Quais matérias-primas a indústria?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Quais São Os Tipos De Matéria-Prima? As matérias-primas podem ser classificadas em: animal, vegetal e mineral. Mas, em geral, elas precisam passar por algum tipo de processamento antes de serem utilizadas na produção.

Café é a matéria-prima mais vendida a nível mundial, a seguir ao petróleo.

As matérias-primas utilizadas na produção de alimentos são de origem vegetal, animal e mineral (água e sal).

Também conhecidos como materiais de utilização direta na produção, são aqueles imprescindíveis na produção de um determinado produto. A matéria prima é o material que se agrega fisicamente ao produto que está sendo fabricado, tornando-se parte dele.

Alimentos industrializados são aqueles produtos que passam por várias etapas e técnicas de adição de ingredientes e produtos químicos. Na sua fabricação esses procedimentos geralmente adicionam sal, açúcar e gordura em alimentos naturais.

- pães, massas e biscoitos; - carnes preparadas; - pescado industrializado; - óleos e gorduras.

soja

Commodities brasileiras
A soja é a principal commodity brasileira. O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores mundiais de commodities, em especial as commodities agrícolas e minerais.

Desde a colônia até o início da República, o País já passou pelos ciclos da cana-de-açúcar, do ouro, do algodão, do café e da borracha. Ainda hoje, as commodities continuam sendo importantes para a economia brasileira.

Mas afinal, qual é a matéria-prima do plástico? Geralmente, é o petróleo e o gás natural, que são recursos fósseis. Esses materiais são refinados para a produção de compostos químicos, como etileno e propileno — que são usados para a fabricação de monômeros que compõem os polímeros do plástico.

A indústria de alimentos é a responsável pelo processamento, transformação, preservação e embalagem de produtos alimentícios, como óleos vegetais, açúcar, refrigerantes, leite, entre uma infinidade de itens.

As indústrias de base, também chamadas de indústrias de bens de produção, são aquelas que fazem a transformação da matéria-prima bruta, encontrada diretamente no meio natural, em matéria-prima processada, que será usada em outros ramos industriais.

Em outras palavras, é uma secreção nutritiva proveniente das glândulas mamárias das fêmeas de mamíferos, que é produzida alguns dias antes do parto. Caracteriza-se por ser um líquido branco, opaco, possuindo o dobro de viscosidade da água, um sabor adocicado e odor pouco acentuado.

A matéria-prima consiste num conjunto de produtos necessários em diversos processos de produção, que são extraídos ou obtidos diretamente da Natureza (explorações florestais, agrícolas ou minerais). Estas matérias constituem a primeira fase da cadeia de transformações imprescindíveis para a obtenção do produto final.

Os materiais de uso e consumo caracterizam-se por não se agregarem, fisicamente, ao produto final, sendo meramente utilizados nas atividades de apoio administrativo, comercial e operacional (exemplo: papéis para escritório, lâmpadas para utilização nos prédios administrativos, etc.).

dióxido de silício

A principal matéria-prima do vidro é o dióxido de silício (SiO2), também conhecido como sílica, presente na areia. Entretanto, nas fábricas costuma-se utilizar outra forma cristalina do dióxido de silício, que é o quartzo.

Os insumos industriais são resumidos a todo o material que é utilizado na produção industrial. Já a matéria-prima é a substância principal para a fabricação de um produto.

Farinha de trigo, massas, leites e derivados: esses são os principais alimentos industrializados que os brasileiros consomem.

Ela cita como exemplos pães, queijos, massas e enlatados (frutas cristalizadas, atum ou sardinha). “Na outra ponta estão os alimentos in natura (folhas, frutas, verduras, legumes, ovos, carnes e peixes), que são aqueles que não sofreram nenhum tipo de processo industrial.”

Leite aparece no topo do ranking, seguido de trigo e arroz; veja a lista completa.