Quantas camadas tem 1 átomo?

Perguntado por: emorais6 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

O átomo apresenta 7 camadas eletrônicas: K, L, M, N, O, P e Q. A camada de valência é a camada ou nível eletrônico mais externo do átomo. Cada camada eletrônica apresenta um número máximo de elétrons que consegue comportar.

Os elétrons se organizam e distribuem-se pelas camadas eletrônicas, estando uns mais próximos do núcleo e outros mais distantes. Então, surgiram as 7 camadas eletrônicas (K, L, M, N, O, P e Q), as quais são representadas pelas linhas horizontais numeradas de 1 a 7 na tabela periódica.

As camadas que um átomo pode apresentar são K, L, M, N, O, P e Q.

Na11: possui 11 elétrons. Em subnível: 1s2 2s2 2p6 3s. Em nível: K = 2 L = 8 M = 1.

A camada de valência é a camada mais externa do átomo e é o nível de maior energia. É o último nível eletrônico preenchido por elétrons. Os elétrons que a preenchem são chamados elétrons de valência. São os elétrons de valência que estabelecem as ligações químicas e participam da formação de íons.

Íons são formados quando uma espécie eletricamente neutra perde ou ganha elétrons. Se há perda de elétrons, o íon gerado é positivo, sendo chamado de cátion. Se há ganho de elétrons, o íon gerado é negativo, sendo chamado de ânion.

Os átomos se organizam e formam moléculas, e as moléculas se unem e formam elementos de dimensões maiores. A matéria pode ser formada por um tipo apenas de átomo (sendo chamada de substância) ou pode ser formada por dois ou mais átomos, configurando uma mistura.

Para facilitar a visualização da ordem crescente de energia das camadas eletrônicas e de seus subníveis, foi criado o diagrama de Linus Pauling, mostrado abaixo. Note que no caso do ferro, de acordo com a ordem crescente de energia, o subnível 4s2 aparece antes do subnível 3d6.

Significado de Camada
substantivo feminino Qualquer matéria estendida sobre uma superfície. [Figurado] Classe, categoria: camada inferior de uma sociedade. Geologia Unidade de uma rocha sedimentar estratificada.

Nas camadas, os elétrons se movem e quando passam de uma camada para outra absorvem ou liberam energia. Quando um elétron salta para uma camada mais interna ele libera energia. Quando um elétron salta para uma camada mais externa ele absorve energia. A energia emitida é em forma de luz.

Partículas subatômicas Hoje, sabemos que os átomos são formados por partículas subatômicas como os prótons, nêutrons, elétrons, pósitrons, quarks, neutrinos e mésons. Nesse momento, nos interessam apenas as subpartículas fundamentais: os prótons, nêutrons e elétrons.

Elétrons podem ser criados a partir do decaimento beta de isótopos radioativos e em colisões de alta energia, por exemplo quando os raios cósmicos entram na atmosfera terrestre. A antipartícula do elétron é denominada pósitron; tem muitas características idênticas às do elétron, mas sua carga elétrica é positiva.

Sódio (Na): elétrons = 11 (K=2, L=8, M=1).

A camada de valência é a camada mais externa de um átomo. Seus elétrons pertencentes são chamados de elétrons de valência. Ilustração representando a camada de valência e o elétron de valência. A camada de valência é a camada mais externa do átomo.