Quais são as 4 camadas da pele?

Perguntado por: acampos9 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Camadas da pele

  • Epiderme. A epiderme é a camada mais superficial da pele, em contato com o ambiente. ...
  • Derme. A derme é a camada intermediária da pele, localizada entre a epiderme e a hipoderme. ...
  • Hipoderme. A hipoderme ou tecido subcutâneo é a camada mais interna, porém, não é considerada parte da pele.

derme possui as chamadas papilas dérmicas, que são projeções da derme para a epiderme. É constituída de duas camadas: papilar e reticular.

A derme apresenta uma espessura variável conforme a região do corpo e a idade do indivíduo. A sua função é garantir a elasticidade e resistência da pele. Por ser uma região ricamente vascularizada, é responsável ainda pela nutrição e oxigenação da epiderme.

Hipoderme. É a terceira e última camada da pele, formada basicamente por células de gordura. Sendo assim, sua espessura é bastante variável, conforme a constituição física de cada pessoa. Ela apóia e une a epiderme e a derme ao resto do seu corpo.

Consiste de três camadas principais : a epiderme, a derme e a hipoderme (camada subcutânea). Cada uma delas é composta por várias sub-camadas. Os apêndices da pele, tais como folículos pilosos e glândulas sebáceas e sudoríparas, também desempenham uma função global.

Estrutura e função da pele

  • Proteção do corpo contra traumatismos.
  • Regulação da temperatura corporal.
  • Manutenção do equilíbrio hídrico e eletrolítico.
  • Percepção de estímulos dolorosos e agradáveis.
  • Participação na síntese de vitamina D. Alguns distúrbios também podem causar a deficiência.

O estômago humano basicamente é divido em quatro camadas diferentes.

Ela é dividida em três camadas: epiderme, derme e hipoderme.

pele

Talvez você esteja pensando que são os pulmões, intestinos ou até mesmo o cérebro, mas o maior órgão é a pele e, por isso, ela precisa de uma atenção especial. Uma pele saudável precisa de cuidados e a pele de alguém que está doente, seja em casa ou no hospital, merece ainda mais cuidado.

Os melanócitos são células produtoras de melanina responsáveis pela pigmentação da pele. São células derivadas da crista neural, que se localizam não só na camada inferior da epiderme, como também em partes do olho (a úvea), no ouvido interno, no epitélio vaginal, nas meninges, nos ossos e no coração.

Epiderme – camada formada pelo epitélio pavimentoso estratificado queratinizado, originado a partir do ectoderma cutâneo (Aula 3 deste módulo). Derme – camada composta por tecido conjuntivo originado do mesoderma. Hipoderme – camada adiposa também de origem mesodérmica, que une a pele aos órgãos mais profundos.

Derme. Camada de gordura (também chamada camada subcutânea)

A pele apresenta uma estrutura com duas camadas distintas, a epiderme e a derme. A epiderme é a camada mais externa, sendo formada por tecido epitelial. A epiderme é formada por cinco camadas: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo.

A pele é formada por duas camadas distintas, firmemente unidas entre si: a epiderme e a derme. A epiderme atua como uma estrutura que protege o corpo contra o atrito, a dessecação e a entrada de micro-organismos. Na derme encontram-se as glândulas sudoríparas e sebáceas, de origem epidérmica.

As camadas da pele protegem o corpo contra várias situações, como: atritos, patógenos, perda intensa de água, além de atuar na termorregulação da pessoa e possuir receptadores que possibilitam as percepções de dor, tato, pressão e temperatura.