Qual a importância de ser sustentável?

Perguntado por: apeixoto8 . Última atualização: 22 de janeiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Ser sustentável é essencial para a preservação do meio ambiente. Com ações sustentáveis os recursos naturais não se esgotam, podendo ser utilizados por gerações futuras, por isso, quando você faz a sua parte, deixa de prejudicar o meio ambiente.

Quando adotamos esse comportamento, contribuímos para o uso racional de recursos naturais. Além disso, minimizamos o desperdício, a poluição e os impactos negativos do consumo para o meio ambiente.

Ser sustentável é ter atitudes e fazer escolhas socialmente responsáveis. Não se trata mais simplesmente de ações como não jogar lixo na rua, mas mudar a forma como percebemos a sociedade, adaptando nossos hábitos de consumo para escolhas mais sustentáveis”, explica a especialista.

  1. Economize água. Para garantir água potável para as gerações futuras, não adianta: é preciso poupar. ...
  2. Separe o lixo. ...
  3. Cuidado na hora de posicionar a geladeira e o freezer. ...
  4. Deixe o ambiente mais verde. ...
  5. Crie uma cultura de sustentabilidade em sua empresa. ...
  6. Invista em fornecedores sustentáveis. ...
  7. Invista em Energia Solar.

Quais são os benefícios da sustentabilidade para o meio ambiente?

  • Principais pilares da sustentabilidade. ...
  • Aumenta a qualidade de vida. ...
  • Melhora a economia. ...
  • Menos desastres ambientais. ...
  • Preservar os recursos naturais e o meio ambiente.

Sustentabilidade é a busca pelo equilíbrio entre o suprimento das necessidades humanas e preservação dos recursos naturais, não comprometendo as próximas gerações. A sustentabilidade representa o equilíbrio encontrado na exploração dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente.

Dessa forma, é visível que os indivíduos precisam viver de forma mais sustentável, a seguir terá algumas dicas de como realizar essa idealização.

  1. Aderir a coleta seletiva: ...
  2. Aderir a compostagem: ...
  3. Reduzir o consumo de água e energia: ...
  4. Parar ou reduzir o uso do carro: ...
  5. Praticar slow fashion:

É possível subdividir esse conceito mais amplo em quatro tipos de sustentabilidade: a ambiental/ecológica, a empresarial, a social e a econômica. E é sobre esses tipos diferentes de sustentabilidade que vamos falar nesse artigo, bem como de formas de aplicar cada um deles em sua vida.

Sustentabilidade é um conceito que envolve a ideia do desenvolvimento sustentável. Em outras palavras, significa a possibilidade de crescimento econômico e provimento das necessidades básicas humanas sem o desgaste e poluição ambiental.

Entenda o que são práticas sustentáveis
As práticas sustentáveis partem da reflexão sobre como as suas atividades do cotidiano podem minimizar o impacto negativo no meio ambiente e quais mudanças são necessárias para que a comunidade se desenvolva nos âmbitos social, ambiental e econômico.

A sustentabilidade social implica em gerar renda sem perder o foco na redução das desigualdades sociais, com o propósito de melhorar a qualidade de vida da sociedade. Contudo, isso não significa que a empresa vai deixar de lucrar ou correr atrás do lucro.

O aquecimento global, a exacerbação do aquecimento por ilhas de calor nas grandes áreas urbanas, o desmatamento,padrões sócio-econômico-demográficos, rápido crescimento de populações vulneráveis, entre outras atividades, se não ameaçam a própria existência humana, certamente representam a possibilidade de sofrimento ...

5 ATITUDES QUE VOCÊ PODE TOMAR PARA TER UM ESTILO DE VIDA MAIS...

  1. Separe o lixo. ...
  2. Opte por empresas que prezam pela sustentabilidade. ...
  3. Procure reutilizar as embalagens. ...
  4. Economize energia e água. ...
  5. Utilize sacolas retornáveis.

Entre as vantagens do consumo sustentável estão: a diminuição das implicações sociais, ambientais, econômicas e comunitárias, a redução de custos com a economia de recursos, incentivo à inovação, entre outros. O consumo sustentável não incentiva o desperdício.

Ser sustentável requer um tempo de adaptação.
É difícil acordarmos um dia e dizermos, “a partir de hoje vou parar de produzir lixo” e efetivamente mudar de estilo de vida. Assim como toda mudança, você pode começar devagar, com pequenas ações que fazem grande diferença no mundo.

Vi recentemente que as cinco pessoas mais ricas do Brasil têm patrimônio equivalente ao da metade mais pobre do país. Saiu em um relatório da ONG Oxfam, mostrando que há uma distância avassaladora entre os mais ricos e os mais pobres.

Lester Brown, fundador do Worldwatch Institute, define a sociedade sustentável como “aquela que satisfaz as suas necessidades sem diminuir as possibilidades das gerações futuras de satisfazer as delas”.

Os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.