Quais pães não engordam?

Perguntado por: ogarcia . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 5 votos

Para a nutricionista Luna Azevedo, a melhor escolha são os pães integrais, por serem fonte de fibras e retardarem o esvaziamento gástrico, garantindo saciedade e auxiliando no controle glicêmico.

Uma boa forma de substituir o pão francês, feito com farinha branca, é comer tapioca, crepioca, cuscuz ou pão de aveia, que são boas opções, mas também é possível substituir o pão comum por alimentos ricos em proteína, como uma omelete com queijo, ou um ovo cozido, por exemplo.

O mais calórico e com mais fibra é o pão de cereais com sementes, e a carcaça e o prokorn têm menos calorias. Em laboratório, encontrámos diferenças nutricionais nos vários tipos de pão, sobretudo ao nível da fibra. Rica em hidratos de carbono, a carcaça é um pão de trigo pobre em gordura e fibra.

Não é necessário a exclusão do pão francês da sua vida, nem de outros alimentos, porém o consumo deve ser feito com moderação, talvez não seja problema você comer um pãozinho por dia.

Foi comprovado cientificamente que a ingestão de ovos no desjejum ajuda a emagrecer. De acordo com estudo chamado “Ovos no café da manhã estimulam a perda de peso”, quem ingere ovos no café da manhã tem a chance de perder 65% mais peso do que quem ingere pão!

O pão integral é um alimento que pode trazer benefícios quando incluído em dietas de emagrecimento. “O primeiro deles é a sua quantidade de fibras alimentares, que ajudam a controlar a absorção de carboidratos e gorduras.

O pão integral tem menos calorias
Mas você deve ter atenção: comer a mesma quantidade de pão integral pode acabar ajudando a engordar, então recomenda-se comer 2 fatias por dia.

O que jantar para emagrecer?

  • Legumes e verduras, preferencialmente orgânicos;
  • Fontes de proteínas vegetais;
  • Fontes de proteínas magras, como filé de frango, ovos e peixes;
  • Frutas com menor teor de açúcar;
  • Bebidas vegetais sem açúcar;

2 – Tapioca tem menos calorias que o pão.
Nathália explica que a tapioca tem mais calorias que o pão em 100g de cada (cerca de 20g de carboidrato a mais). Totalizando mais de 100 calorias.

Qual é o melhor pão integral para dieta? Segundo a nutricionista, o melhor é sempre o pão 100% integral. “Hoje em dia essa informação já vem indicada na embalagem, mas é sempre bom ler os ingredientes nas informações nutricionais.

O pão integral apresenta menor valor calórico, assim como uma carga glicêmica menor que a do pão francês”, explica a profissional. Pacientes diabéticos e pessoas que desejam emagrecer podem trocar o pão francês pelo integral, mas sem exagerar nas quantidades.

O pão em si não engorda. Porém, como qualquer outro alimento calórico, pode auxiliar no ganho de peso de consumido em demasia. Ou seja, se ingerido com moderação e sem muita gordura adicionada.

Tendo em vista as informações acima, podemos entender que a partir do ponto de vista calórico, o que engorda mais entre arroz ou feijão é o arroz.

Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, o pão de queijo é uma opção mais calórica e gordurosa, com 363 kcal e 24,6 g de lipídeos, comparado ao pão francês, com 300 kcal e 3,1 de gorduras. Além disso, o pão francês possui mais fibras: 2,3 g contra 0,6 g.

Se você comparar, 90 gramas de miojo contém 421 calorias. A mesma quantidade de macarrão, contém 316 calorias.

Falando de maneira simples, é errado pensar que a banana engorda, já que ela não possui gordura. Entretanto, elas possuem uma quantidade grande de açúcar, o que pode ser uma boa notícia. O açúcar é transformado em glicose, que é fonte de energia que você precisa em todos os movimentos que faz durante o dia.

Quando você come 2 ovos por dia, você dá uma turbinada em seu corpo também com relação às vitaminas do complexo B, que são bastante importantes na formação dos hormônios sexuais, dos glóbulos vermelhos e, inclusive, do tubo neural do feto, o que reduz as chances do bebê em formação nascer com problemas mentais.

Abacaxi. Com 52 calorias a cada 100 gramas, o abacaxi ajuda a emagrecer porque tem efeito diurético, ajudando a eliminar a retenção de líquido e as toxinas do nosso organismo. Ademais, essa fruta também contém muitas fibras, que prolongam a saciedade e estimulam o bom funcionamento do intestino.

Morango, jabuticaba, uva, cereja, amora, açaí e framboesa são campeões em antocianina. Pigmento responsável pela cor vermelho-arroxeada dessas frutas, ele também tem uma função antioxidante que ajuda na queima de gordura abdominal. Como e quanto consumir: de 1 a 2 xícaras por dia da fruta in natura.