Quais os locais com mais probabilidade de surgimento de infiltrações?

Perguntado por: spacheco . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

A mais comum é observada em banheiros e em outros ambientes molhados. No entanto, podem surgir também em qualquer cômodo da casa. Geralmente, as infiltrações geram mofo, podendo causar alergias ou outras enfermidades. E ainda ocasionar problemas com os vizinhos.

A maioria das infiltrações acontece por conta de intempéries, ou seja, pela ação direta da chuva sobre os telhados, paredes e fachadas da construção. Quando a água encontra qualquer brecha na vedação, ela vai se acumulando na infraestrutura e gradualmente formando infiltração.

Acontece quando a água que percorre os poros do solo encontra elementos da fundação, como pilares. Se eles não estiverem bem impermeabilizados, essa umidade sobe para as paredes causando a infiltração.

Para evitar, use sempre o impermeabilizante certo, destinado para cada espaço. Há vários tipos no mercado, certifique-se sobre melhor opção para o cômodo. Há, por exemplo, impermeabilização rígida para paredes e pisos e flexível para lajes.

Infiltração é o processo de passagem da água pela superfície do solo. Percolação é o avanço descendente da água na zona não saturada. Infiltração é o processo de passagem da água pela superfície do solo. Percolação é o avanço descendente da água na zona não saturada.

Veja os principais sinais de infiltração!

  1. Bolhas na pintura. O surgimento de bolhas na parede, geralmente, sinaliza uma infiltração de água da chuva nas paredes externas da construção. ...
  2. Manchas com tonalidades acinzentadas ou pretas nas paredes. ...
  3. Manchas ou rachaduras no teto. ...
  4. Rodapés soltos ou manchados.

Tipos de Umidade

  1. Umidade decorrente de intempéries. a) É um tipo de infiltração decorrente da água da chuva que penetra diretamente pela fachada e/ou cobertura do edifício, em conseqüência de uma impermeabilização deficiente.
  2. Umidade por condensação. ...
  3. Umidade ascendente por capilaridade. ...
  4. Umidade por infiltração.

Manchas escuras, mas especificamente acinzentadas ou pretas, são indícios de infiltração e umidade no local. Mesmo pintando o local, em pouco tempo elas voltam a surgir. Geralmente são resultantes de vazamentos na tubulação do apartamento ou mesmo do vizinho que acabam se infiltrando para outros locais.

As causas da presença de umidade nas edificações são:

  • Umidade de infiltração;
  • Umidade ascensional;
  • Umidade por condensação;
  • Umidade de obra;
  • Umidade acidental.

Então, em grande parte dos casos, poderemos repetir a viscossuplementação a cada 6 meses e quantas vezes forem necessárias. Ressaltamos que a infiltração por si só não costuma trazer a cura das doenças ou lesões.

As indicações mais comuns são as osteoartrites, contusões nos esportes, processos inflamatórios como tendinites, nódulos, epicondilite, entre outros.

Impermeabilização das paredes
Com isso, o seu reboco torna-se impermeabilizante, o que ajuda a evitar possíveis infiltrações nesse local. No caso das paredes externas, optar pela pintura impermeável pode ser uma ótima solução!

Normalmente, 5 anos após uma construção ser erguida, a estrutura se acomoda e as infiltrações na manta passam a aparecer. A água penetra na estrutura e passa pelas fissuras já existentes no concreto.

No caso da infiltração, como dito anteriormente, trata-se de um excesso de umidade causado pela passagem de água em determinado ponto. Já o vazamento é caracterizado por um buraco ou abertura em estruturas de passagem de água.