Quais os pontos de referência do crânio?

Perguntado por: icordoba . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Os pontos de referência são a glabela e a protuberância occipital externa. Medida Ântero-Posterior. Os pontos de referência são a glabela e protuberância occipital externa, passando a fita métrica ao longo da sutura sagital.

É atravessada por três suturas (articulações que não permitem mobilidade): Sutura Coronal: entre os ossos frontal e parietais; Sutura Sagital: entre os dois parietais (linha sagital mediana); Sutura Lambdóide: entre os parietais e o occipital.

Pontos craniométricos são pontos anatômicos utilizados como referência para craniometria (medidas realizadas em crânio seco) e Cefalometria (medidas realizadas tomando radiografias por base).

O crânio é composto de quatro suturas primárias (metópica, sagital, coronal e lambdoide), três suturas secundárias (frontonasal, escamosa temporal e frontoesfenoidal) e quatro ossos principais (temporal, frontal, parietal e occipital).

PVO – Plano vertical do ouvido ou linha médio coronal: divide o crânio em partes anteriores e posteriores; LGM – Linha globelo meatal: refere-se a uma linha entre a glabela e o meato acústico externo; LOM – Linha orbito meatal: localiza-se entre o canto externo do olho e o MAE.

Para descrição do corpo humano, o ponto de referência é o plano mediano. A partir dessa informação indispensável, podemos tranquilamente descrever as estruturas em medial ou lateral. Medial é aquela estrutura mais próxima do plano mediano, lembrando-se que estamos pensando em posição anatômica.

A posição anatômica refere-se a pessoas — independentemente da posição atual em que possam estar — como se estivessem de pé com: Cabeça, olhos e dedos do pé direcionados anteriormente (para frente). Membros superiores ao lado do corpo com as palmas viradas para frente.

Anatomia do crânio. O crânio é separado por três partes, que são neurocrânio, viscerocrânio e ouvido médio.

Os ossos do crânio fazem parte do esqueleto axial, conjunto de ossos que protege o sistema nervoso central. O neurocrânio é a parte do crânio que envolve o encéfalo e as meninges cranianas, sendo formado por 8 ossos: frontal, parietais (2), occipital, temporais (2), etmoide e esfenoide.

A sutura coronal ou frontal separa o osso frontal dos dois ossos parietais; A separação entre estes dois ossos na linha média é a sutura sagital. Na parte posterior, a sutura lambdóidea separa os ossos parietais do osso occipital.

O osso occipital apresenta uma protuberância na parte central que é evidente in vivo e pode ser apalpado, sendo chamado de ínio ou protuberância occipital externa. Lateralmente à protuberância, encontra-se a linha nucal superior e, inferior à linha nucal superior, a linha nucal inferior menos evidente.

As suturas cranianas são regiões maleáveis do crânio que permitem que o cérebro cresça e se desenvolva. Essas suturas apresentam períodos de maturação (fechamento) diferentes, que podem ocorrer desde os primeiros meses de vida até a idade adulta.

— Plano aurículo orbitário ou de Frankfurt (horizontal), com pontos de referência em: Porion direito e esquerdo e Orbitale esquerdo.

Tipos de suturas

  • Sutura intradérmico simples e contínua.
  • Sutura colchoeiro simples e contínua.
  • Sutura Donnati simples e contínua.
  • Sutura de Lembert simples e contínua.
  • Sutura de Cushing.
  • Sutura com eversão.
  • Sutura de Halsted.
  • Sutura de Connel.

As suturas são articulações que se formam conforme os ossos do crânio entram em contato um com o outro durante o desenvolvimento. Ao nascimento, as suturas são ligeiramente móveis (anfiartroses), devido às áreas de tecido conectivo entre os ossos do crânio, denominadas fontanelas.

O Crânio é composto de 22 ossos: oito ossos cranianos e 14 ossos faciais. Os ossos móveis são a mandíbula e os do ouvido (bigorna, martelo e estribo). A abóbada craniana envolve e protege o cérebro, fazendo parte também da cavidade do nariz e das órbitas.

A Telerradiografia é uma radiografia frontal ou lateral da face, cabeça e crânio.