Quais os principais íons?

Perguntado por: lmachado . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Lista de íons

NomeFórmulaNome histórico
Cátions simples
AmônioNH+ 4
HidrônioH3O+
Mercúrio(I)Hg2+ 2mercuroso

Íons são espécies atômicas formadas quando uma espécie eletricamente neutra perde (cátions) ou ganha elétrons (ânions). Bateria automotiva de lítio para carros elétricos. Nessa modalidade de bateria, íons de lítio são protagonistas no processo eletroquímico.

Íons são um componente químico que resultam do processo de perda ou ganho de elétrons por meio de reações eletricamente carregadas. Este componente químico aparece nas reações a partir da necessidade do átomo de ter a mesma quantidade de prótons e elétrons.

O sódio, o potássio e o cloro são eletrólitos típicos encontrados no organismo. Esses são componentes essenciais de fluidos corporais, como sangue e urina e, ajudam a regular a distribuição de água ao longo do organismo além de desempenhar um papel importante no equilíbrio ácido básico.

Íons podem ser identificados com os sinais +, -, 2-, 2+... ao lado do átomo, que vão representar o número de elétrons que o átomo teria a mais ou a menos.

Compostos iônicos são aqueles que apresentam pelo menos uma ligação iônica entre seus componentes. Entre estes compostos temos, por exemplo, o cloreto de sódio (NaCl - sal de cozinha), o nitrato de sódio (NaNO3), o sulfato de sódio (Na2SO4), carbonato de cálcio (CaCO3), etc.

Os íons metálicos podem ocasionar também intoxicações para o organismo humano, sendo que os exemplos clássicos são os metais pesados como o chumbo, o cádmio e o mercúrio.

Potássio (K+), cloro (Cl-) e sódio (Na+) são íons que participam do equilíbrio osmótico celular.

A ionização ocorre quando colocamos uma substância molecular (que não possui íons) na água e há uma reação com resultante formação de íons que conduzem eletricidade. A ionização é um fenômeno que ocorre quando uma substância molecular entra em contato com a água, reagindo e formando íons.

As ligações químicas são as interações que ocorrem entre átomos para se tornarem uma molécula ou substância básica de um composto. Existem três tipos de ligações: covalentes, metálicas e iônicas.

O cátion é o íon que perdeu um ou mais elétrons e ficou com carga positiva. Já o ânion é o íon que ganhou um ou mais elétrons e ficou com carga negativa. A carga elétrica do íon corresponde à diferença entre o número de prótons (cargas positivas) e elétrons (cargas negativas).

A ligação iônica, também chamada de ligação eletrovalente ou heteropolar, é um tipo de ligação química que ocorre quando o átomo de um metal cede definitivamente um ou mais elétrons para o átomo de um ametal, semimetal ou hidrogênio.

Os íons negativos são muito úteis ao corpo humano, pois facilitam às células a absorção do oxigênio.

Os íons são espécies químicas carregadas eletricamente, sendo formados quando um átomo ou um grupo de átomos perde ou ganha elétrons na sua eletrosfera. Se o átomo ganhar elétrons, ele torna-se um ânion, ficando com carga negativa.

Michael Faraday

História. Os íons foram pela primeira vez teorizados por Michael Faraday por volta de 1830, para descrever as porções de moléculas que viajavam, quer na direção do ânodo, quer na direção do cátodo.

Geralmente os átomos possuem o mesmo número de prótons e elétrons; Átomos que ganham ou perdem elétrons são chamados de íons; Na maioria dos casos, o íon é formado a partir da perda ou ganho de elétrons em um átomo, há casos em que o número de prótons é modificado, mas isso é extremamente raro.

Plural: iones ou íons. Origem etimológica:grego iôn, ióntos, particípio presente de eimi, ir.

Para determinar o número de prótons e elétrons, basta lembrar que o número atômico é igual ao número de prótons e ao número de elétrons. Logo, o átomo de ferro apresenta 26 prótons e 26 elétrons. Obs.: Como o número de elétrons é igual ao número de prótons, esse átomo apresenta 18 elétrons.

Os principais eletrólitos celulares são o potássio, magnésio, fosfato, sulfato, bicarbonato e quantidades menores de sódio, cloreto e cálcio. As grandes proteínas e alguns tipos de ácidos orgânicos ionizáveis existem exclusivamente no líquido intracelular; não existem no plasma nem no líquido intersticial.