Quais são as 5 camadas da pele?

Perguntado por: afreitas2 . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Na pele espessa, podem ser distintas cinco camadas na epiderme:

  • Camada basal: Células prismáticas ou cubóides (queratinócitos), que repousam sobre a membrana basal, que separa a epiderme da derme. ...
  • Camada espinhosa: ...
  • Camada granulosa: ...
  • Camada lúcida: ...
  • Camada córnea:

Camadas da pele

  • Epiderme. A epiderme é a camada mais superficial da pele, em contato com o ambiente. ...
  • Derme. A derme é a camada intermediária da pele, localizada entre a epiderme e a hipoderme. ...
  • Hipoderme. A hipoderme ou tecido subcutâneo é a camada mais interna, porém, não é considerada parte da pele.

As principais funções da pele são excretora, protetora, de relação, termorreguladora e metabólica.

Derme. É a camada intermediária da pele, formada por fibras de colágeno, elastina e gel coloidal, que (conferem) dão tonicidade, elasticidade e equilíbrio à pele, e por grande quantidade de vasos sanguíneos e terminações nervosas.

Talvez você esteja pensando que são os pulmões, intestinos ou até mesmo o cérebro, mas o maior órgão é a pele e, por isso, ela precisa de uma atenção especial. Uma pele saudável precisa de cuidados e a pele de alguém que está doente, seja em casa ou no hospital, merece ainda mais cuidado.

O estrato germinativo, também chamado de camada basal, contém as células-tronco da epiderme e é a sua camada mais profunda.

Isso mesmo... pele, tecido adiposo, fáscia muscular, músculo, peritonio parietal, peritonio viceral e. musculatura do útero.

A pele é formada por duas camadas distintas, firmemente unidas entre si: a epiderme e a derme. A epiderme atua como uma estrutura que protege o corpo contra o atrito, a dessecação e a entrada de micro-organismos. Na derme encontram-se as glândulas sudoríparas e sebáceas, de origem epidérmica.

Os melanócitos são células produtoras de melanina responsáveis pela pigmentação da pele. São células derivadas da crista neural, que se localizam não só na camada inferior da epiderme, como também em partes do olho (a úvea), no ouvido interno, no epitélio vaginal, nas meninges, nos ossos e no coração.

Logo abaixo da epiderme, está a derme, camada responsável por nutrir a epiderme, entre outras funções. Ela é formada por tecido conjuntivo e, diferentemente da epiderme, é vascularizada e contém nervos, além dos folículos pilosos e glândulas sudoríparas e sebáceas.

As camadas da pele protegem o corpo contra várias situações, como: atritos, patógenos, perda intensa de água, além de atuar na termorregulação da pessoa e possuir receptadores que possibilitam as percepções de dor, tato, pressão e temperatura.

A cor da pele, do cabelo e da íris é determinada por um pigmento, a melanina, que é produzido pelos melanócitos.

Epiderme: A epiderme é constituída por um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado. A característica da pele difere na maior parte da superfície do corpo. Há locais, como a palma da mão e a planta dos pés, onde a epiderme é muito mais espessa e a pele é denominada pele espessa.

Ela protege-nos e ajuda-nos a manter saudáveis devido: A manutenção do equilíbrio de fluidos no corpo. Retém a hidratação e impede a perda de hidratação. Regula a temperatura corporal: isola o nosso corpo, conserva o calor em condições de frio e transpira para diminuir a temperatura do corpo quando fica quente.

É a camada mais profunda da pele formada por lóbulos de adipócitos, o que a faz ser conhecida, também, como panículo adiposo.

Derme. Camada de gordura (também chamada camada subcutânea)

Epiderme – camada formada pelo epitélio pavimentoso estratificado queratinizado, originado a partir do ectoderma cutâneo (Aula 3 deste módulo). Derme – camada composta por tecido conjuntivo originado do mesoderma. Hipoderme – camada adiposa também de origem mesodérmica, que une a pele aos órgãos mais profundos.

A cabeça guarda a parte mais sofisticada do nosso corpo: O cérebro, o órgão mais importante do sistema nervoso que controla o corpo todo. Ele é responsável pelas ações voluntárias e involuntárias do nosso corpo.

Nomes dos ossos do ouvido
É no ouvido que está localizado o menor osso do corpo humano. São seis ossos, sendo bigorna (2), martelo (2) e estribo (2). E é esse último o menor osso do corpo, medindo apenas 0,25 centímetros.

Nariz e orelhas nunca param de crescer. O tecido cartilaginoso, que forma o nariz e as orelhas, não deixa de crescer nem mesmo quando o indivíduo torna-se adulto. Daí porque o nariz e as orelhas de um idoso são maiores do que quando era jovem.