Porque as empresas demitem bons funcionários?

Perguntado por: ealvim . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Então, por que os profissionais se demitem e o que você pode fazer para evitar de perder os melhores talentos? Os profissionais têm um forte desejo de crescer em uma empresa, e a falta de oportunidades de crescimento é um dos dois principais motivos pelos quais os funcionários se demitem.

Demissões sem justa causa
A demissão sem justa causa acontece quando a empresa opta por desligar o trabalhador por vontade própria. Isso quer dizer, quando não há um motivo plausível para a demissão. Neste caso, a empresa lida com maiores custos de verbas rescisórias, além de arcar com uma indenização.

Exemplos de motivo da saída do emprego para mencionar na entrevista. “Por conta da crise econômica, a empresa fechou [o departamento/a filial] onde eu atuava”. “A empresa passou por uma restruturação que resultou em muitos desligamentos”.

Pedido de demissão: principais motivos e como evitá-lo

  1. Falta de feedback e orientação. Muitos funcionários desistem de um emprego por um motivo simples: é impossível fazê-lo bem. ...
  2. Problemas de comunicação com lideranças. ...
  3. Pouco encaixe com a cultura organizacional. ...
  4. Vontade de empreender ou experimentar outra carreira.

Ao final de uma pesquisa realizada pela Robert Half que estudou casos de demissão no Brasil, descobriu-se as cinco principais causas de demissão no país que são: baixo desempenho, falta de aderência à cultura da organização, relacionamento ruim com a equipe, atrasos e faltas e baixa empatia com o superior, ...

5 Tipos de demissão
Demissão por justa causa; Pedido de demissão pelo funcionário; Acordo entre as partes; Demissão consensual.

Demitir alguém na sexta feira, no último horário, demonstra pouca sensibilidade e empatia, já que final de semana é momento de descanso, lazer, prazer e descontração. Ao demitir alguém na sexta você arruína o final de semana do profissional.

Avalie o melhor momento para comunicar a demissão. Alguns gestores preferem deixar passar algumas ocasiões, como as festas de final de ano, para só depois informar a demissão. Além disso, considere o horário. Obviamente não há uma hora mais adequada para informar ao colaborador que ele não faz mais parte da empresa.

Por causa do aviso-prévio (cumprido ou indenizado), em contratos de até um ano, as demissões efetuadas a partir do dia 30 de dezembro (incluindo o dia 30) implicam na homologação da rescisão do contrato de trabalho no mês de janeiro, ou seja, no período de um mês previsto no Art.

Exemplos bons de frases para demitir um funcionário
Veja alguns exemplos: “Há alguns meses venho te notificando que seus resultados estão muito abaixo das nossas metas. Veja que, nos últimos meses, seus resultados foram X, Y e Z, sendo que nossas metas eram A, B, C.

Termo de Justa Causa: a empresa deve comunicar o funcionário sobre sua dispensa por justa causa, e coletar a assinatura do mesmo no Termo de Justa Causa; Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho: a empresa deve separar 05 vias do Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho para a homologação.

Indo direto ao ponto, nada pode sujar a carteira de trabalho! A não ser uma xícara de café, claro… Brincadeiras à parte, a lei proíbe que qualquer informação que possa te prejudicar seja escrita na carteira. Isso significa que uma empresa nunca poderá sujar a carteira e sair impune.

Mais afetados pelo desemprego, Nordeste e Sudeste dão sinais de retomada, diz FGV. Um estudo do FGV-IBRE que analisou os indicadores do mercado de trabalho nos últimos 3 anos apontou que as regiões Nordeste e Sudeste foram as mais afetadas pelo desemprego causado pela pandemia de Covid-19.

Muito se pergunta neste momento, se o prazo para o pagamento das verbas rescisórias foi alterado por conta da pandemia do Covid-19?! A resposta é não! Não houve nenhuma alteração de lei que alterasse ou prorrogasse o prazo para o pagamento das verbas rescisórias do empregado.

Baixo desempenho
Um funcionário que demonstra um desempenho abaixo do esperado, pode ser dispensado sem justa causa. Segundo dados de uma pesquisa da consultoria Robert Half, este é o motivo mais comum que levam os empregadores a demitir.