Quais os impactos que a indústria 4.0 gerou nas empresas brasileiras?

Perguntado por: ivarela . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Entenda os impactos da indústria 4.0

  • Na sociedade. É importante falar que as mudanças advindas da indústria 4.0 não ocorrem apenas dentro das fábricas. ...
  • Nos negócios. ...
  • Na mão de obra. ...
  • No Brasil. ...
  • Aumento de produtividade. ...
  • Digitalização das mercadorias. ...
  • Dados que moldam produtos. ...
  • Previsão das linhas de produção.

Em relação aos aspectos negativos que a nova tecnologia pode trazer são: redução dos postos de trabalho, gastos com treinamento de profissionais não qualificados e inicialmente aumento dos custos da implantação da tecnologia.

Principais aspectos positivos:
- Os salários nas indústrias, com o tempo, ficaram mais atrativos do que no campo; - A industrialização gerou renda, aumentou o consumo e impulsionou o crescimento da economia brasileira; - O preço de produtos industrializados passou a ficar mais barato para o consumidor brasileiro.

Um dos grandes impactos da indústria 4.0 está relacionado à mão de obra. É forte a diminuição tanto de postos de trabalho quanto de atividades repetitivas e braçais. O modelo de fábrica como se conhece está mudando. Os trabalhadores apresentarão um papel mais estratégico, voltado para o conhecimento técnico.

Para tanto, são grandes os desafios para o desenvolvimento da Indústria 4.0 no Brasil, podendo então ser citados a falta de investimentos equipamentos que possibilitem o de novas tecnologias, a mudança e alteração nos layouts produção, a modificação dos processos da cadeia produtiva, o investimento em informação e ...

Como está o Brasil e a Indústria 4.0 hoje? A Indústria 4.0 no Brasil 2021 ainda está em desenvolvimento, hoje sendo mais um conceito do que propriamente uma realidade aplicada, visto que ainda são poucas as indústrias que contam com recursos avançados de tecnologia em seus serviços.

A inteligência artificial nos dará aulas
Tutores virtuais, chatbots, aulas em realidade virtual, autodidatismo serão algumas das tendências apreciadas nas instituições de ensino do futuro. A curiosidade do aluno é que ditará seu ritmo de aprendizagem e programa de ensino.

Essa tecnologia 4.0 facilita o gerenciamento de informações, que permite coletar, armazenar e disponibilizar dados muito mais rápidos e seguros de qualquer lugar. Isso ajuda bastante as empresas do ramo logístico, por permitir que elas prestem serviços em diferentes localidades.

Indústria 4.0 e Sustentabilidade
A indústria 4.0 traz um impacto profundo em toda cadeia produtiva global, embarcando uma série de tecnologias que permitirão o uso mais eficientes de recursos (físicos, financeiros, informacionais e tempo) e, como consequência, tornará produtos e serviços mais competitivos.

Os impactos causados pela Indústria 4.0 afetam (e afetarão) o mercado como um todo. Novos modelos de negócios e profissões (que podem, inclusive, substituir os que já existem) e demandas inéditas por parte das empresas são apenas alguns exemplos de como essa Revolução pode (e vai) mudar o mundo.

Pontos positivos: a oferta de emprego e renda para a população; o desenvolvimento de novas tecnologias; a disponibilidade de uma grande variedade de produtos e o grande recolhimento de impostos. Pontos negativos: o elevado impacto ambiental; a ocorrência de desemprego estrutural; e a precarização do trabalho.

- O Brasil deixou a dependência de produtos nas áreas agrícolas incluindo exportações. - O uso de máquinas no setor industrial gerou desemprego nesse setor de trabalho. - Aumento da poluição do ar e de rios devido a contaminação feita pelas indústrias através de fumaça e produtos químicos jogados ao meio ambiente.

Entre os principais impactos podemos destacar:

  • Poluição do ar. ...
  • Destruição da fauna e da flora. ...
  • Contaminação da água. ...
  • Aquecimento global.

O impacto da tecnologia no mercado de trabalho
Com os avanços tecnológicos surgem novas soluções para um mercado mais produtivo e lucrativo, o que resulta em profundas transformações, como a extinção de determinados cargos e o surgimento de novas profissões.

Transformações na estruturação do mercado de trabalho; A velocidade, o alcance e o impacto das transformações no sistema produtivo e nas estruturas socioculturais de maneira mais abrangente, dinâmica e rápida; Necessidade de uma mão-de-obra qualificada; E, por fim, a desigualdade.

Este salto tecnológico passa por dois desafios na indústria nacional: a eficiência energética e a mão de obra qualificada. Duramente afetada nos últimos anos, a indústria brasileira enfrentou a redução da atividade da economia internacional, a concorrência estrangeira e os custos da produção no País.