Quais os principais umectantes?

Perguntado por: oandrade5 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Entre os agentes umectantes, destacam-se: glicerina, D-pantenol e ácido hialurônico, fundamental no tratamento de rugas e marcas de expressão.

Hidratantes umectantes

  • glicerina (a vegetal é item obrigatório em todos os nossos sabonetes);
  • ureia;
  • ácido hialurônico;
  • lactato de amônio;
  • colágeno.

A maioria dos agentes umectantes é encontrada em cremes hidratantes, loções, tônicos, xampus, condicionadores, tônicos capilares, cremes para cabelos, protetores solares, entre outros, usados para manter a pele e cabelos hidratados.

Umectante. A glicerina tem uma forte propriedade umectante, ou seja, ajuda na hidratação da pele ao atrair água para moléculas e impedir que o líquido evapore. Por causa dessa característica, ela também é conhecida como uma substância hidrofílica.

A umectação, por ser à base de óleos vegetais, repõe a oleosidade natural dos fios, mantendo-os hidratados e cheios de vida – não à toa, o nome do processo vem justamente da ideia de umedecer os fios. E não é só isso: uma vez saudáveis, brilhantes e livres do frizz, os cabelos crescem de forma mais rápida.

Entre os principais umectantes, destacam-se: a glicerina, os poliglicóis, os sacarídeos e os polissacarídeos, e os extratos vegetais.

A hidratante é aquela que aumenta o teor de água da pele e ajuda a mantê-la macia e a umectante mantém e retém a umidade.

Umectante. Os umectantes consistem em aditivos que reduzem a perda de umidade dos alimentos. Assim, eles impossibilitam o ressecamento do alimento, para isso, eles capturam a umidade do ambiente. O glicerol é um importante exemplo de umectante.

Como fazer: Divida o cabelo em seções e aplique o óleo da raiz às pontas, enluvando cada uma delas com cuidado. Depois, deixe o produto agir por, no mínimo, duas horas. Na hora de retirar o óleo, pegue um condicionador de textura leve e aplique-o em todo o cabelo e deixe agindo de 20 a 30 minutos.

Emoliência capilar é sinônimo de fios com um caimento mais leve e maleável. O conceito de emoliência capilar vem dos ingredientes chamados emolientes - por exemplo os óleos de flores ou as manteigas de karité ou babaçu -, de alguns produtos nutritivos, que proporcionam mais maleabilidade aos fios.

De custo x benefício, o da Neutrogena é o melhor dos três. Custa entre R$7 e R$11 em supermercados e farmácias, é leve, absorve rápido, não deixa sensação pegajosa e o cheiro é quase imperceptível. O hidratante da Natura também é muito bom.

Sua fórmula ajuda a reter a umidade na parte interna dos fios, promovendo maciez e evitando a quebra.

A glicerina pode ser utilizada como anticongelante. Também é usada como adoçante e como base na fórmula de fabricação de explosivos, tintas e lubrificantes. De um tempo para cá, também passou a ser usada em produtos para cuidados da pele e dos cabelos.

Tipos de emolientes
Manteiga de karité: é um agente emoliente natural que protege a pele, proporcionando sensação aveludada e suavizante. É usado nas concentrações de 1 a 5%. Vaselina: tem propriedade emoliente, suaviza e lubrifica a pele com ação protetora.

Deste modo, simplificadamente podemos dizer que os umectantes são os responsáveis por umedecer e os emolientes por amolecer. Logo, são eles os principais componentes de formulações cosméticas quando o foco do produto é a hidratação.

A glicerina bi destilada faz parte da produção de tintas e vernizes, cremes dentais e produtos de limpeza. Assim como em brinquedos como massinhas e slimes, lubrificantes veiculares e outros. É também muito usada também na fabricação de químicos para têxteis grandes, como amaciantes e deposição de cores.

Um dos principais benefícios da glicerina para o cabelo cacheado, ondulado e crespo é a umectação e hidratação profunda. Justamente pela sua capacidade de reter umidade no interior dos fios de cabelo, ela consegue deixá-los mais hidratados, macios e brilhosos.

Os melhores óleos para umectação capilar

  • Óleo de abacate. Esse é um dos melhores e mais conhecidos óleos para umectação. ...
  • Óleo de linhaça. ...
  • Óleo de Manketti. ...
  • Óleo de Oliva. ...
  • Óleo de amêndoas. ...
  • Óleo de gérmen de trigo. ...
  • Óleo de Macadâmia. ...
  • Óleo de coco.

O óleo de jojoba é a melhor opção para tratar o cabelo ressecado enquanto dá um brilho intenso aos fios. O óleo age diretamente no ressecamento do cabelo, tratando e evitando a volta do problema. Além disso, ele ameniza o frizz, fortalece as madeixas e atua na proteção contra o ressecamento.