Quais os tipos de choro na Bíblia?

Perguntado por: vreal . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

Deus, no seu infinito amor, fala da alegria de chorar o choro do arrependimento, o choro pela sede de justiça, pelo desejo de ver estabelecida a paz no mundo e o amor entre os homens. E este choro é alegre porque restaura a alma, vivifica o espírito, traz esperança, aproxima o homem do seu Criador.

Tal choro nos leva a buscar a presença de Deus, a Sua justiça, não a nossa, a nos lastimar pelos pecados, nossos e do mundo, a uma decisão de mudar, buscando a perfeição que existe somente em Deus. O choro também pode resultar de um coração quebrantado diante do Senhor.

Paulo servia ao Senhor com lágrimas, sofrendo perseguições, provações, mas permanecia com o coração, os olhos firmes no Senhor e ensinava a igreja aquilo que vivenciava em Cristo Jesus. Um dos livros da Bíblia em que podemos perceber tantas lágrimas é o de . choram” (Atos 30, verso 31).

No percurso do amadurecimento espiritual, as lágrimas surgem do pesar pela separação de Deus, do luto pela salvação perdida, e da consciência do pecado, que nos distância do coração do Senhor.

O choro foi criado a partir da mistura de elementos das danças de salão europeias e da música popular portuguesa e mais influências da música africana. Ele surgiu no Rio de Janeiro, por volta do final do século XIX. Suas principais características são a forma rondó, presença de compasso binário e um fraseado peculiar.

É preciso orar com fé para receber a companhia do Espírito Santo. Temos de acreditar com fé que Deus, o Pai, o Criador de todas as coisas, vive e quer que tenhamos o Espírito Santo, que Ele quer enviar-nos o Consolador.

Rm 8,35-39). “Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram.” É o convite a colocar-se “na pele do outro”, como expressão concreta de uma caridade verdadeira.

Deus não ignora nossas lágrimas.
Deus vê e se importa quando choramos diante dele. As lágrimas de arrependimento produzem perdão. As lágrimas de sofrimento serão enxutas por Deus. As lágrimas de tristeza serão transformadas em cantos de alegria.

Por que choramos na oração? Porque, nesse momento de intimidade com Deus, acontece um encontro nosso com o Senhor. Sob a luz de Deus Pai nós nos vemos como, de fato, somos. Choramos diante de Deus, pois nossas misérias se encontram com a Misericórdia do Pai.

A crise de choro que acontece sem um motivo é um sinal de que algo não está bem. Se você tem chorado mais do que o habitual e não consegue cessar as lágrimas, pode estar vivenciando uma depressão não diagnosticada, ou outro transtorno do humor.

Alguns chamam Jeremias de o profeta “chorão” por causa da mensagem triste que ele transmitiu e por que ele viu suas profecias referentes à destruição do povo de Judá serem cumpridas.

Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão” (Salmo 126:5) Você não pode ficar pensando para sempre, amigo leitor. Cedo ou tarde, terá de tomar suas decisões.

Você já soube de um caso real de alguém que chora sangue? É uma condição rara e alguns casos já foram registrados no mundo, sendo alguns frutos de ocorrências da chamada hemolacria e outros que ainda intrigam os médicos. A hemolacria é uma condição que se refere à presença de sangue nas lágrimas.

Em alguns momentos da nossa vida em que a alma está angustiada, as palavras não saem mas as lágrimas falam mais alto, você chora sem saber o porque, sem vontade, sem controle; mas simplesmente entra em um estado de nostalgia e isso lhe causa um grande mal estar emocional.

Quando a alma precisa chorar. Chorar é saudável, e chora, porque isso alivia a alma. Afinal, “Emoções expressadas, emoções superadas.” Adoro ouvir essas notícias que contam sobre velhas crenças existentes que vão desmoronando com o tempo.

O responsável por esse efeito é a adrenalina. Quando passamos por situações de estresse, como tristeza ou ansiedade, o cérebro envia uma mensagem para o corpo liberar uma dose extra desse hormônio, produzido pelas glândulas suprarrenais.

Diz-se que o “pai do choro” foi Joaquim Callado Jr., um exímio flautista mulato que organizou, na década de 1870, um grupo de músicos com o nome de “Choro do Callado”. Os historiadores concordam, em geral, que o chorinho brasileiro é um estilo peculiar de interpretar diversos gêneros musicais.

1 lacrimar, lacrimejar, lagrimar, lagrimejar. Lamentar: 2 carpir, choramingar, gemer, lamentar, lamuriar, lastimar, planger, prantear, queixar, soluçar, uivar, vagir.

Principais representantes do Choro. Além do Pixinguinha, vários outros compositores se destacam dentro do Choro, dentre eles: Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Waldir Azevedo Paulinho da Viola, Zequinha de Abreu e Ademilde Fonseca.

Se você crê em Jesus, se você confia em sua palavra quando é dito que Deus se fez carne, que em nosso meio habitou e foi morto em uma cruz pelos nossos pecados, mas ressuscitou ao terceiro dia e que um dia vai voltar para habitar conosco em toda eternidade, então você é uma pessoa que tem o Espírito Santo fazendo ...

Quando o Espírito toca o coração, ele sofre uma mudança. Quando o indivíduo (…) sente o Espírito trabalhando nele, ou quando vê uma evidência do amor e da misericórdia do Senhor em sua vida, ele é edificado e fortalecido espiritualmente, e sua fé Nele aumenta.