Quais funcionários uma escola precisa?

Perguntado por: isilveira . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
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Em uma escola, há professores, gestores - diretor, coordenador pedagógico e outros - e funcionários como vigias, secretários, inspetores, merendeiros e auxiliares de limpeza. Ter tantas pessoas trabalhando juntas, porém, não garante a constituição de uma equipe.

Diretor escolar
Responsável por gerenciar toda a administração da instituição de ensino, esse profissional foca o seu trabalho em ações que ajudam a garantir um aprendizado significativo dos alunos a partir de uma educação de excelência, com uma equipe de professores qualificados.

Os responsáveis pela gestão pedagógica, ou seja, a equipe pedagógica, é composta por: diretor, coordenador pedagógico, supervisor pedagógico, orientador pedagógico e corpo docente.

Alguns exemplos de cargos e hierarquias que podem ser estruturados são: direção administrativa, limpeza, encarregado, auxiliar; direção pedagógica, coordenação pedagógica, coordenador, professor, inspetor de alunos; direção pedagógica, biblioteca, bibliotecário, auxiliar.

Diretor: um gestor pedagógico, focado em infraestrutura, manutenção e coordenação de pessoas. O diretor de escola, por mais que seja chamado a intervir em casos situações envolvendo conflitos entre alunos, é, acima de tudo, o gestor da escola enquanto instituição.

Administração escolar é uma especialidade do pedagogo, que pode ser obtida no Brasil por meio de cursos de habilitação, incorporada ou não à licenciatura em pedagogia, ou mediante especialização.

No cargo de Diretora Escolar se inicia ganhando R$ 3.210,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 6.358,00. A média salarial para Diretora Escolar no Brasil é de R$ 4.754,00.

Hoje quem trabalha como Pedagogo ganha em média um salário de R$ 2.989,00.

22 da Lei 11.494 de 2007, os profissionais do magistério da educação são: docentes, profissionais que oferecem suporte pedagógico direto ao exercício da docência: direção ou administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão, orientação educacional e coordenação pedagógica.

Os gestores escolares são os responsáveis pelo sucesso e a sobrevivência da instituição. Eles são vistos como lideres capazes de trabalhar na facilitação de problemas em grupo, sabendo ouvir a opinião dos membros da escola, delegando autoridade e distribuindo poder.

§ 5º - Nas unidades escolares que não comportam o posto de trabalho de Vice-Diretor de Escola, a direção da unidade escolar será assumida por docente titular de cargo efetivo, devidamente habilitado e integrante da escala de substituição do Diretor de Escola.

O trio gestor é formado por três profissionais que são responsáveis pela condução da escola: o diretor, o coordenador pedagógico e o supervisor de ensino. Enquanto os dois primeiros trabalham localmente, o terceiro é um funcionário público designado para esse cargo.

Quem tem direito? A LBI assegura a oferta de profissional de apoio para estudantes com deficiência auditiva, visual, física, intelectual ou com autismo matriculados em qualquer nível ou modalidade de ensino de escolas públicas ou privadas.

Quem pode ser professor de AEE? De acordo com documento do MEC, “para atuação no AEE, o professor deve ter formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação específica na educação especial, inicial ou continuada”. Ou seja, todos aqueles com diploma de licenciatura podem ser professores de AEE.

Já o profissional de apoio escolar, que também pode fazer a função de atendente pessoal, trata da inclusão pedagógica do aluno. Além de atender a no máximo três alunos com deficiência, o profissional de apoio terá que ter nível superior — a exigência dessa formação só será dispensada para atuar na educação básica.

Vice-diretor, o braço direito
O vice-diretor é àquele responsável por auxiliar o diretor em suas atribuições, contribuindo para a gestão administrativa e pedagógica e compartilhando as tarefas. Ainda assim, é importante ressaltar diretores e vice-diretores podem se dividir de acordo com os pontos fortes de cada um.

A gestão administrativa é responsável por lidar com as burocracias que envolvem a instituição de ensino. Ou seja, o profissional envolvido na administração da escola precisa garantir que as leis e diretrizes sejam cumpridas da maneira correta, evitando inclusive multas e problemas com a justiça.

Dentro dessa perspectiva a equipe multidisciplinar é integrada por diversos profissionais de áreas diferentes: professores, pedagogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, psiquiatras e assistente sociais.

Uma instituição de ensino é formada por professores, colaboradores, alunos e pais – e a gestão escolar trabalha para manter todos cooperando para melhorar o ensino e o aprendizado.

A organização escolar é tomada como uma realidade objetiva, neutra, técnica, que funciona racionalmente e, por isso, pode ser planejada, organizada e controlada, a fim de alcançar maiores índices de eficácia e eficiência.