Quais os sintomas de costela inflamada?

Perguntado por: rpadilha . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

É a inflamação da cartilagem que conecta a costela ao osso esterno. A dor, que vem acompanhada com inchaço, costuma ser intensa e pode ser confundida com ataque cardíaco.

Quando as causas de dores nas costelas são simples, como inflamação das articulações e tensão muscular, os sintomas podem ser tratados em casa com a administração de analgésicos de venda livre, compressas frias e repouso. Em outras situações, massagens e sessões de acupuntura podem ajudar na redução dos sintomas.

A tomografia computadorizada (TC) também é um método muito utilizado no diagnóstico de doenças acometendo costela, podendo ser indicado, por exemplo, em casos de traumas de costelas, já que, nessas situações, a radiografia mostra-se negativa em até 60% dos casos.

O que fazer: em muitos casos os sintomas melhoram após 2 ou 3 dias apenas com descanso e aplicação de compressas quentes na região, mas também pode ser necessário tomar analgésicos, como Naproxeno ou anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno, preferencialmente receitados pelo clínico geral.

Muitas vezes confundida com dor muscular, porém,o principal diferencial está, na história clínica do paciente, e na dor quando puxar fundo o ar. A dor na costela pode ser sentida em diversas parte do tronco, como acima do umbigo, no peito e na lateral do abdômen.

A dor que você sente está localizada embaixo da lateral esquerda, uma sensação de dor e pressão. De repente, você começa a perceber que pode ser gases. A dor de gases é uma das queixas mais comuns que os médicos enfrentam em sua prática diária.

A dor nas costelas é uma condição pouco comum de acontecer e, na grande maioria das vezes, está associada a pancadas na região do peito ou das costelas, podendo surgir devido a acidentes de trânsito ou impactos durante atividades físicas.

A compressa quente é eficiente, pois o calor relaxa os músculos e ativa a circulação sanguínea na região, diminuindo a dor. Você pode usar uma bolsa de água quente ou toalha úmida aquecida na região dolorida durante 15 a 20 minutos.

Veja abaixo algumas dicas que podem ajudar a melhorar as dores nas costas:

  • Compressas quentes. Calor é benéfico para as costas. ...
  • Banhos quentes. ...
  • Suplementação de minerais. ...
  • Massagem com erva cidreira. ...
  • Massagem com erva de-são-joão. ...
  • Compressa de trigo. ...
  • Exercícios. ...
  • Ajuda com travesseiro.

O hipocôndrio é a região abaixo das costelas. Quando um indivíduo relata dor embaixo da costela do lado direito, as causas mais comuns são pedra na vesícula, problemas no fígado ou algum problema no intestino.

Aqui estão alguns sinais que podem indicar que o seu corpo está inflamado:

  1. Dor crônica. A dor crônica é uma das principais indicações de inflamação crônica. ...
  2. Fadiga. Fadiga é outro sinal comum de inflamação. ...
  3. Problemas digestivos. ...
  4. Pele irritada. ...
  5. Ganho de peso. ...
  6. Dieta anti-inflamatória. ...
  7. Exercício físico.

dor intensa e aguda no peito, que piora quando o paciente realize determinados movimentos, como respirar ou mesmo quando fica estressado e acaba tensionando os músculos; falta de ar; tórax mais sensibilizado; dor que piora ao tossir ou respirar fundo.

Quem faz o tratamento e conduta destes casos é cirurgião torácico.

Sintomas

  1. Dor no tórax, que se agrava ao tocar o tórax ou ao respirar,rir ou tossir;
  2. Dor que aumenta ao realizar movimento de torção no tronco;
  3. Hematomas no local;
  4. Dificuldade respiratória.

A costocondrite é uma inflamação na costela ou na cartilagem que conecta uma costela ao esterno. Esta condição leva a dores no peito semelhantes as de um ataque do coração ou outros problemas cardíacos. Quando é acompanhada de inchaço, a condição é chamada de Síndrome de Tietze.

A inflamação é a resposta de proteção normal do corpo a uma lesão. Ocorre quando os nossos glóbulos brancos lutam para nos proteger de uma infecção, por exemplo por bactérias ou vírus.

O principal órgão que se encontra sob esta região é o baço. "O hipocôndrio esquerdo é uma região que não possui muitos órgãos que causam dor. Tem o baço, a pontinha do pâncreas e um pouquinho do intestino. Sentir dor repentina no hipocôndrio esquerdo é raro de acontecer.