Quem criou o choro?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Diz-se que o “pai do choro” foi Joaquim Callado Jr., um exímio flautista mulato que organizou, na década de 1870, um grupo de músicos com o nome de “Choro do Callado”. Os historiadores concordam, em geral, que o chorinho brasileiro é um estilo peculiar de interpretar diversos gêneros musicais.

O samba veio depois? O choro já existia cerca de 60 anos antes do samba. O samba da Cidade Nova feito pelo Donga, Sinhô e o Pixinguinha tem a ver com o choro. A partir dos anos 20, o choro acabou influenciado pelo samba do Estácio, do Ismael Silva, Bide e Marçal, e incorporou suas variações rítmicas.

Através das lágrimas expulsamos o manganésio (mineral que afeta o humor) do organismo e outros químicos que ajudam a reduzir o stresse (a hormona adrenocorticotrófica) ou a dor (a leucina-encefalina). E como quando choramos respiramos fundo, reduzimos o nível de cortisol (conhecido por hormona do stresse).

Chorar coloca em ordem os sentimentos que estvam desconexos e despertaram os sentimentos, sejam eles positivos ou não. Ao chorar, o organismo libera endorfina, o mesmo hormônio produzido pelas atividades físicas. Assim, o choro possibilita um alívio das dores que está sentindo, tanto físicas ou emocionais.

Jesus nos fala da felicidade de chorar. Normalmente achamos que o sinal da felicidade nunca poderia ser o choro. Mas Ele diz: "Felizes os que choram, porque serão consolados." (Mt 5.4.)

Cada olho produz cerca de 1.2 µl (microlitros) de lágrima por minuto. Ao longo do final de um dia, os dois olhos terão produzido 3.4 ml (mililitros). Em um ano, uma pessoa produz mais de um litro de lágrima.

As crises de choro são mais longas nessa do que em qualquer outra idade, duram de 35 a 40 minutos em média, e algumas vezes duram de uma a duas horas. O choro tende a concentrar-se no final da tarde e no início da noite.

O choro é um dos mais originais estilos de música, principalmente instrumental, cuja origem remonta o século XIX. Nascido no Rio de Janeiro, o choro ganhou forte expressão nacional, tornando-se um símbolo da cultura brasileira.

O choro, pranto (choro em excesso) ou ato de chorar ou lacrimejar é um efeito fisiológico dos seres humanos que consiste na produção em grande quantidade de lágrimas dos olhos, geralmente quando estão em estado emocional alterado como em casos de medo, tristeza, depressão, saudade, dor, alegria exagerada, raiva, ...

Carinhoso

1. Carinhoso — Pixinguinha. Composta no final da década de 1930, Carinhoso é provavelmente o chorinho mais famoso da música brasileira.

Principais representantes do Choro. Além do Pixinguinha, vários outros compositores se destacam dentro do Choro, dentre eles: Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Waldir Azevedo Paulinho da Viola, Zequinha de Abreu e Ademilde Fonseca.

Os principais instrumentos para compor um chorinho são: flauta, violão, pandeiro, piano, clarinete, cavaquinho, bandolim, trombone e saxofone.

"Pelo Telefone", de Ernesto Joaquim Maria dos Santos, o Donga, era gravado no ano de 1916. O dia 6 de novembro de 1916 registra a gravação do primeiro samba no Brasil, "Pelo Telefone", de Ernesto Joaquim Maria dos Santos, o Donga. O registro foi feito na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

Chorar faz muito bem para saúde mental. Pode ser tanto uma forma de expressão de tristeza quanto de liberação de sentimentos engarrafados. Através do choro, liberamos a tensão acumulada e diminuímos dores emocionais. As lágrimas também lubrificam as pálpebras e os olhos, prevenindo a desidratação das mucosas oculares.

É importante falar que as lágrimas do choro são menos salgadas e possuem a composição um pouco diferente do habitual. Apesar disso, especialmente pela quantidade considerável do fluido, as lágrimas inundam os tecidos ao redor dos olhos, resultando em inchaço.

A razão pela qual nossa cabeça dói depois de chorar é devido à desidratação. O choro faz com que o corpo perca água e provoque o desconforto. Quando choramos, nossos canais lacrimais liberam uma combinação de óleo e muco. Algumas dessas lágrimas fluem pela cavidade nasal e saem pelo nariz.

Um novo estudo, publicado pelo portal de notícias AsiaOne, afirma que chorar pode ajudar na perda de peso. A ciência por trás dessa afirmação é que, quando a gente chora, o corpo libera o hormônio cortisol, que em níveis mais elevados pode ajudar na queima de gordura.

Fique de olhos abertos o máximo possível.
Em algum momento, esse ressecamento desencadeia a produção de lágrimas, portanto não pisque até sentir o olho marejado. Se estiver perto de um ventilador, tente encará-lo para que o ar seja soprado nos seus olhos, o que pode fazê-los lacrimejar.

Pessoa que chora muito: 1 carpidor, choramigador, choramigão, choramingador, choramingão, choramingas, choraminguento, chorinca, chorinha. Pessoa que vive se lamuriando: 2 choroso, emotivo, lacrimoso, lamentador, lamuriento, piegas, plangente, pranteador, sentimental.

4 Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.