Quais são os sintomas da gastrite inflamada?

Perguntado por: ogoncalves . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Azia, perda de apetite, enjoo e dor abdominal são alguns sintomas da gastrite, inflamação na mucosa do estômago que possui diversos tipos. A doença é bastante comum entre os brasileiros e, segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia, cerca de 2 milhões de pessoas são acometidas pela doença por ano.

Enquanto a gastrite acontece no estômago, corroendo seu revestimento, e causando desconforto na região abdominal; o refluxo atinge a região do esôfago, causando queimação e azia logo após a ingestão de alimentos (o que é agravado em alguns casos). Também há episódios de intensa dor no tórax e tosse seca.

A dor da gastrite é circunscrita, começa na região epigástrica, logo abaixo do esterno, osso vertical situado na parte anterior do tórax. Na prática, a queixa é de dor na “boca do estômago” que pode irradiar-se para outras regiões do corpo e confundir-se até com a dor do infarto, por exemplo.

Prevenindo a gastrite
Para estas pessoas, os médicos podem receitar junto com o anti-inflamatório, um antiácido como ranitidina ou omeprazol.

Os sintomas iniciais do câncer de estômago são bastante inespecíficos: os pacientes costumam se queixar de queimação no estômago, má digestão, dificuldade de engolir (deglutição) e refluxo ácido.

Sente o estômago inchado? Saiba o que consumir para amenizar a dor

  • Prepare chá de macela, que possui propriedades digestivas. ...
  • Consuma frutas cítricas que auxiliam na digestão. ...
  • Invista nos probióticos a longo prazo. ...
  • Lembre-se de comer devagar e manter hábitos alimentares saudáveis.

Alguns dos medicamentos mais usados para o tratamento de gastrite são:

  • Esomeprazol Magnesio.
  • Omeprazol.
  • Pantoprazol.
  • Mylanta.

Elimine os alimentos irritantes da sua dieta
Essa é a dica mais importante no tratamento de gastrite. Elimine todos os alimentos e guloseimas que podem irritar a mucosa do estômago. A maioria das pessoas que tem gastrite sentem a piora dos sintomas quando ingerem alimentos processados, fritos ou picantes.

Pode sim a tontura ter ligação com a gastrite. Nem sempre a relação é direta, pode ser de forma indireta; como é o caso da pessoa que sofre de estresse e ansiedade que acaba desenvolvendo gastrite e tontura causadas pela doença de base (ansiedade).

O chá de funcho, por vez, atua melhorando a digestão, enquanto chás como o de melissa, hamamélis, capim-limão e camomila podem ser úteis quando questões emocionais (como ansiedade, tristeza, raiva) ajudam a desencadear os sintomas da inflamação da mucosa (gastrite), pois têm propriedades calmantes/relaxantes.

A ação do medicamento acontece após o uso e o efeito será prolongado a cada tomada. Em até 90 dias, as lesões no estômago serão cicatrizadas na maioria dos pacientes.

“Também devem ser consumidos alimentos ricos em fibras, como pães integrais, torradas integrais, aveia, chia e granolas. Esses alimentos são indicados pelo fato de diminuírem a secreção do suco gástrico, reduzindo os sintomas da inflamação”, destaca.

Atualmente, o leite não é indicado por causa do efeito de tamponamento (resistência às alterações de pH no organismo) e rebote na secreção do ácido gástrico. Em outras palavras, as proteínas e o cálcio do leite estimulam a secreção de ácido clorídrico no estômago, o que piora os sintomas.

“A infecção pelo H. pylori pode provocar sintomas como dor ou queimação epigástrica, náuseas e vômitos. Estes sintomas podem ser facilmente confundidos com gastrites de outras etiologias, além de esofagites e úlceras gastroduodenais”, informa o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

O Omeprazol é indicado para tratar esofagite de refluxo, gastrite, úlcera gástrica e úlcera duodenal. Ele também funciona como um protetor gástrico para quem vai usar medicamentos que “machucam” o estômago.

Como aliviar a Gastrite?

  1. Passe longe de vícios. Fumar causa problemas de saúde, inclusive gastrite. ...
  2. Moderar no café O café exerce uma ação irritante se a mucosa do estômago estiver inflamada. ...
  3. Alimentação balanceada. ...
  4. Comer de três em três horas. ...
  5. Controlar o estresse e a ansiedade.