieta principal de uma vaca deva sempre consistir em forragem como feno e grama, ela pode e comerá frutas, incluindo melancia!

O bagaço de maçã é utilizado na alimentação de bovinos de corte na região Serrana de Santa Catarina.

Quanto às recomendações práticas de utilização deste ingrediente na dieta de bovinos, é prudente não exceder 30% da MS da dieta. Contudo, mais pesquisas são necessárias.

As vacas se alimentam de capim, de feno e de outros vegetais volumosos com concentrados, que são ricos em energia, proteínas, minerais e vitaminas. Por se alimentarem só de vegetais, as vacas são consideradas – tal como as ovelhas, os búfalos, os camelos e as girafas – animais herbívoros.

No caso específico do abacate, diversos estudos comprovam que ele é potencialmente tóxico para diversas espécies de mamíferos, como ratos, camundongos, coelhos, cavalos, vacas e cabras, bem como para algumas aves.

O grão de milho é o principal cereal energético utilizado em dietas para vacas leiteiras no Brasil.

A silagem de milho é uma das principais fontes de forragem utilizada na dieta de vacas leiteiras brasileiras de alta produção. Ela contribui com energia e fibra para o gado leiteiro, sendo o amido a principal fonte de energia na silagem de milho.

Aumentar a quantidade de grãos (energia) em cerca de 0,5 kg dia, por exemplo, aumenta a ingestão de nutrientes e minimiza problemas de acidose. Mas, quantidade excessiva de grãos, acima de 60% da matéria seca total, podem causar acidose e baixa gordura do leite.

Uma substância tóxica, chamada dioxina encontrada na polpa cítrica pode ter contaminado o rebanho. “Essa dioxina é o elemento vilão. É um produto cancerígeno e que mata os animais. Um dos fatores é a queda geral da resistência.

As cascas do maracujá e do cacau devem ser usadas como alternativa de alimentação de ruminantes na época de seca ou quando não há pastagem. Ele não deve ser inserido na alimentação de vacas leiteiras.

Uma especialista em nutrição animal falou ao La Nacion que não há problemas em alimentar os bovinos com limão.

A abóbora pode ser usada para ali- mentação das vacas leiteiras e devido ao seu sabor adocicado e por sua suculência é muito apreciada pelos animais. Deve ser distribuída no cocho picada e de preferência junto com outros alimentos mais grosseiros como silagens, feno e capim elefante pica- do.