Qual o futuro da indústria?

Perguntado por: idias . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

Tecnologias avançadas, como a robótica, a internet das coisas, a inteligência artificial, robótica avançada e o blockchain estão revolucionando a indústria. Nos próximos dez anos, este processo de transformação será acelerado, com impactos em relação à competividade e à concorrência entre os fabricantes.

Este salto tecnológico passa por dois desafios na indústria nacional: a eficiência energética e a mão de obra qualificada. Duramente afetada nos últimos anos, a indústria brasileira enfrentou a redução da atividade da economia internacional, a concorrência estrangeira e os custos da produção no País.

Indústria registrou avanço de 0,8% no período, segundo o IBGE. O setor de serviços se manteve no terceiro trimestre de 2022 como o grande propulsor do crescimento da economia brasileira.

Especialista de melhoria contínua/Lean/Indústria 4.0.

  • 2 - Finanças e Contabilidade. ...
  • 3 - Jurídico. ...
  • 4 - Mercado financeiro. ...
  • 5 - Recursos humanos. ...
  • 6 - Seguros. ...
  • 7 - Tecnologia. ...
  • 8 - Vendas e Marketing.

Na contramão da média nacional e com larga vantagem em relação a outros estados, a produção industrial de Mato Grosso registrou alta de 19,4% em 2022. No mesmo período, a produção nacional teve recuo -0,7%.

Atualmente o país vive um forte crescimento e desenvolvimento industrial, motivado e influenciado pelo capital externo e pelas multinacionais instaladas em nosso território. Há um forte desenvolvimento industrial nos diversos tipos de indústrias, desde a indústria de base até as indústrias de alta tecnologia.

Nas fábricas do futuro, as únicas coisas estáticas e fixas serão os pisos, paredes e tetos. A fábrica será capaz de se reinventar constantemente, conforme a necessidade e ser guiada por uma configuração que pode produzir milhares de produtos e variantes diferentes, sem a necessidade de adaptações complexas e caras.

Avanços e novas tecnologias – Engenharia de produção em 2030
Dentre novas tecnologias que podem reforçar a importância do profissional da área, algumas se destacam: Internet das coisas (IOT – Internet of Things) Inteligência artificial. Impressora 3D.

Com uma rede interconectada de máquinas, mecanismos de comunicação e poder de computação, a fábrica inteligente é um sistema físico cibernético que usa tecnologias avançadas, como IA (inteligência artificial) e Machine Learning para analisar dados, conduzir processos automatizados e aprender ao longo do tempo.

A importância da Indústria para o Brasil
Em 2022, a Indústria respondeu por 23,9% do PIB brasileiro. Os dados mais recentes disponíveis também mostram que o setor industrial responde por 69,3% das exportações brasileiras de bens e serviços e por 66,4% do investimento empresarial em pesquisa e desenvolvimento.

Assim, uma das possibilidades para o setor industrial brasileiro é investir em manufatura avançada, visto que é um segmento em ascensão, por meio de alianças estratégicas e de comércio exterior.

6 carreiras que estarão em alta em 2025

  • 1) Medicina Geriátrica. O envelhecimento da população pode ser consequência de alguns fatores. ...
  • 2) Cientista de Dados. ...
  • 3) Biotecnólogo. ...
  • 4) Profissionais Criativos. ...
  • 5) Advogado de Propriedade Intelectual e Direito Digital. ...
  • 6) Gerente Comercial. ...
  • Aprendizagem ao longo da vida.

Entre os setores que mais contratam na atualidade, estão o Agronegócio, o setor Farmacêutico e o da Tecnologia. Há grande demanda por profissionais com conhecimento na área cível, principalmente devido aos efeitos da pandemia, que aumentaram as necessidades de reestruturar dívidas corporativas e renegociar contratos.

As profissões mais bem pagas do futuro
Engenheiros industriais. Gerentes de marketing. Especialistas em suporte ao usuário de computador. Especialistas em recursos humanos.