Quais são os sintomas de uma coluna inflamada?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Quais são os sintomas de uma coluna inflamada?

  • Dificuldade para realizar movimentos com o pescoço;
  • Sensação de dormência no ombro, braço, cotovelo, mão ou dedos;
  • Fraqueza em um dos braços;
  • Fraqueza nas pernas;
  • Alteração no funcionamento do intestino ou bexiga;
  • Dor ou dificuldade para respirar;
  • Incontinência urinária.

Anti-inflamatórios não esteroides
Esses remédios, como o ibuprofeno (Alivium, Advil), diclofenaco (Cataflam, Voltaren) ou naproxeno (Flanax), por exemplo, agem reduzindo a produção de substâncias inflamatórias no corpo, como as prostaglandinas e tromboxanos, ajudando a aliviar a dor lombar.

É quando uma pessoa tem dor na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna perto da bacia. É também conhecida como “lumbago”, “dor nas costas”, “dor nos rins” ou “dor nos quartos”.

Uma injeção epidural espinhal é uma opção de tratamento não-cirúrgico que pode fornecer alívio ou de curto ou longo prazo de sua dor cervical ou lombar com irradiação para os membros.

Deitar de lado com as pernas dobradas e para cima pode ajudar a aliviar a dor nas costas, permitindo que as articulações da coluna fiquem menos pressionadas. Além disso, coloque um travesseiro de corpo ou "king size" entre as pernas enquanto estiver deitado. Dobre os dois joelhos e erga-os até uma posição confortável.

Veja abaixo algumas dicas que podem ajudar a melhorar as dores nas costas:

  • Compressas quentes. Calor é benéfico para as costas. ...
  • Banhos quentes. ...
  • Suplementação de minerais. ...
  • Massagem com erva cidreira. ...
  • Massagem com erva de-são-joão. ...
  • Compressa de trigo. ...
  • Exercícios. ...
  • Ajuda com travesseiro.

A dor na coluna é muito comum e geralmente melhora em algumas semanas ou meses. Este tipo de dor pode estar associada a diferentes causas como má postura, esforços repetitivos e também problemas mais sérios como hérnia de disco, fraturas ou tumores. O tipo de dor nas costas também varia de acordo com a região afetada.

O primeiro sinal de alerta para tumores na coluna são dores noturnas e sem relação com atividades físicas. O paciente também pode apresentar deformidade progressiva da coluna e sintomas gerais, como febre, fadiga, perda do apetite e perda de peso excessiva.

Problemas mais graves podem estar relacionados à lombalgia ou dor na coluna lombar. No entanto, há casos em que a lombalgia é a manifestação de uma enfermidade mais grave. Ela pode, por exemplo, estar associada a fraturas osteoporóticas, infecções do trato urinário, pedra no rim e tumores.

Como identificar a dor muscular?

  1. dor com sensação de picada, formigamento, comichão, esfaqueamento ou queimação;
  2. rigidez, que ocasiona em desconforto e/ou dificuldade ao realizar certos movimentos;
  3. sensação de dormência ou formigamento;
  4. espasmos;
  5. inchaço.

Alguns remédios relaxantes musculares, como o carisoprodol, a ciclobenzaprina ou a orfenadrina, podem ser indicados pelo médico para o tratamento da dor muscular causada por contraturas musculares, torcicolo, fibromialgia, dor lombar ou crises agudas de artrite reumatoide, por exemplo.

A maioria das dores causadas por ciática ou hérnia de disco melhora em seis a oito semanas sem cirurgia. Mas se a dor nos braços ou nas pernas durar mais de uma semana, se agravar ou for acompanhada por fraqueza muscular ou dificuldade em controlar o intestino ou a bexiga, procure atendimento médico imediatamente.

Dor nas costas que piora à noite pode ser sintoma de Espondilite Anquilosante. Dor nas costas. Quem nunca teve um episódio levante a mão! As causas são variadas, como má postura, hérnia de disco, carregar coisas pesadas, excesso de atividade física, entre outras.

Alívio das diferentes dores musculares
Dor nas costas (dorsalgia): Dor na região das costas que pode ter várias origens: muscular, problemas nos nervos, ossos, articulações ou outras estruturas na coluna vertebral.

Se você já sofre com dores nas costas, dormir de barriga para baixo, por exemplo, pode agravar o incômodo. “O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo.

A compressa quente é eficiente, pois o calor relaxa os músculos e ativa a circulação sanguínea na região, diminuindo a dor. Você pode usar uma bolsa de água quente ou toalha úmida aquecida na região dolorida durante 15 a 20 minutos.

Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.

Hérnia de disco lombar

  • dor na parte inferior da coluna;
  • dor na nádega, coxa, perna e pé;
  • cãibras na perna;
  • formigamento e dormência na perna e pé;
  • fraqueza da perna e pé;
  • perda de controle esfincteriano (casos graves).

Os gases em excesso no intestino também causam cólicas no órgão, que são sentidas nas costas. Essas dores são, muitas vezes, sentidas em forma de pontadas finas.