Quais os 3 principais navegadores?

Perguntado por: amesquita . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.3 / 5 18 votos

Quais são os navegadores mais utilizados na atualidade?

  • Chrome (74,86% da preferência dos usuários);
  • Safari (9,93% dos acessos);
  • Opera (5,3% dos acessos);
  • Edge (3,69% dos acessos);
  • Samsung Internet (2,64% dos acessos);
  • Firefox (2,03% dos acessos)

Exemplos de browser ou navegador
Alguns exemplos de browsers atuais são o Internet Explorer, Google Chrome, Mozila Firefox, Opera e o Safari, para usuários do sistema operacional Apple.

Basicamente, existem quatro navegadores mais utilizados nos celulares: Chrome, Safari, Opera e Firefox. Dependendo do aparelho que você utilizar, um deles já vem instalado na configuração padrão. O Android, por exemplo, traz o Chrome, enquanto o iPhone tem o Safari.

WorldWideWeb

O cientista de computação britânico Tim Berners-Lee criou o primeiro servidor web e o primeiro navegador web gráfico em 1990, enquanto trabalhava no CERN, Organização Europeia de Pesquisa Nuclear, na Suíça. Ele batizou sua nova janela para a internet de "WorldWideWeb".

Veja a seguir um resumo dos principais navegadores que você vai encontrar, a começar pelo Google Chrome:

  • Google Chrome.
  • Firefox (Mozilla Firefox)
  • Microsoft EDGE (Antigo Internet Explorer)
  • Safari.
  • Opera.
  • Samsung Internet Browser.

Os navegadores, ou em inglês browsers, são programas concebidos para abrir páginas de Internet, conhecidas também por web sites ou simplesmente sites, que podem ser escritas em linguagens como HTML, HTML5 ou XHTML. Estes sites têm de estar hospedados em servidores Web (ou em inglês Web Servers).

Se você está preocupado com segurança e privacidade, suas melhores opções são Tor, Firefox e Brave. Entretanto, Tor não é particularmente fácil de usar para uso diário. Isso o deixa com Brave ou Firefox. Sua escolha dependerá se você quer usar um navegador baseado em Chrome ou uma alternativa.

Navegadores de Portugal: Pedro Álvares Cabral, Afonso de Albuquerque, Vasco da Gama, Fernão de Magalhães, João Gonçalves Zarco, Pêro da Covilhã

Tim Berners-Lee, que foi um dos pioneiros no uso do hipertexto como forma de compatilhar informações, criou o primeiro navegador, chamado WorldWideWeb, em 1990, e o introduziu como ferramenta entre os seus colegas do CERN em Março de 1991.

Um navegador web te leva para qualquer lugar na internet. Ele obtém informações de outras partes da web e as exibe em seu computador ou dispositivo móvel. As informações são transferidas usando o Protocolo de Transferência de Hipertexto, que define como textos, imagens e vídeos são transmitidos na web.

A Navegação na Antiguidade foi impulsionada por povos antigos que se lançaram aos mares, entre eles os viquingues, Gregos e Fenícios. A maioria dos povos antigos usavam navios de guerra em grandes batalhas, como os Gregos nos 500 anos de guerra contra os Persas.

Entre os mais famosos exploradores deste período, destacam-se Cristóvão Colombo (pela descoberta da América), Vasco da Gama (do caminho marítimo para a Índia), Vicente Yáñez Pinzón, Pedro Álvares Cabral, Bartolomeu Dias, Américo Vespúcio, John Cabot, Fernão de Magalhães, Willem Barents, Zheng He, Abel Tasman e James ...

O StartCounter realizou nova pesquisa, elencando os navegadores mais utilizados no mundo. A larga liderança segue com o Google Chrome. Mas, agora, o Safari passou a ser o segundo mais usado, desbancando o Edge.

Tim Berners-Lee

1. Quem inventou a Internet? O físico britânico Tim Berners-Lee é o nome responsável pela Internet como conhecemos hoje. Em 1989, ele inventou a World Wide Web (WWW), um sistema que, em pouco tempo, permitiria a criação da Internet comercial e, assim, a popularização da rede.

Entre 2002 e 2003, por exemplo, o Internet Explorer estava presente e ativo em 95% dos computadores no mercado.

Edge

Escolher o melhor entre os dois depende de preferências pessoais do usuário. Porém, o Edge sai na frente quanto o assunto é desempenho e privacidade. Quem gosta de jogar também deve preferir o navegador da Microsoft, já que deixá-lo aberto não consome tanta memória RAM quanto o Chrome.

Muitos iniciantes na web confundem mecanismos de pesquisa e navegadores. Tornemos tudo mais claro: um navegador é uma aplicação de software que recupera e renderiza páginas web; um mecanismo de pesquisa é um website que ajuda pessoas a encontrarem páginas web de outros websites.

Mozilla Firefox
Uma das opções mais conhecidas, antigas e considerada por muitos, como a melhor, o Mozilla Firefox precisa constar dessa lista. Caracteriza-se por ser um dos programas do gênero que mais lança atualizações, seja para corrigir problemas e bugs, seja para incluir novos recursos ou aprimorar os existentes.

Criado com a mesma tecnologia do Chrome, o Microsoft Edge tem recursos integrados adicionais, como o início rápido e as abas inativas para dormir, que melhoram a sua experiência de navegação com desempenho e velocidade de primeiro nível e otimizado para funcionar melhor com o Windows.

A seguir, saiba quais são os navegadores mais usados e os dados de acesso:

  • Chrome (74,86% da preferência dos usuários);
  • Safari (9,93% dos acessos);
  • Opera (5,3% dos acessos);
  • Edge (3,69% dos acessos);
  • Samsung Internet (2,64% dos acessos);
  • Firefox (2,03% dos acessos)

Embora o Safari seja um claro vencedor no quesito de velocidade, ele não está disponível para Windows. Os usuários de PC que priorizam a velocidade podem optar pelo Microsoft Edge, seguido pelo Chrome e, finalmente, o Firefox.