Quais os artesanatos da região sudeste?

Perguntado por: afarias . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

Os artesãos são muito criativos, utilizando fibras de coco, taquara, cipó e bambu para confeccionar cestos, balaios e abanos, acessórios indispensáveis devido às altas temperaturas da região.

Os bordados, os trançados em talas, bambu e fibras têxteis, os crochês e tricô e o trabalho em couro estão espalhados por várias partes de Minas Gerais.

O artesanato tradicional compreende os saberes e modos de fazer artesanal que são passados de geração em geração em uma comunidade. Os objetos tradicionais fazem parte do modo de vida das pessoas de um local, em atividades cotidianas ou eventos importantes.

O artesanato é reconhecido em áreas como a de bijuterias, bordados, cerâmica, vidro, gesso, mosaicos, pinturas, velas, sabonetes, saches, caixas variadas, reciclagem, patchwork, metais, brinquedos, arranjos, apliques, além de várias técnicas distintas utilizadas para a fabricação de peças.

Apresenta grande pluralidade cultural, com manifestações de origem indígena, africana, europeia e asiática. As manifestações culturais da Região ocorrem através de elementos como: Congada – A presença desse bailado popular é assinalada no Brasil colônia e ocorre do Ceará ao Rio Grande do Sul.

Artigos feitos à mão com palha trançada, costurados em renda e bonecos de barro. Esses são alguns dos exemplos das técnicas que compõem o trabalho do artesanato nordestino no Brasil.

Artesanato da Região Norte
Faz parte do artesanato nortista objetos feitos a partir de barro, cerâmica, couro, madeira, pedra-sabão e sementes, os quais dão forma a bijuterias, artigos de decoração, entre outros. A cerâmica marajoara é um exemplo de artesanato importante da região.

5 principais tendências de artesanato para 2021 e 2022

  1. Enxovais e decoração infantil. Tudo que envolve crianças tem aquele toque de fofura e delicadeza. ...
  2. Crochê e tricô ...
  3. Cosméticos artesanais. ...
  4. Feltro. ...
  5. Acessórios da moda.

O artesanato em cerâmica, de origem indígena e desenvolvido especialmente nos vales do Jequitinhonha e São Francisco, é dos mais difundidos da produção mineira.

Segundo a Unesco, o produto artesanal é aquele que um artesão manualmente ou com processos e uso de equipamentos manuais, produz algo que não possua interferência industrial no processo desde o começo até sua embalagem.

O início desse ofício remete ao período neolítico, cerca de 6.000 a. C., no momento em que os grupos humanos fixaram suas moradias e introduziram a prática da agricultura, além de passarem a polir pedras, fabricar cerâmicas, tecer fibras animais e vegetais e retratar os rituais, danças e lutas nas pinturas rupestres.

O artesanato consiste no próprio trabalho manual ou criação de um artesão. Com a mecanização da indústria, o artesão é visto como aquele que produz objetos que fazem parte da cultura popular.

Na primeira forma de expressão, a arte desenvolve o artista que é capaz de captar sentimentos, sensações e manifestações do seu público. Já no artesanato, ele também desenvolve um dom. Mas o que conta aqui é o seguimento de técnicas e tendências que fazem dos seus produtos atrativos.

Quais são os 8 tipos de artesanatos mais vendidos?

  • Crochê e tricô Apesar de serem duas técnicas diferentes, o resultado final pode acabar muito similar, não é mesmo? ...
  • Cosméticos artesanais. ...
  • Velas terapêuticas. ...
  • Acessórios. ...
  • Artesanatos com reciclagem. ...
  • Macramê ...
  • Biscuit. ...
  • Artesanato em feltro.

O artesanato aparece como uma das ferramentas que mais beneficiam no desenvolvimento da criança. Concentração, disciplina e criatividade são algumas das consequências desse aprimoramento do lado artístico dos pequenos e ajudam, não só na escola, mas também na vida em sociedade.