Quais são as 4 figuras de som?

Perguntado por: larruda . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

A Figuras de Som pode ser classificada em quatro tipos: aliteração, assonância, onomatopeia e paronomásia.

A onomatopeia é uma figura de linguagem que tenta reproduzir, por escrito, sons e ruídos de objetos, animais e fenômenos da natureza. Assim, é considerada uma figura de som. As onomatopeias buscam reproduzir, por escrito, sons e ruídos. A onomatopeia é uma figura de linguagem que trabalha a sonoridade.

Chamamos de figuras sonoras aquelas que estão relacionadas com os aspectos fonéticos e fonológicos das palavras. São elas: aliteração, assonância, paronomásia e onomatopeia.

É por meio da altura que podemos distinguir um som agudo (fininho, alto), de um grave (grosso, baixo). A altura de um som musical depende do número de vibrações. As vibrações rápidas produzem sons agudos e os lentos sons graves.

A altura é a qualidade que nos permite diferenciar os sons agudos dos sons graves: o som alto é um som agudo e o som baixo é um som grave.

As onomatopeias são palavras que representam sons e ruídos que ouvimos. A onomatopeia se dá pelo uso de fonemas para tentar reproduzir aproximadamente esses sons, seja na fala, seja na escrita.

Figuras de linguagem são palavras ou expressões conotativas, portanto, apresentam um sentido que ultrapassa a linguagem comum, literal ou denotativa. Então, se, por exemplo, escrevemos que “Artur é um doce”, não queremos dizer que ele tem gosto de açúcar, mas que é uma pessoa delicada.

O que é fonema? Trata-se dos sons produzidos pelos falantes, os quais se articulam e formam as palavras. Eles representam as menores unidades sonoras que formam as palavras de uma língua. Os fonemas são os sons produzidos pelos falantes e representam as unidades sonoras que formam as palavras de uma língua.

Os fonemas da Língua Portuguesa classificam-se em vogais, semivogais e consoantes.

A fonética é o estudo da acústica e fisiologia da produção, percepção e sons da fala. Ela analisa os sons em sua realização concreta, na forma como as consoantes e vogais são pronunciadas. A fonologia é o estudo dos fonemas, os padrões de som de uma linguagem. O som da fala, o som produzido pelos humanos.

São exemplos os fonemas que expressam, por exemplo, o som do riso: hahahaha, kkkkkk, rsrsrs. Do grego, o termo “onomatopeia” (onomatopoiía) é formado pelos vocábulos “onoma” (nome) e “poiein” (fazer”), que significa “criar ou fazer um nome”.

Estas figuras são utilizadas para nos mostrar quanto tempo dura cada som ou silêncio dentro das partituras. Lembrando que estas figuras não são NOTAS. Elas passam a ser notas apenas quando estão no pentagrama da partitura.

As figuras de pensamento são: Ironia, Antítese, Paradoxo, Eufemismo, Hipérbole, Prosopopeia ou Personificação, Apóstrofe e Gradação.

A elipse é uma figura de linguagem que ocorre com a omissão de um termo que pode ser subentendido no texto. A expressão omitida não interfere na compreensão da mensagem e mesmo sem está explícita ela pode ser percebida como parte da oração.

O som que ouvimos, seja em músicas, no trânsito, na escola, na natureza, têm 4 propriedades. Você sabe quais são elas? Pois bem, elas são: timbre, intensidade, duração e altura.

Conheça as 4 Caracteristicas do Som: Volume, Altura, Duração e Timbre

  • Volume. O volume é a medida da intensidade do som, ou seja, o quão alto ou baixo ele é percebido. ...
  • Altura. A altura é a característica do som que nos permite distinguir entre sons graves e agudos. ...
  • Duração. ...
  • Timbre.

Sons altos são aqueles que apresentam grandes frequências, também chamados de sons agudos. Os sons baixos, por sua vez, são aqueles que apresentam baixas frequências, tratando-se, portanto, de sons graves. Intensidade: A intensidade do som diz respeito à quantidade de energia que a onda sonora transmite.

SONS FORTES:
Alguns sons podem ser ouvidos mesmo quando estamos longe de seu emissor. Esses são os sons fortes. Por exemplo, é possível ouvir o rugido de um leão, mesmo quando estamos a uma grande distância dele.

onda mecânica

O som é classificado como uma onda mecânica (precisa de um meio de propagação), longitudinal (possui a propagação paralela à vibração) e tridimensional (propaga-se em todas as dimensões).